sábado, 17 de dezembro de 2011

Acima das denúncias

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/12/2011
 A presidente Dilma Rousseff fecha o ano de bem com a opinião pública, apesar das duras críticas da oposição e da sucessão de crises na Esplanada dos Ministérios, da qual foram defenestrados seis ministros envolvidos em denúncias (mais dois continuam na berlinda). Segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem, a avaliação de que o governo Dilma é "ótimo" ou "bom" subiu de 51% para 56%.

» » »

As expectativas com relação ao futuro também são otimistas: 59% acreditam que o restante do governo será "ótimo" ou "bom". A oposição criticou duramente a forma como a presidente Dilma Rousseff administrou as denúncias de irregularidades no ministério, principalmente no caso do ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, mesmo assim, 72% da população aprovam a maneira de governar da presidente Dilma, a mesma proporção apurada em setembro. Ou seja, a estratégia do PSDB, DEM e PPS para enfraquecer o governo não deu grandes resultados.

» » »

Onde é que a oposição fracassa nos ataques ao governo? Na muralha de credibilidade pessoal construída pela presidente da República durante a campanha eleitoral e no exercício do mandato: 68% dos eleitores entrevistados confiam em Dilma Rousseff. O campo fértil para atuação da oposição está restrito ao universo dos que não confiam na petista: 26%. Porém, é o suficiente para manter viva a oposição, embora não o bastante para mudar o rumo do governo. É que bombardeio na mídia também faz poucos estragos: somente 28% dos entrevistados se lembram de alguma notícia envolvendo corrupção no governo.

Continuidade

A presidente Dilma Rousseff não corre o menor risco de se descolar da imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 57% da população consideram que o governo Dilma está sendo igual ao governo Lula. Do ponto de vista do desempenho setorial do governo, repete o anterior. As políticas de combate à fome e à pobreza, de combate ao desemprego e de defesa do meio ambiente continuam sendo as únicas com avaliação positiva. As políticas de tributos e saúde são mal avaliadas pela população. Caiu de 15% para 12% o número de entrevistados que consideram o governo Dilma melhor do que o governo Lula, o que reforça o caráter de continuidade.

No telhado//

 "Não é crime pedir aumento, mas não coaduna com o momento", disse a presidente Dilma Rousseff, ontem, durante café da manhã com jornalistas, ao confirmar que não pretende conceder o aumento de 56% reivindicado pelos servidores da Justiça Federal.

Alô, alô!

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ficou tão empolgado com o novo smartfhone 3G, seis vezes mais potente do que os atuais, que na quinta-feira carregou por engano o exemplar que lhe havia sido exibido pelo presidente da Claro, Carlos Zentino. Só se deu conta de que não era uma amostra grátis quando o aparelho tocou, depois da audiência.

Mangue

A Petrobras e a Universidade Federal da Bahia inauguraram ontem, com a presença do governador Jaques Wagner (foto), seu Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro). É o primeiro no Nordeste capacitado para atuar na avaliação e remediação de áreas de manguezais impactadas por atividades humanas. Foram investimentos de R$ 3 milhões

Esperneio

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Werdy, ameaça convocar nova greve dos juízes por causa do aumento dos servidores da Justiça. Em nota divulgada ontem, acusa a presidente Dilma Rousseff de violar a Constituição ao deixar fora do Orçamento de 2012 o reajuste do Poder Judiciário, "como se o Poder Executivo fosse um super-poder ditatorial que pudesse tolher a independência de outro (art. 2), o seu livre exercício e simplesmente ignorar o que está escrito no texto constitucional".

Resistência

Um grupo de petistas liderado pelo deputado Alessandro Molon, do Rio de Janeiro, e composto por intelectuais, sindicalistas e profissionais liberais, lançou ontem um movimento de reação contra os rumos do partido no Rio Janeiro. A principal bandeira do movimento é o resgate no estado dos compromissos programáticos do PT e de seus vínculos com os movimentos sociais do partido. O grupo protesta ainda a aliança do PT com o PMDB na capital e outros municípios fluminenses. Molon é pré-candidato a prefeito do Rio, mas a cúpula da legenda decidiu apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Turistas/ Brasília será a primeira cidade sede da Copa do Mundo de 2014 a testar o novo sistema de registro de hóspedes a ser implantado pelo Ministério do Turismo na rede hoteleira de todo o país. Isso resultará no fim da ficha de papel que o hóspede preenche na recepção dos hotéis. Depois do primeiro registro, ele terá seus dados disponíveis no sistema e não precisará preencher fichas a cada viagem nos hotéis da rede.

Caça/ A Saab prestigia hoje as 6 Horas de Kart de Brasília, apoiando a equipe Racing Team Sweden, que representa a Suécia. O simulador de voo do caça Gripen, aeronave que tenta vender à Força Aérea Brasileira (FAB), será franqueado ao público, que poderá pilotar e sentir a emoção de controlar uma aeronave de caça.

Azebudsman/ Ao contrário do publicado ontem na nota intitulada "Fundo", o deputado Renato Molling (PP-RS) foi o relator da Medida Provisória 540/2011, no qual a proposta do utilização de recursos do FGTS em obras da Copa foi incluída. O relator da Lei Geral da Copa foi o deputado Vicente Cândido (PT-SP). A medida foi vetada pela presidente Dilma Rousseff, como noticiamos.

Nenhum comentário: