domingo, 17 de março de 2013

Três por meia dúzia

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 16/03/2013

A reforma ministerial que vinha sendo articulada pela presidente Dilma Rousseff se resumiu a três mudanças na Esplanada, a mais importante e traumática no Ministério da Agricultura, destinado ao mineiro Antônio Andrade (MG), aliado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que será candidato a governador em 2014.
»   »   »
Defenestrado do cargo, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), com a saúde debilitada, não aceitou o convite para assumir o lugar do ex-governador fluminense Moreira Franco, na inexpressiva Secretaria de Assuntos Estratégicos. Moreira assumirá a Secretaria de Aviação Civil, no lugar de Wagner Figueiredo, que vai assessorar a ministra Gleisi Hoffma na Casa Civil. Será o sucessor natural da ministra-chefe quando ela deixar o cargo para disputar o governo do Paraná.
»   »   »
A terceira mudança foi a saída do deputado Brizola Neto do Ministério do Trabalho, para dar lugar a seu secretário executivo, Manoel Dias, homem de confiança do ex-ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, que ameaçava se bandear para o projeto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O Ministério dos Transportes continua como está. E o das Pequenas e Médias Empresas, criado para abrigar o PSD, por ora não sai do papel.
Espanto
Parceiro de copa e cozinha do governo, o empresário Jorge Gerdau surpreendeu a presidente Dilma Rousseff com a declaração de que o Brasil precisa "trabalhar com meia dúzia de ministérios ou coisa desse tipo" e não com as 39 pastas existentes na administração. Presidente da Câmara de Políticas de Gestão da Presidência da República, sempre foi muito prestigiado no Palácio do Planalto.
Campeã
A telefonia celular foi a campeã de reclamações nos Procons do país, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Dos mais de 2 milhões de reclamações registradas, respondeu por 9,1%
Sacramento
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), foram chamados ao Palácio do Planalto para sacramentar as mudanças. A única indefinição no PMDB até aqui ainda é a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Mendes Ribeiro foi convencido pelos amigos de que não deveria passar de cavalo a burro, trocando um dos ministérios mais importantes por uma pasta desprestigiada. Ricardo Paes de Barros está cotado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Acessibilidade// 
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado Romário (PSB-RJ), elaboram agenda de visitas aos estádios da Copa do Mundo de olho na acessibilidade à pessoa com deficiência. O Estádio Nacional de Brasília será o primeiro a ser vistoriado, na próxima terça-feira.
Devagar
O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) virou alvo de reclamações dos empreiteiros paulistas, que se queixam da demora na contratação de obras pesadas, principalmente de infraestrutura. Em março do ano passado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que seriam investidos R$ 10 bilhões em rodovias até o fim de 2014. O Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sinicesp) argumenta que até o momento só R$ 3,7 bilhões foram licitados.
Parada dura
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), com a ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tenta quebrar a resistência do ex-governador José Serra ao seu projeto eleitoral. O tucano paulista está com um pé no PPS e outro no PSD, de Gilberto Kassab. Ninguém sabe se pretende disputar o governo de São Paulo ou a Presidência da República. Emissários de Serra conversam com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Aprovados/ Serviços e produtos oferecidos pelos setores de bebidas, drogarias e higiene pessoal são considerados os mais satisfatórios pelos consumidores brasileiros, com 82,6%, 77,9% e 76,1% de aprovação, respectivamente. Esse é o resultado do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) de fevereiro de 2013, produzido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Fisco/ Presidente do Sindifisco, Pedro Delarue contabilizou mais de 300 requerimentos de deputados para a colocação em votação da PEC 555, que derruba a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do serviço público. Dia 20, aproximadamente 500 auditores fiscais vão à Câmara pressionar pela votação da PEC.
Açu/ O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) vão monitorar a salinidade do Canal de Quitingute, em São João da Barra, no norte fluminense. A degradação das águas está associada à obra do Porto de Açu, da OSX, do empresário Eike Batista.

Nenhum comentário: