segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Papai Noel

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 24/12/2011
A equipe econômica cruzou os dedos neste fim de ano. Torce para a inflação de dezembro não estourar o teto da meta, que é de 6,5%. Se isso ocorrer, em plena corrida às compras na véspera do Natal, o Banco Central (BC) se verá em maus lençóis, pois terá que explicar as razões do fracasso na sua principal missão: manter o velho dragão da inflação enjaulado.

»   »   »

A salvação, porém, pode ser a chegada do Papai Noel chinês: a invasão de produtos baratos provenientes do gigante asiático, que joga os preços para baixo, dos brinquedos para crianças aos eletrodomésticos. No curto prazo, a oferta desses produtos fará bem à economia. A longo prazo, a conversa é outra, pois a concorrência chinesa é predatória para a indústria brasileira.

»   »   »

A propósito, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, bateram de frente. O primeiro prevê crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% em 2012; o segundo divulgou a nova previsão do BC: 3,5% do PIB. Ontem, a presidente Dilma Rousseff, em sua mensagem de fim de ano, mostrou mais sintonia com Mantega (ou será o contrário?), ao transmitir otimismo à população e divulgar os investimentos do governo até 2014. O melhor Papai Noel para os brasileiros não é o chinês, mas o Orçamento da União, que pode alavancar a economia e animar os empresários a investir.

Bumerangue

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) está sendo contestada por juízes federais por ter se pronunciado contra a investigação sobre a evolução patrimonial de magistrados e servidores do Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça suspeitos de enriquecimento ilícito. O grupo de discussão on-line da própria entidade virou fórum de debates sobre o assunto.Titular da 3ª Vara Federal de Campo Grande, o juiz Odilon de Oliveira, que apura crimes financeiros e de lavagem de dinheiro, reclama do fato de a Ajufe não ter consultado seus filiados antes de se pronunciar.

Campanha

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, recomenda cautela aos que querem se candidatar a prefeito ou vereador em 2012 no uso das redes sociais. Uma gracinha no Twitter ou no Facebook pode resultar em cassação de registro. Segundo o ministro, ninguém pode anunciar ou fazer campanha antes da primeira semana de junho.

Melhores

O pernambucano Eduardo Campos, do PSB, com 89% de aprovação, lidera a lista dos governadores mais bem avaliados do país, segundo pesquisa Ipope/Bandeirantes divulgada ontem. Em segundo lugar, aparece Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 74% e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, é o terceiro, com 71% de aprovação. A pesquisa ouviu 10.878 pessoas, entre homens e mulheres, em todo o país, entre  3 e 6 de dezembro.
 
Presente

A Assembleia Legislativa de Pernambuco resolveu melhorar a vida de 52 parlamentares e ex-parlamentares às vésperas do Natal. Na lista, prefeitos,
ex-prefeitos, ex-deputados, um senador, deputados federais, secretários e até conselheiros do Tribunal de Contas, que fiscaliza a aplicação das verbas públicas. Dois ainda exercem o mandato. Em 36 parcelas, cada uma vai até R$ 354 mil

Fica/ A senadora Marta Suplicy (PT-SP) não gostou da escolha de Mercadante para o lugar do ministro Fernando Haddad no Ministério da Educação. É uma ameaça à sua candidatura ao governo de São Paulo em 2014, projeto que passou a acalentar depois de impedida de concorrer à prefeitura de São Paulo. Permanecerá na vice-presidência do Senado até o fim do ano.

Secretariado/ O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), nomeou o deputado federal Rui Costa (PT) para a chefia de sua Casa Civil. Ocupará o lugar de Eva Chiavon, que assumiu recentemente a secretaria executiva do Ministério do Planejamento, em Brasília. Para a vaga na Câmara vai o suplente José Carlos
da Pesca (PP).

Tapete/ A Justiça Eleitoral determinou que o novo prefeito de Campinas (SP) seja escolhido por eleições indiretas, com o voto dos 33 vereadores. Ele substituirá Demétrio Vilagra (PT), que teve o mandato cassado quarta-feira, em votação na Câmara Municipal. Será a quinta vez que a cidade troca
de prefeito neste ano.

Feliz Natal/ São os votos deste colunista aos leitores do Correio e seus familiares.

Nenhum comentário: