segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presente de Natal

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Está tudo dominado. O governo caminha para aprovar no próximo dia 22, em segunda votação, a prorrogação até 2015 da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o que vai garantir à presidente Dilma Rousseff a possibilidade de remanejar como quiser R$ 62 bilhões do Orçamento da União de 2012. Melhor presente de Natal não haveria para quem enfrentou, nos últimos seis meses, uma sucessão de crises na Esplanada que resultaram na demissão de seis ministros e ainda não tiveram fim.

» » »

A aprovação da DRU foi resultado de um acordo desastrado da oposição, que abriu mão de obstruir a votação para pôr na pauta a Emenda 29, que regulamenta as verbas da saúde. O senador José Agripino Maia (DEM-RN), ontem, lamentava da tribuna as consequências do acordo. A oposição contabilizava 36 votos a favor da destinação de 10% do Orçamento da União para a saúde contra 35 contrários. De última hora, 10 governistas mudaram o voto. O resultado acabou sendo 45 a 26, a favor do governo, que era contra incluir a Emenda 29 na pauta e acabou fazendo do limão a limonada.

» » »

Restou à oposição o constrangimento de garantir a votação da DRU no fim da tarde de ontem e marcar posição. Acabou promovendo um bom debate sobre a crise econômica, a política fiscal e as relações da União com estados e municípios, no qual despontaram os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Humberto Costa (PT-PE) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), porém, roubou a cena: deixou a Mesa para falar da tribuna e fez de improviso uma lúcida análise da crise mundial. Redimiu-se das cenas de quase pugilato que protagonizara no dia anterior.

Próteses

O Ministério da Saúde reforçou o orçamento para a implantação de laboratórios regionais de próteses dentárias em 144 municípios beneficiados pelo programa Brasil Sem Miséria. Serãogastos com a iniciativa R$ 9,9 milhões

Candidato

O PPS começa, hoje, em São Paulo, o seu congresso nacional, que deve reconduzir o presidente da legenda, deputado Roberto Freire (SP), por mais dois anos. A novidade do encontro pode ser o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado federal Raul Jungmann (PE) a presidente da República. Pernambucano, ele foi ministro da Reforma Agrária do governo Fernando Henrique Cardoso e defende uma atuação mais propositiva da legenda.

Faturou

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, acompanhou a votação da DRU, ontem, do gabinete do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR). Tão logo terminou a votação do primeiro turno da PEC, a ministra correu para o plenário para agradecer aos ex-colegas. E distribuiu beijos e abraços. Ideli apostou no acordo com a oposição para a votação da DRU em troca da aprovação da Emenda 29. Ganhou.

Há tensões

Uma ala do PMDB começa a ficar aflita com as concessões que a legenda vem fazendo ao PT nos estados. Tudo para manter a Presidência do Senado e ocupar a da Câmara em 2013. No jantar de confraternização dos peemedebistas, na casa do deputado Luiz Pitiman (DF), o ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB-BA, e o presidente nacional interino do partido, senador Valdir Raupp (RO), andaram se estranhando.

Comigo não//

O presidente do Banco Central, Antônio Tombini, mandou o recado para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que não aceita o papel de Geni do PIB zero do terceiro trimestre, simplesmente porque a inflação ainda ameaça ultrapassar o teto da meta de 6,5%, o que pode ser um desastre para todas as autoridades econômicas. A alta foi puxada pelos alimentos.

Gostou/ A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) comemorou a exclusão de qualquer menção à criação de uma nova CPMF, a chamada Contribuição Social para a Saúde (CSS), do texto final da Emenda 29, aprovada pelo Senado na quarta-feira.

Polêmica/ Durante audiência na Câmara, presidida pela primeira vez pelo deputado e palhaço Tiririca (PR-SP), o coordenador de Circo da Funarte, Marcos Teixeira, defendeu que os circos brasileiros não sejam proibidos de usar animais em seus picadeiros. Segundo Teixeira, em vez de proibir, é preciso regulamentar o uso de animais, como ocorre nos rodeios.

Vestígios/Os computadores do Comitê de Imprensa do Senado passaram por uma faxina geral durante todo o dia de ontem. Segundo o funcionário que efetuou o serviço, a operação foi realizada para reinstalar o sistema nas máquinas e eliminar possíveis vírus e programas instalados previamente nos sistemas.

Azebudsman/ A Presidência do Senado contesta a coluna de ontem: "O presidente Sarney não "atropelou o regimento da Casa", nem quando da ordenação da ordem do dia de terça-feira (6/12) passada, nem ontem (7/12), na votação da regulamentação da Emenda 29. Nas duas ocasiões, o presidente obedeceu stricto sensu o regimento do Senado Federal".

Publicado em 9 de dezembro, sexta-feira, na coluna Brasília/DF no Correio Braziliense

Nenhum comentário: