terça-feira, 1 de junho de 2010

Lula tenta sitiar Serra

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na ofensiva contra o candidato tucano José Serra. Pesquisas internas do PT apontam uma vantagem de quatro pontos para Dilma Rousseff . A recuperação do candidato do PSDB dependeria agora dos programas do partido, ainda por exibir. Lula aproveita a vantagem para consolidar alianças em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Vamos por partes:

O presidente da República pressiona o PT para que feche logo a aliança com o senador Hélio Costa (PMDB) em Minas. O peemedebista ameaça embananar a coligação nacional com o PMDB se o PT insistir com a candidatura a governador do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. A cúpula petista fecha com Lula e pressiona o diretório mineiro. Tanto o PT quanto o PMDB realizam pesquisas de opinião para pôr um ponto final no assunto: quem estiver na frente encabeçará a chapa. Falta combinar com os militantes do PT.

» » »

No Rio, com o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB), o alvo é o senador Francisco Dornelles (PP), que insiste em manter a legenda numa posição de neutralidade. Sobrinho de Tancredo Neves e primo do ex-governador mineiro Aécio Neves, Dornelles esteve cotado para a vice de Serra, o que reforçaria a oposição no Rio e em Minas. Agora é pressionado a aceitar a coligação do PP com o PT e o PMDB. O trunfo de Lula é o Ministério das Cidades, sob controle de Dornelles.

» » »

A cartada mais importante, entretanto, está sendo dada pelo presidente do PMDB, Michel Temer, que tenta remover a candidatura à reeleição do governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), em favor do senador Osmar Dias (PDT). Pessuti terá uma conversa com o presidente Lula amanhã. Dias exige a petista Gleisi Hoffmann e o ex-governador Roberto Requião na chapa ao Senado para manter sua candidatura contra o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), que lidera a disputa.

Programático//

 O PMDB anuncia hoje o esboço do programa de governo do partido. Destaques para as propostas de criação de limite para o crescimento de gastos públicos de, no máximo, dois pontos percentuais abaixo do crescimento do PIB; de reforma da Previdência e de aumento da remuneração do FGTS. O documento será entregue a Dilma Rousseff como contribuição ao programa de governo da petista.

Telinha

O PSDB terá inserções de cinco minutos nos dias 15, 22, 26 e 29. No dia 17, exibirá o programa nacional em cadeia de rádio e de TV, com duração de 10 minutos. José Serra aposta nos programas para recuperar a vantagem em relação à petista Dilma Rousseff. Cresce a responsabilidade do marqueteiro Luiz Gonzalez, que apostou na linha de menor atrito possível com o presidente Lula e confronto de imagens entre Serra e Dilma. Até agora, perdeu.

Probabilidade

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia endossa a tese de que vice é muito importante no Brasil. No seu ex-blog de ontem, mostra que no presidencialismo brasileiro a chance de o reserva assumir a vaga do titular é de até 40%. Floriano Peixoto, Delfim Moreira, Nilo Peçanha, Café Filho, João Goulart, José Sarney e Itamar Franco foram vices de sorte.

De boa

O governador Jaques Wagner (PT) está com chapa completa para disputar a reeleição na Bahia. A segunda vaga ao Senado será ocupada por Walter Pinheiro, que ganhou a indicação disputando prévias com o ex-ministro Waldir Pires e obteve mais de 80% de votos dos delegados petistas. Pires aceitou o resultado sem reclamar. Completam a chapa Otto Alencar (PP) na vice e Lídice da Mata (PSB) na primeira vaga do Senado.

Guimba

Apesar das crescentes restrições ao tabagismo, a grana gasta com a hospitalização de fumantes continua astronômica. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz mostrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, só com internação, em 2005, R$ 300 milhões

Rebeldes

Nunca a base do governo foi tão rebelde. Segundo a Arko Advice, empresa de consultoria que monitora o Congresso, a média de apoio do governo na Câmara dos Deputados em maio caiu para 36,15%, o menor índice da série histórica desde 2003. O levantamento foi feito com base em quatro votações nominais de interesse do Planalto ao longo do mês passado. Na votação de emenda de autoria do PPS propondo o fim do fator previdenciário, o Palácio foi derrotado por 323 x 80. Os partidos mais fiéis foram o PT (64,87%), o PSC (54,68%) e o PCdoB (54,16%).

Chefão

O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (foto) é o todo-poderoso da campanha da petista Dilma Rousseff. Desbancou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, cujo foco é a eleição em Minas. Cuida das relações com a mídia de São Paulo e do Rio de Janeiro e com os grandes grupos empresariais do país. Também é interlocutor privilegiado do principal adversário de Dilma, o candidato tucano José Serra, de quem é amigo. É gato escaldado por causa da trapalhada com o caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Parado/ A pauta da Câmara está trancada por oito medidas provisórias (MPs). A primeira é a MP 476/09, que estimula a reciclagem de resíduos sólidos (lixo urbano). No Senado, a Medida Provisória 479/09, que reestrutura as carreiras do serviço público federal, perderá a validade se não for votada hoje.

Faroeste/ A aposentada Maria das Graças Guimarães Guedes nos escreve para criticar a flexibilização do Estatuto do Desarmamento. Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 30/07), que concede porte de armas para auditores fiscais do Trabalho, peritos médicos da Previdência, auditores tributários dos estados e do Distrito Federal, oficiais de Justiça, avaliadores do Judiciário e defensores públicos. A bancada da bala é poderosa.

Nenhum comentário: