quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

À farroupilha

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O deputado Marco Maia (RS) é o candidato do PT a presidente da Câmara no próximo biênio. Foi escolhido pela bancada petista depois das desistências do deputado Arlindo Chinaglia (SP), que já presidiu a Casa, e do líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), em reunião marcada pela tensão. Vaccarezza somente tinha o apoio de 39 deputados do grupo Construindo um Novo Brasil. As bancadas do Rio Grande do Sul e de Minas fecharam com Maia, que é minoritário no grupo, mas recebeu o apoio das demais tendências do partido.


» » »

Essa grande coalizão em torno de Maia isolou o núcleo até então hegemônico na bancada, do qual faz parte o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. Somente Chinaglia, ao desistir da disputa, transferiu 22 votos para o político gaúcho. O ex-presidente do PT Ricardo Berzoini também trabalhou muito contra Vaccarezza. A presidente eleita, Dilma Rousseff, não moveu uma palha para interferir na escolha. Foi comemorar seu aniversário com a filha e o neto em Porto Alegre e manteve distância da disputa.

» » »

No meio da tarde, após receber o apoio de Chinaglia e abrir a sessão da Câmara, Maia cruzou o salão verde cercado de seguranças e com ares de quem era o dono da situação. Foi ao gabinete do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), a fim de reiterar o acordo do PT com o PMDB para que as duas legendas se revezem na Presidência da Casa.

Barraco//

A Procuradoria Regional Eleitoral do Acre pediu à Justiça Eleitoral a cassação dos mandatos do governador eleito Tião Viana (PT); de seu irmão, senador Jorge Viana (PT); e do senador Edvaldo Magalhães (PCdoB) por abuso de poder econômico, de poder político e dos meios de comunicação.

Governista

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (foto), do PMDB-RR, tem grandes chances de continuar no posto. Tem o apoio do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e do líder da bancada do partido, Renan Calheiros (AL). Se for confirmado, será um dos mais longevos da história. Serviu aos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva.

Caixa dois

Ficou para o próximo ano a votação do Projeto de Lei nº 354/2009, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que permite a repatriação de recursos de brasileiros mantidos no exterior e não declarados ao Fisco, desde que para investimentos em infraestrutura, habitação, agronegócio ou ciência e tecnologia. A Receita Federal apoia o projeto. Estima-se um retorno ao país da ordem de US$ 50 bilhões

Recauchutados

Enquanto a compra de novos caças continua empacada, a Força Aérea Brasileira está recauchutando os velhos aviões Bandeirantes de transporte pessoal e de carga, que servem ao governo federal e às Forças Armadas. O primeiro C-95 modernizado voou ontem, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, com equipamentos eletrônicos desenvolvidos pela Aeroeletrônica (AEL).

Vantagem

Maia concorrerá ao comando da Câmara no pleno exercício da Presidência da Casa. É que Michel Temer (PMDB-SP) renunciará ao cargo na Mesa após ser diplomado vice-presidente da República. Essa posição inibe a candidatura do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), segundo-secretário da Mesa, que já andava sondando o baixo clero para ir à luta.

De fora

Ex-presidente da Câmara, o deputado Aldo Rebelo, do PCdoB-SP, avisou aos aliados que não pretende se candidatar à Presidência da Câmara pelo bloquinho PSB-PDT-PCdoB. Outro que também já disse que estará fora da disputa é o vice-líder do governo Márcio França (PSB-SP). Quem anda assuntando sobre a possibilidade de uma candidatura é o deputado mineiro Júlio Delgado (PSB).

Colateral

O convite feito à economista Tereza Campello para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social foi a gota d’água para que os petistas mineiros retirassem o apoio a Cândido Vaccarezza e migrassem para Marco Maia. A bancada não gostou de saber que o grupo de Patrus Ananias ficaria fora da pasta.

Vida/ Será lançada amanhã a biografia José Alencar — Amor à vida (Editora Sextante), de autoria da jornalista Eliane Cantanhêde. Narra a trajetória do self-made man mineiro que virou vice-presidente da República. Às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, no Lago Norte.

Censura/ A ativista de direitos humanos Rosa dos Santos ficou revoltada e promete processar o deputado Fernando Chiarelli (PDT-SP). Ela faz parte da Comissão da Verdade, que tenta, no Congresso, abrir os arquivos secretos da ditadura. Discutia com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) quando Chiarelli mandou que ela calasse a boca.

Monitorado/ O deputado eleito Tiririca (PR-SP), que obteve a votação mais expressiva das últimas eleições, visita a Câmara hoje. Para não passar despercebido entre os colegas, será ciceroneado pelo líder da bancada do PR, Sandro Mabel (GO).

Coluna Brasília/DF publicada na quarta-feira, 15 de dezembro, no Correio Braziliense

Nenhum comentário: