sábado, 30 de março de 2013

A bolsa da seca

Luiz Carlos Azedo - Brasília-DF

Correio Braziliense-26/032013

A presidente Dilma Rousseff driblou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ontem, em Serra Talhada (PE). Além de encurtar a viagem, restringindo-a à inauguração da primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, adiou para 2 de abril o lançamento de seu programa contra a seca, cuja principal novidade será a prorrogação do Bolsa Estiagem até julho.

» » »

A reunião será realizada em Fortaleza, tendo o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), como anfitrião. Ele apoia a reeleição de Dilma Rousseff abertamente. Além dos nove governadores nordestinos, foram convocados para a reunião, os de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), estados sob jurisdição da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

» » »

“Na hora que acabar a seca e vier a chuva, nós vamos ter de criar mecanismos que durem e assegurem que as pessoas não sejam atingidas”, disse Dilma, ontem, ao lado de Campos. Nem ela nem o governador pernambucano passaram recibo da queda de braço entre ambos por causa das eleições de 2014.

Exército
A Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca. Se a estiagem continuar, os benefícios poderão ser prorrogados novamente. A presidente Dilma Rousseff garantiu que o governo ampliará as ações em andamento, como o trabalho do Exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado.

Hangar// Gustavo do Vale, presidente da Infraero, permanecerá à frente da empresa na gestão do novo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

Candidatíssimo
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi convidado para uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo em 11 de abril. Pretende mostrar serviço apresentando resultados das políticas do Sistema Único de Saúde implementadas durante governo de Dilma Rousseff, bem como as metas a serem ainda alcançadas. É candidatíssimo ao Palácio dos Bandeirantes e quer provar que não tem medo de debater sua atuação na pasta com tucanos paulistas.

Corintianos
Denúncias de que os torcedores corintianos presos na Bolívia foram torturados na prisão levaram o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (foto), do PMDB-ES, a Bolívia, hoje. Os 12 torcedores estão detidos na penitenciária de São Pedro, em Oruro.

Aviação
O Brasil é o terceiro maior mercado doméstico de aviação do mundo, menor apenas do que os EUA (625 milhões) e a China (256 milhões). Em 2012, transportou 81 milhões de passageiros

Fim da linha
Muita expectativa em Brasília em relação às mudanças na Esplanada. É possível que ainda hoje a presidente Dilma Rousseff anuncie o acordo com o PR para que a legenda permaneça na base do governo, com um parlamentar da legenda ocupando o Ministério dos Transportes. Os nomes mais cotados para substituir o ministro Paulo Sérgio Passos, que é considerado um “técnico”, são os deputados Jaime Martins (MG) e o senador Antônio Carlos Rodrigues (SP).
  
Alfabetização/ O Senado pode votar ainda hoje a Medida Provisória nº 586/2012, que trata do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Também estão na pauta os novos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o segundo turno da proposta de emenda à Constituição que estende aos empregados domésticos os mesmo direitos dos trabalhadores da iniciativa privada.
 
BRICS/ A presidente Dilma Rousseff desembarca hoje em Durban, na África do Sul, para participar da V Cúpula de Reunião do Brics: Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. Na pauta, a criação de um banco de desenvolvimento.
 
Azebudsman/ Após reunião com órgãos do governo federal e diretores da Norte Energia, lideranças indígenas, ribeirinhos, colonos desocuparam o Sítio Pimental, um dos canteiros da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Na coluna do último sábado, erroneamente, noticiamos que o canteiro continuava ocupado.

Nenhum comentário: