sexta-feira, 7 de maio de 2010

A conta do PSB

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Foi dura a conversa do presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), com a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT, na reunião de cúpula das duas legendas na quarta-feira. Com cacife de quem participou da operação de remoção da candidatura de Ciro Gomes, o líder socialista cobrou do PT uma atitude mais firme em relação ao PMDB, que ainda faz muitas exigências nos estados, mas cuja cúpula nada fez para evitar que alguns de seus caciques desembarquem com armas e bagagem na candidatura do tucano José Serra.

Campos fez carga principalmente contra o ex-governador Orestes Quércia, candidato ao Senado na chapa do candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin. Criticou o fato de o presidente do PMDB, Michel Temer (PMDB-SP), indicado para vice de Dilma, não mover uma palha para impedir que a seção peemedebista de seu estado apoie Serra. Dilma ouviu calada.

Por trás das críticas a Michel Temer está o desconforto de Campos com o lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) a governador de Pernambuco, com o claro propósito de montar uma cabeça de ponte para a campanha de Serra no Nordeste. O presidente do PSB não fez carga aberta contra isso, pois sempre foi adversário de Jarbas, mas é óbvio que não está nem um pouco preocupado com os votos de Quércia.

Usinas

Deu bate-boca e muita confusão a audiência pública realizada ontem na Câmara para tratar da questão da instalação de usinas nucleares no Nordeste. O representante da Fundação Paulo Jackson, Sérgio Dialetachi, tirou do sério o almirante Othon Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, ao atacar a intenção do governo de investir nesse tipo de energia e cobrar a exata localização do empreendimento.

Queimação

O Brasil corre o risco de pagar um mico mundial como país-sede da Copa do Mundo de 2014. Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) concluiu que o país não está pronto para receber os torcedores. “Falta coordenação”, apontou o parlamentar. O mundial está ameaçado por obras paralisadas pelo TCU, falta de licenciamentos ambientais e dificuldade de contratar empresas e mão de obra qualificada.

Ataque

Os petistas fizeram festa ao saberem de documento enviado à bancada do DEM a partir do gabinete do líder Paulo Bornhausen, do DEM-SC, com orientações sobre a campanha do tucano José Serra. Os advogados do PT já estudam uma forma de enquadrar os adversários por uso da máquina administrativa e campanha irregular, já que o documento traz o protocolo do gabinete do democrata.

Palanque

Dilma Rousseff é a convidada de honra do estaleiro Atlântico Sul, que lança hoje o petroleiro João Cândido (líder da Revolta da Chibata, em 1910, contra os castigos corporais na Marinha), com a presença do presidente Lula. O primeiro navio construído no estaleiro de Suape, Ipojuca (PE), para a Transpetro, tem 274 metros de comprimento e transporta 1 milhão de barris de petróleo.

Berlinda

É bom o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, ficar esperto com o debate no Senado sobre o novo regime de partilha do petróleo. O clima é favorável à ratificação da emenda Ibsen-Souto, isolando mais uma vez as bancadas do Rio de janeiro e do Espírito Santo. A proposta de conciliação do senador Pedro Simon (PMDB-RS), pela qual o governo federal ressarciria os dois estados com os recursos de sua parte nos royalties, não tem a menor chance de receber aval da base governista.

Gargalos

O fantasma dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, rondou a reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que teme o aumento dos custos nas obras das 12 cidades que sediarão o mundial de futebol. O Pan, realizado em apenas uma cidade, consumiu R$ 1 bilhão

Impressionante

Toda a bancada do DF esteve com o senador Heráclito Fortes, 1º Secretário do Senado, pressionando-o para que seja votado o plano de cargos e salários dos servidores da Câmara — e, por tabela, do Senado. Não se viu nada parecido para pressionar o governo a negociar o fim da greve da UnB.

Mordida/ Sempre calmo, o tucano José Serra, candidato à Presidência, perde a paciência com os repórteres ao ser indagado sobre o mensalão do DEM no Distrito Federal e as privatizações. Em Porto Alegre, durante evento de sua agenda de pré-candidato, soltou os cachorros aos reclamar com os jornalistas.

Sorriso/ Fruto dos treinamentos que vem fazendo para a campanha, a ex-ministra Dilma Rousseff anda dando bom-dia até para cachorrinho de madame. Conhecida pelo estilo Caxias de comandar, agora distribui sorrisos e “por favor” aos subordinados, cumprimenta todo mundo que encontra pela frente e faz tudo para ser cada vez mais simpática.

Azebundsman/ O leitor Elias Honório da Silva passou um pito na coluna de ontem (Nós contra eles), segundo a qual o governo corre atrás do prejuízo para mudar o modelo do pré-sal. “Ninguém em sã consciência corre atrás do prejuízo. Corre atrás do lucro, corre do prejuízo e não atrás do prejuízo”.

Nenhum comentário: