sábado, 19 de junho de 2010

Como uma nuvem

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

A política do Distrito Federal parece mesmo uma nuvem, como diria o falecido político mineiro Magalhães Pinto. Hoje amanheceu de um jeito e pode terminar o dia de outro, dependendo do desfecho da convenção do PMDB. Se o governador Rogério Rosso conquistar neste sábado a vaga de candidato à reeleição, teremos uma disputa protagonizada por ele e pelo petista Agnelo Queiroz.

» » »

Se Rosso perder para o deputado Tadeu Filippelli, que pleiteia a indicação de vice na chapa de Agnelo, o petista estará com o caminho praticamente livre para conquistar o GDF. Ainda hoje, Agnelo deve receber o apoio do PSB e do PDT, que também farão convenções, mas pretende esperar o desfecho da disputa entre Filippelli e Rosso para comparecer ou não à convenção do PMDB.

» » »

A nuvem, porém, é mesmo mutante. O ex-governador Joaquim Roriz, em razão da interpretação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à nova Lei da Ficha Limpa, está praticamente fora da disputa. Do ponto de vista eleitoral, é uma reviravolta sem precedentes na política do Distrito Federal.

A regra

A Lei da Ficha Limpa estabelece que todo político que renunciar ao mandato quando já tiver contra si uma representação por quebra de decoro protocolada estará inelegível para a eleição seguinte e pelos oito anos posteriores ao fim do mandato. Joaquim Roriz renunciou ao mandato de senador para evitar uma cassação logo após assumi-lo em 2007. Estaria, portanto, inelegível. A mesma situação atinge Cássio Cunha Lima (foto), do PSDB, na Paraíba, Marcelo Miranda (PMDB) em Tocantins e Anthony Garotinho (PSC) no Rio de Janeiro. Todos vão recorrer.

Especulação

Pega muito mal em São Paulo a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de excluir o Estádio do Morumbi da Copa de 2014. A linha entre o Aeroporto de Congonhas e o Morumbi terá novo cronograma. Passa a ser prioridade o trecho da zona norte ao centro, que passa por Pirituba e pela Pompeia, onde o Palmeiras reforma o seu estádio — opção para sede do Mundial. O mercado imobiliário agradece.

Nepotismo

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), vetou a indicação da pedetista Patrícia Saboya (foto), ex-mulher de Ciro Gomes (PSB), como vice na sua chapa. Argumenta que ex-cunhada também é parente. A indicação foi de Ciro Gomes, que está na maior saia justa por causa do rompimento entre o irmão governador e o senador tucano Tasso Jereissati, candidato à reeleição e seu patrono político.

Tesouro

Criado em 2008 com sobras do superavit primário (economia de dinheiro para pagar os juros da dívida pública), o Fundo Soberano do Brasil (FSB) será usado pela primeira vez para comprar ações do Banco do Brasil, no valor de R$ 1,7 bilhão. O fundo já tem R$ 17 bilhões

Flexível

O PSB flexibilizou as alianças nos estados. Além de apoiar a reeleição do governador Antonio Anastasia (PSDB) em Minas, fechou com os tucanos Teotônio Vilela Filho, em Alagoas, e Beto Richa, no Paraná. Na Paraíba, foi o inverso: os tucanos apoiam Ricardo Coutinho (PSB).

Doutores/ O PSol-DF lança dois doutores como candidatos ao Senado. O jornalista Chico Sant'Anna, da TV Senado, e o maestro Jorge Antunes, professor da UnB. Ambos se formaram na França.

Festa/ Do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, sobre a decisão do TSE de alijar da campanha política deste ano os políticos condenados antes e depois da sanção da Lei da Ficha Limpa pelo presidente Lula: “O Brasil cansou dos caciques fichas sujas na política do país”.

Nenhum comentário: