quarta-feira, 23 de junho de 2010

Efeito Ficha Limpa

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br

Além de complicar a montagem do palanque da oposição no Distrito Federal, a nova Lei da Ficha Limpa abalroou os palanques tucanos na Paraíba e no Maranhão, estados onde os ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Jackson Lago (PDT), com grande força eleitoral, estão correndo o risco de serem impedidos de disputar a eleição. Ambos foram cassados por abuso econômico na campanha eleitoral passada. Cássio é candidato ao Senado; Jackson pretende disputar novamente o governo maranhense.

» » »

Os dois estiveram ontem no comitê central da campanha do tucano José Serra, onde se reuniram com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). A posição adotada foi a de não cair com o barulho da bala, mas se preparar juridicamente para uma batalha no Supremo Tribunal Federal (STF). Essa estratégia, porém, é como falar de corda em casa de enforcado. São dois derrotados no TSE e no STF.

» » »

Essa situação gera grande instabilidade no palanque oposicionista nos dois estados do Norte e do Nordeste, onde Serra teria boas possibilidades eleitorais, repetindo o que ocorre em Brasília, onde as negociações com o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) ganharam uma complicação a mais: a provável cassação do registro de sua candidatura com base na nova Lei da Ficha Limpa.

Gelo

O candidato do PMDB ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (foto), principal aliado de José Serra no Nordeste, não atende as ligações do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). “Há 20 anos que eu converso com o Jarbas. Nunca deixei de falar com ele nem quando éramos adversários. Semana passada, liguei cinco vezes. Não consegui falar com ele, mas falei com o pessoal dele”, queixa-se Guerra. A bronca é por causa da chapa de senadores da oposição, incompleta desde a desistência de Guerra, agora cotado para a vice de José Serra.

Choveu

Dilma Rousseff cancelou a visita a Caruaru (PE) por causa das fortes chuvas em Pernambuco. Poderia parecer exploração política numa hora em que o governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição, contabiliza 17 mil desabrigados

Adiantamento

Está nas mãos do presidente Lula a sanção de um projeto de lei aprovado no Congresso que obriga o depósito de 50% do valor das causas trabalhistas em recursos judiciais. O projeto foi apresentado pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton Moura França, para tentar reduzir a quantidade de processos dessa natureza no TST. Hoje, cerca de 75% das ações no tribunal são de recursos contra condenações trabalhistas. O ministro também espera reduzir o tempo de cumprimento das decisões judiciais com a sanção da nova lei.

Eu topo

A cúpula do PMDB está se convencendo de que o senador Osmar Dias (PDT) não quer ser candidato ao governo do Paraná. No fundo, quereria mesmo é se reeleger senador pelo caminho mais confortável, no caso, uma aliança com o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, candidato do PSDB ao governo do Paraná. Ontem, o PMDB fez mais uma reunião infrutífera com Osmar. Agora, quem entrou em campo para costurar a aliança foi Dilma Rousseff (PT). Osmar exige a petista Gleisi Hoffmann (foto) na vice, mas a esposa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, não abre mão de se candidatar ao Senado. A propósito, a petista aceita concorrer ao governo do estado com o apoio do PMDB e do PDT se Osmar desistir.

Calouro

O cantor Kiko, da banda KLB, arrancou suspiros de fãs ontem nos corredores do Congresso. O artista aderiu ao terno e gravata, sem perder o estilo casual, para conhecer os caminhos da Casa que ele quer frequentar nos próximos quatro anos. Candidato a deputado pelo DEM-SP, Kiko disse que vai se engajar de vez no projeto Brasil de Cara Limpa, que luta contra o consumo de crack no país, e no combate à pedofilia.

Outro lado

Em resposta à nota intitulada “Bombado”, publicada ontem, sobre o Arroz Liberty Link LL 601, transgênico resistente ao herbicida glufosinato de amônio, a Bayer CropScience esclarece que seus produtos fitossanitários, como o herbicida citado, seguem as normativas de segurança estipuladas em lei. “Todas as análises de risco mostraram que o glufosinato é seguro quando utilizado dentro das prescrições de bula.” A nota se refere aos herbicidas Basta e Finale, à base de glufosinato, mas nada diz sobre o arroz transgênico.

Neutralidade

A cúpula do PMDB pretende voltar atrás na intervenção em Santa Catarina. Mas a condição é a neutralidade da legenda na disputa pelo governo local. Com isso, o tempo de televisão da sigla não irá para o candidato de oposição, Raimundo Colombo (DEM). A proposta foi feita ao ex-governador Eduardo Moreira (PMDB), que desistiu de concorrer ao governo estadual para apoiar o bloco oposicionista.
Fora - O deputado João Maia (PR) caiu fora da chapa majoritária do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB), e vai concorrer a deputado federal. A decisão facilita a vida do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ex-presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB), candidatos à reeleição.


Cidades - Amanhã, a Câmara dos Deputados promoverá o Seminário Construções Sustentáveis. Entre os presentes, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Fora - O deputado João Maia (PR) caiu fora da chapa majoritária do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB), e vai concorrer a deputado federal. A decisão facilita a vida do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do ex-presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB), candidatos à reeleição.

Nenhum comentário: