sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mito noir

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Hoje é o último dia de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa o poder, depois de oito anos, como uma espécie de líder noir. Como aqueles mocinhos das histórias policiais, no imaginário popular, tem todos os defeitos de um cidadão comum — fala palavrão, erra no português, bebe cachaça, não dispensa uma rabada —, mas é duro na queda, encara qualquer parada e cuidou dos mais fracos e desvalidos. Em síntese, um homem comum que fez coisas extraordinárias, como ele mesmo gosta de proclamar.


» » »
É mais ou menos esse o tipo de carisma que Lula exerce desde quando liderou as greves dos metalúrgicos de ABC no fim da década de 1970, em plena ditadura militar. Esse carisma cimentou a fundação do PT e a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 2002, levou-o à Presidência da República. Porém, não foi corroído pelo exercício do poder, nem mesmo na crise do mensalão, muito pelo contrário. Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto como um mito político.

» » »

Assim como foi Getúlio Vargas, Lula é um líder político em contato direto com as massas, que já não depende da mediação do seu partido nem dos sindicatos para fazer política. Por isso, que a oposição não se iluda: Lula continuará exercendo enorme influência, mesmo fora do poder, não somente porque foi o artífice da eleição da presidente Dilma Rousseff, mas também porque seu carisma sobreviverá na planície. Para 87% da população, segundo as pesquisas de opinião, fez um bom governo.

Mídia

Não deixa de ser irônico. Getúlio Vargas construiu seu carisma em parte por causa da forma como soube utilizar o rádio. Do ponto de vista da comunicação, revolucionou a forma de atuar na política. Lula só aprendeu a lidar com a televisão depois de três derrotas eleitorais. No segundo mandato, usou e abusou da tevê aberta para se relacionar com o povo. Resultado: deixa o governo batendo recordes de popularidade.

Virada

A presidente eleita, Dilma Rousseff, passará a virada do ano com familiares na residência oficial da Granja do Torto. O futuro vice, Michel Temer, ficará com a família no apartamento funcional da Câmara, na 302 Norte do Plano Piloto. A residência oficial da presidência da Câmara já foi entregue e Temer só deve se mudar para o Jaburu depois de uma ampla reforma.

Via chinesa

As relações com a China passarão ao primeiro plano no governo de Dilma Rousseff, que dará mais atenção ao continente asiático, além de avançar na ampliação do Mercosul e aumentar a presença na África. Dilma programou uma viagem a Pequim em abril, para uma reunião dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), mas que pode se estender como visita oficial.

Mandatos

Lula deixa o poder como um político que poderia ter tentado um terceiro mandato, mesmo correndo o risco de lançar o país numa crise institucional. Não fez mais do que a obrigação, é verdade, mas do ponto de vista da nossa história republicana isso não é pouca coisa. Para não ir muito longe, depois da eleição de Tancredo Neves, foi o único que exerceu o poder de acordo com o mandato de origem: José Sarney era vice-presidente da República; Fernando Collor de Mello renunciou para evitar um impeachment; Itamar Franco também era vice; e Fernando Henrique Cardoso foi beneficiado pela emenda da reeleição.

Distância

Amigo da presidente eleita Dilma Rousseff de longa data, o deputado José Aníbal (PSDB-SP) manterá distância regulamentar de Brasília. Último integrante do primeiro escalão anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, comandará a Secretaria de Energia do governo de São Paulo.

Segurança

Chefe da segurança pessoal do presidente Lula, o general de divisão Marco Edson Gonçalves Dias transferiu o cargo ontem para o general de brigada Marcos Antônio Amaro dos Santos, que cuidará da segurança pessoal de Dilma Rousseff a partir da posse.

Saudade

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, não virá à posse de Dilma Rousseff porque ainda está de luto. Será o primeiro réveillon de sua família sem a presença do ex-presidente Nestor Kirchner, seu falecido marido.

Show

Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart’nália e Zélia Duncan comandarão o show da posse de Dilma Rousseff na Esplanada. Representando todas as regiões do país, 25 grupos de cultura popular também se apresentarão.

Submerso

O governador Renato Casagrande (PSB) assume amanhã o governo do Espírito Santo com 27 municípios em situação de emergência por causa das chuvas. Há quase 5 mil desabrigados.

Nenhum comentário: