sábado, 30 de março de 2013

A via-crúcis de Aécio

Luiz Carlos Azedo-Brasília/DF

Correio Braziliense -24/03/2013

Anote aí: amanhã é 25 de março, o dia da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 1824. A data, porém, é mais conhecida por causa da famosa rua do comércio popular de São Paulo, na qual os políticos testam sua popularidade no maior colégio eleitoral do país, com 35 milhões de eleitores.

A data serve como marco zero da via-crúcis do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para consolidar sua candidatura a presidente da República. O político mineiro vai a São Paulo amanhã para ministrar a palestra “PSDB: uma agenda para o desenvolvimento do Brasil" aos tucanos paulistas, num esforço para convencê-los de que é a melhor opção da legenda para as eleições de 2014.

Aécio será ciceroneado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O encontro faz parte do Congresso Estadual do PSDB-SR instalado em 2 de janeiro e com duração até 7 de abril. O ex-governador de Minas deveria aproveitar a viagem para fazer um corpo a corpo na 25 de março. O grande ausente ao encontro dos tucanos será o ex-governador José Serra, que até agora não declarou apoio a Aécio, elogia a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e não revela nem para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quais são seus verdadeiros objetivos.

Bastidores
A viabilidade da candidatura de Aécio Neves depende de São Paulo. O apoio do governador Geraldo Alckmin a sua candidatura não é incondicional, uma vez que a corrente serrista atua nos bastidores para que Aécio desista da disputa e concorra ao governo de Minas. O caminho ficaria aberto para Serra disputar novamente a Presidência ou trocar de posição com Geraldo Alckmin, que concorreria pela segunda vez ao Palácio do Planalto, cedendo a vaga de candidato ao Palácio dos Bandeirantes ao ex-govemador paulista.


Mudança
A viagem da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco amanhã será apenas um rasante em Serra Talhada, para inaugurar trecho da adutora do Pajeú, que liga Floresta àquela cidade. Depois do breve encontro com o governador Eduardo Campos (PSB), Dilma viajará para o Rio de Janeiro.

Taxiando
Comentário de Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM na Câmara, sobre a movimentação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para viabilizar a sua candidatura a presidente da República; “Ele está na velocidade V2 (que antecede a decolagem), ele precisar levantar voo”.

Missa
Depois de sobrevoar as áreas atingidas pelas chuvas na região de Petrópolis, ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB), a presidenta Dilma Rousseff participará de uma missa em homenagem às vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro nos últimos dias.

Anônimo
O novo ministro do Trabalho ainda é um ilustre desconhecido para a maioria de seus colegas de Esplanada. Na quinta-feira à noite, na Trattoria Da Rosário, Manoel Dias se aproximou da mesa na qual a ministra da Cultura, Marta Suplicy, jantava com jornalistas em companhia do marido, Márcio Camargo, e se apresentou: “A senhora não me conhece...”. Depois de um silêncio constrangedor, arrematou: "Sou o novo ministro do Trabalho!"

Domingão
A presidente Dilma Rousseff passa o domingão rindo à toa. A última pesquisa Datafolha de intenções de voto para a Presidência da República praticamente consolidou sua candidatura à reeleição na base govemista, com 58% de intenções de votos. Marina Silva, com 16%, caiu dois pontos percentuais, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, também. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%, tem dois a mais do que na pesquisa anterior, mas está em quarto na preferência do eleitor.

Namoro/ Esquenta o namoro do DEM com o governador Eduardo Campos. O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) avalia que a aproximação dos dois partidos é natural. “É o que já acontece na Paraíba."
 
Belo Monte/ Um dos quatro canteiros da usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída às margens do Rio Xingu, em Altamira do Pará, continua ocupado por indígenas, colonos e ribeirinhos. Eles se juntaram e invadiram o canteiro Sítio Pimental na sexta-feira, cobrando o cumprimento de promessas da Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina.
 
Corretor/ O Sindicato dos Corretores de Imóveis de Brasília Sindimóveis-DF resgatou seu mais ilustre afiliado: o senador Gim Argello (PTB-DF), que a categoria considera um ícone de sucesso como profissional no setor. “Simboliza o compromisso que terá na defesa da categoria no Congresso”, comemora o presidente do Sindimóveis, Geraldo Nascimento.

Nenhum comentário: