sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Antessala do poder

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O PMDB está no governo, mas não está no poder. Esse é o sentimento generalizado dos parlamentares da legenda que até agora não emplacaram nenhum ministro no governo Dilma Rousseff, apesar de Michel Temer ser o vice-presidente eleito da República.

» » »

A bancada do PMDB na Câmara mandou recado ontem: quer dois representantes na Esplanada escolhidos entre os deputados: um na Agricultura — para garantir a forte representação ruralista da legenda — e o outro na pasta das Cidades — que virou o objeto de desejo de todos os partidos da base. Estão no telhado Wagner Rossi e Moreira Franco, que haviam sido indicados por Temer, respectivamente, para as pastas. O atual ministro da Agricultura ainda tem certo apoio na bancada, mas o ex-governador fluminense teria sido vetado pelo governador Sérgio Cabral(PMDB).

» » »

No Senado, a situação só aparentemente está tranquila. O senador Edison Lobão (PMDB-MA) voltaria ao Ministério de Minas e Energia por indicação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), com apoio do líder da bancada, Renan Calheiros (PMDB-AL). O problema é que a bancada quer uma compensação pela perda do Ministério das Comunicações e está de olho no Ministério dos Transportes. E há sangue novo na legenda, como Eduardo Braga (PMDB-AM), cotado para a pasta.

Frigideira

O vice-presidente eleito, Michel Temer, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entraram num acordo sobre a indicação de Sérgio Côrtes para o Ministério da Saúde. Faria parte da cota pessoal de Dilma Rousseff. Como a presidente eleita considera a nomeação para a Esplanada do secretário de Saúde fluminense parte da cota do PMDB, a conversa não passa de enrolação. Dilma procura ganhar tempo; enquanto isso, Côrtes fica na frigideira.

Avalista

A participação do presidente Lula na composição do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, mostra a importância que ele terá fora da Presidência, segundo o deputado paulista Devanir Ribeiro (foto). “Lula é o avalista do governo Dilma”, explica. O petista é amigo de Lula e tentou emplacar, no Congresso, um projeto viabilizando o terceiro mandato.

Fechado

A bancada do PP na Câmara já se conformou com a perda do Ministério das Cidades. Luta para emplacar o líder Mário Negromonte na pasta do Turismo, reduto dos petistas de São Paulo. O presidente da legenda, senador Francisco Dornelles (RJ), apoiaria a indicação da bancada federal. O parlamentar fluminense era o principal interlocutor da legenda perante o atual ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Fico

O movimento Fica Juca, que luta pela manutenção do atual ministro Juca Ferreira na pasta da Cultura, ganhou força no encerramento do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na noite de terça-feira, quando foi lido um manifesto em seu apoio. Era assinado por personalidades da cultura como Cícero Sandroni, Heloísa Buarque de Holanda, Chico César, Moraes Moreira, Paulo Betti, Milu Vilela, Leonardo Boff, Sérgio Cabral, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Renato Borghi.

Segurança

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande , convidou o desembargador federal Henrique Herkenhoff para ser o novo secretário de Segurança do estado. Capixaba, integra o Tribunal Regional Federal de São Paulo e precisa de uma autorização do Conselho Nacional de Justiça para exercer o cargo. Ex-procurador da República, Herkenhoff deu início ao combate ao crime organizado no estado. É sinal de que o novo governo, como o de Paulo Hartung (PMDB), terá a mão pesada com a bandidagem.

Insatisfeitos

A direção da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) anda preocupada com o andamento do projeto de lei orgânica para a reestruturação da Polícia Federal. Reclamam do relator Laerte Bessa (PSC-DF), que não deu atribuições a agentes, escrivães e papiloscopistas para atuarem de forma independente em serviços de rotina. A queixa da Fenapef é que a nova lei orgânica não leva em consideração a experiência dentro da carreira policial.

Senador/ Eunício de Oliveira (PMDB-CE) trocou o plenário da Câmara pelo do Senado. Já é tratado com toda deferência por colegas e funcionários da Casa. A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), eleita pelo Amazonas, também se ambienta no plenário do Senado.

Obras/ A Comissão Mista de Orçamento realiza hoje audiência pública sobre a situação das 32 obras que tiveram a paralisação recomendada pelo TCU. Foram convidados representantes da Petrobras, que, no ano passado, se recusou a prestar contas à comissão.

AIDS

O número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões, em 2009. No Brasil, estão infectadas cerca de 630 mil pessoas.

Seminário// O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara promove hoje o seminário Um Novo Marco Legal para o Setor Mineral Brasileiro. No centro da discussão, o prazo das concessões para a exploração de minério, seus encargos econômicos e sociais, e o valor dos royalties.

Publicado quinta-feira, dia 2, no Correio Braziliense

Nenhum comentário: