sábado, 15 de maio de 2010

Duas táticas do PT

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


O PT de Brasília faz seu congresso hoje. Confirma a candidatura de Agnelo Queiroz ao Governo do Distrito Federal, mas o faz em meio a divergências profundas quanto às alianças eleitorais. A primeira delas é em relação ao PMDB. Os petistas deram uma contribuição decisiva à eleição do governador Rogério Rosso, mesmo sem votar nele. Como? Ao anunciar, antes da votação do primeiro turno, que descarregariam os votos no peemedebista se houvesse segundo turno. A decisão precipitou o realinhamento de forças que o elegeu em primeira votação, derrotando o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), então governador em exercício.

» » »

A unidade do PT em torno de Agnelo pressupõe tal sorte de exigências em relação ao PMDB que dificilmente a legenda do governador fará parte da aliança. De um distanciamento regulamentar em relação ao atual governo, o PT evolui para a rota de colisão. Perderia com isso o deputado Tadeu Filippelli (PMDB), que preside a legenda no Distrito Federal e está cotado para vice de Agnelo. Por incrível que pareça, ganharia o governador Rogério Rosso, na medida em que é empurrado para a candidatura à reeleição.

» » »

A segunda divergência é a esquerda. O deputado Geraldo Magela (PT), que disputou a vaga de candidato ao governo com Agnelo e perdeu, pleiteia, quase abertamente, a segunda vaga ao Senado. A primeira é do ex-governador Cristovam Buarque (PDT), candidato à reeleição. Quem esperneia é o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB), que não aceita ser candidato a vice e também pretende disputar o Senado.

Desatenção

Causou ruído a visita do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao município de Tupã, em São Paulo, para a assinatura de um convênio de R$ 24,6 milhões com a prefeitura do tucano Waldemir Lopes para obras do PAC, marcada para hoje. Com base eleitoral em Tupã, o deputado Vadão Gomes (PP) ficou furibundo ao ver que fora ignorado, mesmo sendo aliado. A situação foi contornada pelo líder do PP, João Pizzolatti (SC), que falou com Padilha. O convite para o evento foi mandado às pressas para Gomes, selando a paz.

Arrocho

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que estabelece uma meta de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo triênio fixou a meta do ano que vem em R$ 125,5 bilhões

Torcida

Não passou em branco a condenação do ex-prefeito de Caucaia (CE) e hoje deputado federal José Gerardo (PMDB-CE) pelo STF. Velho desafeto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi quem mais comemorou a decisão do Supremo, que tornou o deputado o primeiro parlamentar a ser condenado por crime de responsabilidade.

Nocaute

Rápido nas alianças, o PT está colocando o PTB nas cordas em alguns estados, deixando candidatos avulsos sem opção para as próximas eleições. É o caso dos senadores Fernando Collor, em Alagoas, e João Vicente Claudino, no Piauí. Com o Nordeste praticamente fechado em torno da petista Dilma Rousseff, os dois correm o risco de verem suas candidaturas ao Executivo na lona por falta de aliados.

Fanático

Após um discurso que fez sucesso entre os religiosos que lotaram a sessão solene do Congresso em homenagem ao Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília e o 16º Congresso Eucarístico Nacional, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) não titubeou ao ser indagado por um bispo sobre qual era a sua religião: “Sou colorado”, respondeu, convicto, o torcedor do Internacional de Porto Alegre, arrancando gargalhadas.

Missão

Quem prepara uma missão de paz no Ceará é o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Ele viaja ao estado na próxima semana na tentativa resolver o imbróglio causado com o fim da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) ao Planalto.

Toco

Com a superlotação ao Senado na chapa petista com o PMDB, o senador Marcelo Crivella, do PRB-RJ, bem que tentou se engraçar para o lado do DEM, que não quer saber de problemas e ignorou as pretensões do senador, ligado à Universal do Reino de Deus, dona da Rede Record.


Islã

Enquanto dentro do Senado o governo conseguia apoio até de antigos desafetos, como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para sua empreitada de paz no Irã, a poucos metros dali, estudantes tomavam a Praça dos Três Poderes em protesto contra a proximidade do presidente Lula com o dirigente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.


Exegese - Está nas livrarias especializadas a obra Amicus curiae: amigo da corte ou amigo da parte? (Editora Saraiva), da advogada Damares Medina. Com prefácio do ministro Gilmar Mendes, analisa a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre um dos instrumentos mais eficientes de participação da sociedade na interpretação das regras constitucionais.

Prestígio - Romaria de mineiros, desde quarta-feira, na sede da Confederação Nacional da Indústria, por causa da eleição do empresário Robson Andrade para a Presidência da entidade. O vice-presidente José Alencar e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, prestigiaram o novo líder da indústria nacional.

Nenhum comentário: