domingo, 9 de maio de 2010

Coisas de Minas

Por Luiz Carlos Azedo
Ccm Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda estressado com a política de Minas. Queria fechar o acordo entre o PMDB e o PT em torno da candidatura do senador Hélio Costa (PMDB) ao Palácio da Liberdade no próximo dia 15. A reunião de cúpula das duas legendas, entretanto, empurrou a decisão para junho. Dilma vem tendo problemas na Região Sudeste, onde está em desvantagem em relação ao tucano José Serra. Segundo maior colégio eleitoral do país, com 14 milhões de eleitores, Minas é considerado o fiel da balança das eleições.

» » »

A petista já viajou para o estado pelo menos quatro vezes desde que deixou o cargo na Casa Civil, no fim de março. Mas até agora não tem um palanque definido. Ao contrário, José Serra conta com o apoio efetivo do governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, e do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que concorre ao Senado, mas cujo nome ainda é considerado uma bala de prata para a chapa presidencial tucana.

» » »

Por que PT e PMDB não fecharam logo o acordo? O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que venceu as prévias do PT, estava disposto a apoiar Hélio Costa e sair candidato ao Senado. Quem não está com pressa é o PMDB, que prefere esperar mais um pouco. A razão é simples: se o peemedebista for atropelado por Anastasia, que cresce nas pesquisas, haverá uma inversão na chapa e o candidato ao governo mineiro será Pimentel.

Moqueca

O tucano José Serra desembarcaria amanhã no Espírito Santo para participar de uma das mais tradicionais festas da colônia italiana do estado, em Cariacica. Depois, iria ao polo de confecções de Vila Velha e ao tradicional mercado da Vila Rubim, em Vitória. A programação foi cancelada pelo candidato tucano por dificuldades na agenda, informa o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas, que consolidou sua candidatura a governador com a desistência do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB).

Novela

Pode acabar no decorrer da semana a novela da escolha dos 36 novos caças de última geração da Força Aérea Brasileira. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já preparou seu parecer e só aguarda uma audiência para entregá-lo ao presidente Lula. Ele está terminando de elaborar o documento sobre a licitação para a compra das aeronaves de guerra. Participam da concorrência o francês Rafale, da Dassault; o norte-americano F-18 Super Hornet, da Boeing; e o sueco Gripen NG, da Saab.

Turbinada

A licitação dos caças da FAB é uma das de maior valor do governo Lula, estimada em R$ 10 bilhões

Banda

Integrante da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, o deputado José Aníbal, do PSDB-SP, condena o renascimento e a capitalização da Telebrás para comandar o Plano Nacional de Banda Larga, que prevê investimentos de R$ 13 bilhões até 2014. Segundo ele, o Planalto adotou o caminho errado, pois “o ressurgimento da estatal põe em risco a participação da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que concentra, sob inúmeras suspeitas, o poder nas mãos de poucos burocratas”.

Debates

A Band abre a rodada de confrontos entre José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) em 5 de agosto. Em caso de segundo turno, outro debate será realizado em 10 de outubro. Segundo Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band, a novidade será a participação dos internautas. Na Rede TV!, o debate será em 12 de setembro, comandado pelo jornalista Kennedy Alencar, com repeteco em 17 de outubro se houver segundo turno. A rodada da Rede Globo ocorre em 28 de setembro. Em caso de segundo turno, um debate será marcado para 28 de outubro.

Saneamento

Bons exemplos sobre atuação estatal e privada nos serviços públicos. O ranking das cidades com melhor saneamento mostra Jundiaí (SP), primeira colocada, com operação municipal em parceria com o setor privado e população de 348 mil habitantes; Franca (SP), em segundo, com operação estadual e população de 327 mil habitantes; Niterói (RJ), em terceiro, com operação privada e população de 478 mil habitantes; Uberlândia (MG), em quarto, com operação municipal e população de 622 mil pessoas; Santos, no litoral paulista, com operação estadual e população de 417 mil habitantes aparece na quinta posição.

Vilões

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor oficial de inflação no país, registrou alta de 0,57% em abril, leve elevação em relação ao mês anterior, quando o índice foi de 0,52%. Os vilões da inflação foram os automóveis e o vestuário, o que reforça o lobby para novas reduções do Imposto sobre Produtos Industriais (IPI).

Estranho

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o Projeto de Lei nº 230/03, do ex-deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), falecido em 2009, que restringe o direito de patente sobre substâncias farmacológicas usadas na produção de medicamentos. A iniciativa visava permitir que laboratórios estatais possam produzir e distribuir medicamentos no Serviço Único de Saúde (SUS). Surpreendentemente, o relator, deputado Renato Molling (PP-RS), detonou o projeto.

Fechou

O PT definiu a coligação em São Paulo.A chapa será formada pelo senador Aloizio Mercadante (PT) como candidato ao governo, a ex-prefeita paulistana Marta Suplicy (PT) e o vereador e cantor Netinho de Paula (PCdoB) para as vagas ao Senado.

Nenhum comentário: