quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aguaceiro pelas ventas

Por Luiz Carlos Azedo

O governo decidiu aguentar o aguaceiro pelas ventas e reforçar a ancoragem de seus ministros em apuros. Ninguém mais deixará a Esplanada dos Ministérios antes da minirreforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff pretende anunciar após o ano-novo. Até lá, conta com as festas de fim de ano e o recesso parlamentar para absorver as pressões contra os ministros das Cidades, Mario Negromonte (PP), e do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PP). Acusados de supostas irregularidades, eles ainda estão sob ataque da oposição.

» » »

Porém, cada um tem sua agonia. Negromonte não conta com o apoio de seu partido, mas é um aliado importante do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seu padrinho no ministério. Pesa contra o ministro, porém, a insatisfação da própria presidente Dilma com o seu desempenho administrativo. Além disso, o PT nunca engoliu a perda do ministério e gostaria de ver naquela pasta o atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

» » »

A situação de Pimentel é mais confortável no Palácio do Planalto. O ministro goza da plena confiança da presidente Dilma, embora enfrente problemas perante a cúpula do PT, que não morre de amores por sua aliança com o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB). Ocorre que os tucanos mineiros também operam a blindagem do ministro no Congresso.

Jovens

Preocupado com a renovação de seus quadros, o PSDB realizará na sexta-feira um encontro de jovens em Goiânia. Deve reunir 2 mil militantes. Além do governador tucano Marconi Perillo (foto), prometem comparecer ao encontro o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo José Serra, presidenciáveis da legenda. Segundo o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, os tucanos pretendem eleger grande número de jovens prefeitos e vereadores.

Falsas

Todo cuidado é pouco nas vendas de Natal. Segundo o Banco Central (BC), de janeiro a novembro foram apreendidas 103.306 cédulas falsificadas em São Paulo, 32.865 em Minas e 24.722 no Rio de Janeiro. A preferida dos falsificadores é a de R$ 50 com 121.495 apreensões, seguida da de R$ 100 com 68.922 notas apreendidas.

Prioridades

Quatro capitais onde o PT acredita ter boas chances de vitória foram consideradas estratégicas pela cúpula da legenda nas eleições municipais: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Em Belo Horizonte (MG), o presidente do PT, Rui Falcão (foto), defendeu a manutenção da aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que concorrerá à reeleição: "Lacerda manifestou seu compromisso de seguir a orientação do PSB no plano nacional em 2014".

Transferência

Com 4% de intenções de votos na pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, enfrenta dificuldades para remover outras candidaturas do campo de aliança do PT, como Celso Russomano (PRB), com 20%, e Nelsinho de Paula (PCdoB), com 18%. São mais competitivas. A cúpula petista acredita, contudo, que o problema será revertido graças à influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rio+20/ O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), participará no Rio de Janeiro do lançamento da I Cúpula Mundial de Legisladores. O evento é parte da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que será realizada no Rio de Janeiro em junho do ano que vem.

Em branco/ Fã do humorista, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) estava ansioso para ler, nas férias, o romance As Esganadas, do Jô Soares. Comprou um exemplar de uma grande cadeia de lojas pela internet. Ao recebê-lo pelos Correios, descobriu que metade do primeiro capítulo estava com as páginas em branco.

Autógrafos/ Em férias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comparecerá hoje à Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, para o lançamento do livro FHC – 80 Anos, perfil fotográfico organizado por Hubert Alquéres.

Mosquito/ Hamilton Alexandre, o Mosquito, polêmico blogueiro de Florianópolis que se notabilizou por uma confusão com o ex-presidente Fernando Collor de Mello (pela qual foi acusado de tentar agredi-lo), apareceu morto ontem em seu apartamento. Mosquito fazia comentários e dava tijoladas nos políticos.

Posse//
A escritora Ana Maria Machado toma posse na presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL) amanhã. Haverá renovação total na diretoria: Geraldo Holanda Cavalcanti assumirá a secretaria-geral; Domício Proença Filho e Marco Lucchesi, a primeira e a segunda secretarias, respectivamente; e a tesouraria ficará a cargo de Evanildo Cavalcanti Bechara.

Nenhum comentário: