terça-feira, 7 de dezembro de 2010

É baiano

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
A bancada do PT reúne-se hoje para discutir a eleição da Mesa da Câmara, cuja Presidência pleiteia com base no critério da proporcionalidade. Na nova legislatura, desbancando o PMDB, será a maior bancada. Há quatro candidatos petistas a presidente da Câmara: o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP); o primeiro-secretário da Casa, Marco Maia (RS); e os ex-presidentes da Câmara João Paulo Cunha (SP) e Arlindo Chinaglia (SP). Dividida, dificilmente a bancada chegará a um consenso na reunião de hoje.

» » »

O grande trunfo do PT na eleição para a Mesa da Câmara é o acordo já fechado com o PMDB, no qual o líder Henrique Eduardo Alves (RN), que pleiteava a Presidência no próximo biênio, abriu mão da disputa em troca de apoio para o biênio seguinte. O Senado está fora desse rodízio, pois o PMDB não abre mão de comandá-lo durante todo o governo Dilma Rousseff. Sem esse acordo, o PT teria muitas dificuldades com os demais aliados.

» » »

Por causa de sua atuação quando presidiu a Casa, Chinaglia é o nome com mais trânsito entre os aliados. Mas como a decisão do PT será tomada entre os petistas, Vaccarezza é o favorito na bancada. O gaúcho Maia questiona a hegemonia do PT paulista no governo Dilma e faz disso plataforma de campanha na bancada. Vaccarezza minimiza o sentimento antipaulista citando Caymmi: “Acontece que eu sou baiano.”

Paulista

Derrotado na disputa pela Presidência da República, o ex-governador paulista José Serra (foto) está como aquele lutador de boxe que foi nocauteado e se levanta ainda grogue querendo lutar. Nos últimos dias, o tucano intensificou as conversas políticas com os aliados e manifesta a intenção de se manter na liderança da oposição. Até prova em contrário, sua intenção é se candidatar à Presidência da República pela terceira vez. “Não vou pendurar as chuteiras e me aposentar”, adverte.

Mineiro


O ex-governador mineiro Aécio Neves (foto) esteve ontem com o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Questionado sobre a sua candidatura em 2014, desconversou: “Eu acho que não podemos nos precipitar, teremos um encaminhamento natural a percorrer. Não dá para antecipar muito, essa é uma tática suicida e amadora. Hoje, talvez, eu seja uma alternativa, mas daqui a dois anos pode aparecer uma melhor.”

Sabatina

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sabatina hoje Alexandre Tombini, indicado para a Presidência do Banco Central. Aprovado pela comissão, seu nome deverá ser endossado pelo plenário. O substituto de Henrique Meirelles deverá comandar o BC a partir de 1º de janeiro. Funcionário de carreira do BC, foi levado para a equipe econômica do governo pelo ex-secretário de Tesouro Murilo Portugal. Atuou no Ministério da Fazenda e na Casa Civil ao longo dos governos de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e do presidente Lula.

Não abre

O Democratas decide amanhã o futuro do comando do partido. Uma ala insatisfeita com a atuação do presidente da legenda, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer que o senador José Agripino (DEM-RN) assuma logo o posto. O mandato de Maia, porém, foi prorrogado até o fim de 2011. A bancada da Câmara apoia Maia.

Abusado

A propósito da coluna de domingo, intitulada “Bandidos”, os leitores Leandro Dourado, Antônio Cesar Neves e Alan Souza esclarecem que o protagonista do livro Abusado, de Caco Barcellos, é o falecido Márcio Amaro de Oliveira, que chegou a chefiar o tráfico nas favelas Santa Marta e Ladeira dos Tabajaras. Ele foi morto em julho de 2003, na penitenciária de Bangu I, por seus próprios parceiros de tráfico do Comando Vermelho. O Marcinho VP acusado de ordenar os ataques recentes no Rio de Janeiro é Márcio dos Santos Nepomuceno, chefe do tráfico no Complexo do Alemão e um dos suspeitos da morte de Márcio Oliveira.

Celulares

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara promove hoje uma audiência pública sobre a telefonia móvel e sobre mudanças no Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas da Anatel. Estão convidados o ministro das Comunicações, José Filardi; o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg; e o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar.

Cartórios/ A Associação Nacional de Defesa dos Concursos para Cartórios (Andecc) realiza hoje manifestação em frente ao STF contra os donos interinos de cartório e a favor dos concursos públicos para exercício do posto.

Cartões/ A subcomissão de Finanças e Tributação da Câmara que discute regulamentação para os setor de cartões de crédito deve votar hoje o relatório do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) com novas regras para as operadoras.

Gastos

O Ministério Público Federal apresentou ontem os resultados das primeiras fiscalizações feitas nas obras necessárias para a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil. Ainda não foi possível saber qual será o montante total de investimento para o evento, embora os procuradores da República tenham identificado obras com superfaturamento de até R$ 85 milhões

Um comentário:

Marcos Pontes disse...

O João Paulo Cunha já enrolou a bandeira. Talvez por conta do processo do mensalão, no qual é réu, ficaria mui exposto.