quinta-feira, 24 de junho de 2010

É o emprego

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

A pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem caiu como uma bomba na campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que não esperava uma vantagem de cinco pontos da candidata petista à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, no levantamento. A reação foi de perplexidade. A expectativa da oposição era inversa, ou seja, a recuperação do favoritismo eleitoral pelo tucano.

» » »

Com 40% de intenções de voto, Dilma confirmou levantamentos internos do PT e revelou que nem os programas de tevê, nem o noticiário sobre o suposto dossiê petista contra Serra foram capazes de barrar a sua ascensão. Dilma subiu sete pontos. Serra, com 35% de intenções de voto, caiu três pontos. Marina Silva (PV), a candidata da terceira via, está com 9%. Com isso, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno.

» » »

O que pesou no cenário eleitoral? Certamente não foi a superexposição de Dilma ao lado do presidente Lula, como no mês passado. A resposta deve ser procurada nos dados da pesquisa sobre a avaliação do governo. Juros (45% de desaprovação), saúde (53%), segurança (55%) e impostos (52%) puxariam Dilma para baixo, mas o combate à pobreza, com 67% de aprovação, controle da inflação (lembrai-vos do Plano Real), com 57% e, principalmente, o emprego, com 61%, garantiram a vantagem da petista na corrida ao Palácio do Planalto.

Na carteira


Já foram gerados 1.260.368 novos postos de trabalho em 2010. A previsão do governo é atingir a taxa de desemprego de 7,5% em outubro, o que se aproxima do pleno emprego se levarmos em conta o desemprego estrutural. O número de trabalhadores brasileiros com carteira assinada chegou a inéditos 34.261.387

Esperança


Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (foto), de Pernambuco, o resultado da pesquisa foi inesperado, já que o partido contava com um empate técnico entre Serra e Dilma. Guerra atribuiu a vantagem da petista à exposição como candidata apoiada por Lula, mas está confiante de que a aparição do tucano nas próximas propagandas partidárias fará Serra retomar a liderança nas pesquisas até o fim do mês.

Bumerangue


Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (foto), do PT-SP, Serra teve exposição suficiente para se destacar nas pesquisas, mas não soube aproveitá-la por falta de discurso. O petista avalia que as críticas feitas pelo tucano à política econômica de Lula, à Bolívia e ao Mercosul foram fundamentais para a queda do tucano nas pesquisas.

Doações//

Com um donativo inicial de R$ 500 mil, o Bradesco abriu duas contas para receber doações para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Para Pernambuco: Defesa Civil de Pernambuco, Recife-Centro, agência: 3201-8, conta: 600.000-2. Para Alagoas: Defesa Civil de SOS Nordeste, Maceió-Centro, agência: 389-1, conta: 10.000-5.

Topo

Depois de consultar e receber apoio de sua mãe, dona Maria Teresa, o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias anunciará hoje, na rádio de Bocaiúva, no interior de Minas, que aceitou a indicação de seu nome para o cargo de vice na chapa de Hélio Costa (PMDB) na disputa pelo governo estadual. Bocaiúva é a terra do lendário político mineiro José Maria Alckmin e de Betinho, o famoso irmão do cartunista Henfil, todos já falecidos.

Desacordo

Pedro Simon (PMDB-RS) nunca esteve tanto tempo em Brasília e tão longe de seu estado. Essa é a crítica dos petistas que aguardam a realização de um encontro com o veterano senador para fechar uma aliança na qual apoie a candidatura de Dilma Rousseff e Michel Temer no Rio Grande do Sul. O PT realiza a convenção no próximo dia 26. Até lá, os petistas esperarão por um sinal de Simon para verticalizar o acordo nacional entre o PT e o PMDB.

Aviação

Depois da Copa do Mundo, os deputados querem votar a reestruturação do Código da Aeronáutica. Segundo o relator do projeto, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), as alterações são fundamentais para garantir a expansão do setor aéreo e para suportar eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Entre as mudanças estão o estabelecimento da relação de consumidor entre os passageiros e as empresas aéreas, novos valores de indenizações em caso de morte e o aumento do capital estrangeiro no setor aéreo brasileiro.

Solidariedade/ O PSol também aderiu à campanha para arrecadação de donativos para as vítimas dos municípios atingidos pelas enchentes que ocorreram nos últimos dias em Alagoas. Assim como outras entidades e organizações sociais, o PSol estará recebendo os donativos na sua sede, localizada na Rua Tereza de Azevedo, nº 894, Farol, Maceió, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (82) 3241-7134.

Convenção/ Dilma Rousseff prepara um discurso mais emocional e caloroso para a convenção estadual do PT, que confirmará o nome do governador Jaques Wagner à reeleição. Espera sair da saia justa em que ficou depois de participar da convenção do PMDB, na qual prestigiou a candidatura a governador de Geddel Vieira Lima (PMDB).

Confiante/ O deputado Ciro Nogueira (PP-PI) resolveu disputar uma vaga no Senado. Nogueira ficou animado depois que viu os resultados de algumas pesquisas. Seus concorrentes são os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Mão Santa (PSC-PI), candidatos à reeleição.

Nenhum comentário: