quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rebeldes do PMDB

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Com a consolidação da aliança com o PT, na qual o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), será o vice da petista Dilma Rousseff, recrudesceu na cúpula peemedebista o desejo de endurecer o jogo com os rebeldes da legenda. A gota d’água pode ser o eventual lançamento da candidatura à reeleição do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), eleito indiretamente sem os votos do PT na Câmara Legislativa, desarrumando as articulações em favor do candidato petista Agnelo Queiroz.

» » »

Presidente do diretório regional do PMDB, o deputado Tadeu Filippelli é o artífice da aliança com o PT e será o vice de Agnelo. Porém, anda preocupado com a movimentação de bastidor do senador Gim Argello (PTB), candidato à reeleição, que estimula a candidatura de Rosso. Na base peemedebista, historicamente em conflito com os petistas, já existe um clima pró-candidatura própria e o atual governador do Distrito Federal também andou criticando a aliança de seu partido com o PT.

» » »

Quem anda descontente com a situação é Michel Temer, que conversou com Rosso por telefone quando Filippelli fechou o acordo com Agnelo. Segundo Temer, seria muito tarde para voltar atrás. Na verdade, a cúpula do PMDB está se desgastando na aliança com o PT por causa de seus rebeldes, principalmente depois do apoio petista aos peemedebistas Hélio Costa, em Minas, e a Roseana Sarney, no Maranhão.

Surpresa

A situação do PMDB em Pernambuco, onde Jarbas Vasconcelos, candidato a governador, nunca escondeu o alinhamento com o tucano José Serra, sempre foi considerada jogo jogado por Temer. A posição do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, candidato à reeleição, também. Já a coalizão do ex-governador Luiz Henrique (foto) com o DEM e o PSDB em Santa Catarina surpreendeu a cúpula do PMDB e irritou Temer, pois o ex-chefe do Executivo catarinense havia sinalizado apoio a Dilma Rousseff (PT).

Mudança

O presidente Lula recebeu ontem do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, uma lista com as três indicações para novo procurador-geral do Distrito Federal. Entre os nomes está o da procuradora Eunice Carvalhido. Ela é o nome mais cotado no Ministério da Justiça, na Casa Civil e na Advocacia-Geral da União. A procuradora é esposa do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Hamilton Carvalhido. Também participam da disputa os promotores Carlos Alberto Cantarutti e Diaulas Ribeiro. O novo procurador-geral do DF substituirá Leonardo Bandarra, que completa o segundo mandato com a imagem arranhada depois de denúncias de seu envolvimento no escândalo Caixa de Pandora.

Muro

O candidato do PMDB no Rio Grande do Sul, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça , que sempre foi considerado aliado do tucano José Serra, fará uma campanha neutra em relação à sucessão presidencial, pelo menos no primeiro turno. As candidaturas da governadora Yeda Crusius (PSDB) e do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) jogaram o peemedebista para cima do muro. Dele só descerá num eventual segundo turno, mesmo assim se a eleição presidencial não se resolver no primeiro.

Bolada

A soma de todas as receitas dos 20 maiores clubes de futebol brasileiros alcançou, em 2009, o montante de R$ 1,57 bilhão

Mulher de padre

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul publicou acórdão que manteve, por maioria de votos, a sentença que não reconheceu a união estável entre um padre da Diocese de Novo Hamburgo, falecido em 2007, e uma mulher com quem ele se relacionou afetivamente. Os demandados foram a legatária Mitra Diocesana de Novo Hamburgo e os herdeiros do falecido. Para ficar com a herança, a Mitra alegou que “o extinto mantinha apenas uma relação de namoro/romance com a falecida”.

Despolitização

A CCJ da Câmara pode votar hoje uma Proposta de Emenda à Constituição que deve estabelecer novas regras para a nomeação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Estabelece 45 anos como idade mínima para ingressar na corte. De acordo com a proposta, os ministros deverão ter pelo menos 20 anos de atividade jurídica, a nomeação deixará de ser uma livre escolha do presidente da República e será feita a partir de uma lista sêxtupla elaborada pelos próprios ministros do STF. A proposta também veta que participem da lista pessoas que exerceram cargos eletivos, funções de confiança do presidente da República, ou que foram ministros de Estado, além do procurador-geral da República nos últimos três anos.

Estrategista

O vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), apelou para conseguir quorum esta semana. Ele comprou uma TV de 50’’ para ver os jogos da Copa do Mundo e convidou cerca de 30 parlamentares para assistirem às partidas do Brasil na sua casa. Marco Maia acredita que os deputados que assistirem aos jogos com ele não terão desculpas para faltar às sessões da Câmara.

Prêmios/ Os ministros do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Carlos Ayres Britto farão a entrega do Prêmio Engenho de Comunicação, hoje à noite, aos jornalistas que se distinguiram em 12 categorias de produção de notícias. Nosso colega Josemar Dantas, editor do caderno Direito e Justiça, do Correio, será homenageado como uma das personalidades da Comunicação em 2010.


Reforma/ O secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e o ex-presidente nacional da entidade Cezar Britto integrarão a Comissão para a Reforma do Código Eleitoral, criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A comissão terá um prazo de seis meses para apresentar mudanças que constarão de projeto de lei a ser votado pelo Congresso Nacional.

Nenhum comentário: