sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cavalo arreado

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), contra a orientação da cúpula da legenda, anunciou ontem que pleiteia a reeleição. Pretende disputar a vaga de candidato na convenção do PMDB contra o presidente regional da legenda, deputado Tadeu Filippelli, candidato a vice na chapa do petista Agnelo Queiroz. Eleito pela Câmara Legislativa indiretamente, desbancando o então governador interino Wilson Lima (PR), atual presidente da Casa, assumiu como quem não queria nada. Faria um mandato tampão para evitar a intervenção do Supremo Tribunal federal (STF) no GDF e a fim de representar os interesses do PMDB. Mas o cavalo passou arreado…

» » »

Estava escrito nas estrelas, desde a posse do atual governador, que sua gestão teria um desaguadouro de caráter eleitoral. Não tem nada a perder sendo candidato, uma vez que precisa dar projeção eleitoral própria ao poder político que adquiriu. O candidato do PT a governador, Agnelo Queiroz, sentiu o golpe. Estava tudo combinado para fechar a aliança no próximo sábado, após suposto entendimento com Filippelli e o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, que conversaram com Rosso por telefone.

» » »

A rigor, é assunto para ser tratado pessoalmente e sem intermediários com um governador. Rosso roeu a corda. Mas vamos supor que o governador perca a convenção. Mesmo assim, será um ator mais importante do que Filippelli, o vice de Agnelo, como fiel da balança do processo eleitoral, porque o governo é a forma mais concentrada de poder. As próximas 48 horas serão eletrizantes.

Copa//

Está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assistir à decisão da Copa do Mundo na África do Sul, em 11 de julho. Mesmo correndo o risco de não ver o Brasil jogar se a seleção de Dunga pisar na Jabulani. Lula irá como chefe de Estado para receber oficialmente a próxima Copa em nome do Brasil.

Intervenção

Para assustar os rebeldes do PMDB, o PT voltou a falar em intervenção no Governo do Distrito Federal. No STF, porém, o assunto continua sendo tratado em banho-maria. Os ministros ganham tempo para que a crise do GDF se resolva definitivamente pela via eleitoral. Quando nada, porque os recursos federais estão sendo monitorados pela Controladoria-Geral da União (CGU), sob supervisão direta do ministro Jorge Hage.

Confiantes

Integrantes do Democratas se dizem confiantes de que o nome do vice na chapa de José Serra (PSDB) será do DEM. Pretendem indicar dois ou três nomes para que o tucano possa escolher o que mais lhe agrada e fechar a aliança na próxima convenção, dia 30. O mais cotado é o deputado José Carlos Aleluia (BA), mas, ao sinalizar que preferiria o tucano Sérgio Guerra (PE), Serra revelou certo desconforto com o parlamentar baiano.

Mais um

O diretório nacional do PSC, que oficializou apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República, resolveu indicar o nome do senador Mão Santa para vice na chapa do tucano. Alegam que o senador piauiense, por ser popular, ajudaria a candidatura da oposição nas regiões Norte e Nordeste.

Sem volta

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) trabalha para que o empresário Beto Studart aceite ser candidato ao governo do Ceará pelo PSDB. Foi lançado ao mar pelo governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, que rompeu acordo e compôs sua chapa com José Pimentel (PT) e Eunício de Oliveira (PMDB) como candidatos ao Senado. O socialista agiu a pedido do presidente Lula, que pôs o tucano na lista de desafetos cuja reeleição pretende inviabilizar.

Inveja

Na África do Sul, em conversa com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, criticou o valor do salário que será pago pelo Palmeiras a Luiz Felipe Scolari: R$ 700 mil

Suplentes

A convenção do PDT-DF amanhã, além de oficializar a coligação com o PT na eleição majoritaria, com o senador Cristovam Buarque como candidato a uma das vagas ao Senado, promete atrito com os petistas. Uma ala da legenda não quer entregar as duas suplências de Cristovam ao PT. O pedetista histórico Georges Michel, um dos signatários da Carta de Lisboa com Leonel Brizola, está sendo indicado por uma das alas do partido para a primeira suplência.

Vacilou/ O deputado Domingos Dutra (PT-MA) se deu conta de que greve de fome é um recurso extremo. Hoje deve ingressar com uma ação na Justiça contra a intervenção da cúpula do PT no Maranhão, que forçou a legenda a apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB), e não o deputado Flávio Dino (PCdoB), candidato ao governo.

Sentenças/ A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Evandro Stábile, também presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, e José Luiz de Carvalho, além do advogado e membro do TRE-MT Eduardo Henrique Miguéis Jacob e do juiz convocado da 3ª Câmara Criminal do TJ-MT, Círio Miotto. São acusados de manipulação de decisões judiciais.

Fronteira/ O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, empossa hoje cerca de 600 novos policiais federais. Serão 200 agentes e 400 escrivães que reforçarão o policiamento nas regiões de fronteira e na Amazônia.

Azebudsman/ A pesquisa eleitoral do Instituto Sensus em Minas, citada ontem na coluna, foi realizada em 11 e 12 de junho, e não de julho. O leitor Romertio Soares, com justa razão, puxou minhas orelhas pela futurologia.

Nenhum comentário: