terça-feira, 22 de junho de 2010

Palanque vazio

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

É grande a tensão entre os caciques do PSDB, do DEM e do PPS por causa das eleições em Brasília. Sem palanque no Distrito Federal, o candidato tucano à Presidência da República, José Serra, corre o risco de perder por WO a disputa na Região Centro-Oeste, teoricamente um território onde poderia derrotar a petista Dilma Rousseff. A solução mais pragmática seria uma aliança com o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), ainda favorito na disputa pelo GDF, mas essa opção pode ter ido para o espaço com a aprovação da Lei da Ficha Limpa.

» » »

Quando nada, a aprovação da nova lei de inelegibilidade reforçou a rejeição ao ex-governador do Distrito Federal, que estaria impedido de participar da eleição por ter renunciado ao mandato de senador para evitar uma possível cassação pelo Senado por quebra de decoro parlamentar. Roriz diz que não joga a toalha e pretende manter a candidatura, recorrendo ao Supremo Tribunal Federal (STF) se for impugnado pela Justiça Eleitoral.

» » »

Porém, as cúpulas do PSDB, do DEM e do PPS já jogaram Roriz ao mar. Os tucanos preferem o nome da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que perdeu a reeleição para José Roberto Arruda (sem partido), mas ela é grata a Roriz e não move uma palha na sucessão. Essa opção dependeria de uma possível desistência de Roriz.

Alternativas


Outra opção do PSDB para o GDF seria o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Maurício Corrêa (foto), hoje filiado ao PSDB, cujo nome é defendido pelo presidente do PPS, Roberto Freire. Os dois jogam juntos desde o impeachment de Fernando Collor de Mello. O problema é que essa opção não agrada ao DEM, no qual o deputado Alberto Fraga (foto) — aquele da campanha contra o desarmamento — é candidatíssimo. O parlamentar, caso concorra ao GDF, teria o apoio de Arruda, de quem foi aliado fiel.

Ansiedade


Pesquisa do Ibope cujo campo será concluído hoje cria expectativa entre os políticos de oposição. Será o primeiro teste de eficácia dos açucarados programas de televisão do candidato tucano José Serra, que ainda tem direito a usar 15 minutos de tevê aberta até o fim do mês. A pesquisa será divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) até sexta-feira.


Farroupilha

O governo tenta sem sucesso incluir na pauta da Câmara o projeto de lei que cria o Fundo Social e institui o sistema de partilha para a exploração do petróleo na camada pré-sal. Como foi modificado, com a inclusão do sistema de partilha, a emenda que promove a divisão igualitária dos royalties entre estados e municípios produtores e não produtores também deve ser referendada na Câmara. É praticamente impossível evitar sua aprovação, porém, o governo sonha com uma manobra do presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), excluindo da votação a emenda igualitarista do trio Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto(PPS-MG) e Pedro Simon (PMDB-RS). Confusão na certa.

Petrossauro

A oposição vai empurrar com a barriga a aprovação do projeto que cria a Petro-Sal, a empresa criada para explorar em regime de partilha o petróleo da camada de pré-sal. O vazamento do óleo em águas profundas nos Estados Unidos está deixando todo mundo de cabelo em pé, e até na Petrobras há pressão de seus técnicos para que a Agência Nacional do Petróleo assuma as atribuições da nova estatal. Faltam expertise e recursos tecnológicos para tocar a nova empresa. Quem tem massa crítica é a Petrobras.

Necessidade

José Serra avisou aos aliados que pode esperar até o dia 30 para escolher seu candidato a vice. Jogou um balde de água fria na reunião dos caciques do PSDB, do DEM e do PPS para antecipar a escolha. Proliferam os candidatos a vice com perfil de candidato proporcional. Com isso, novamente, sobe a estrela do ex-presidente Itamar Franco (PPS). A situação eleitoral em Minas é cada vez mais preocupante.

Bombado

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) vota, na próxima quinta-feira, a liberação do arroz transgênico. Produzido pela empresa alemã Bayer, o Arroz Liberty Link LL 601, resistente ao herbicida glufosinato de amônio (Basta e Finale, ambos produzidos pela mesma empresa), sofreu modificação genética que é condenada por técnicos da Embrapa. O glufosinto é considerado tóxico para mamíferos e, por esse motivo, será proibido na União Europeia a partir de 2017. Pode prejudicar o cérebro humano.

Ressarcimento

A Eletrobras vai restituir o empréstimo compulsório que recolheu de produtores industriais entre 1987 e 1993. O crédito foi gerado pelo desconto de um terço do valor das contas de energia e destinado aos cofres do governo naquele período para enfrentar o “apagão”. Cerca de 150 mil consumidores têm direito à restituição, mas apenas 12 mil ingressaram na Justiça para reaver o valor. Custo: R$ 3,5 bilhões

Dossiê - Nas entrevistas online e na mídia impressa, José Serra não pretende largar o pé da petista Dilma Rousseff com relação ao suposto dossiê do PT contra sua filha Verônica. O assunto tem deixado a cúpula petista e a própria candidata na defensiva. Mas o PT pretende reverter o prejuízo quando acabar a Copa do Mundo e o presidente Lula voltar com tudo para a campanha.

Bolão - Acertar os resultados dos Jogos do Brasil na Copa do Mundo, além de render um trocadinho para alguns deputados, virou uma estratégia para definir a pauta da Câmara. Se o projeto do pré-sal for votado na semana que vem, corre o risco de coincidir com uma eventual partida do Brasil na terça-feira. Porém, tudo vai depender do resultado do jogo da Seleção Brasileira contra a de Portugal, que goleou a Coreia do Norte por 7 x 0.

Nenhum comentário: