terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bons cabritos

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), não tem nenhuma objeção ao convite feito ao deputado Ciro Gomes (PSB) para voltar ao Ministério da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff. A versão em contrário seria “intriga da oposição”. As duras declarações do ex-ministro contra o PMDB — chegou a acusar a legenda aliada de estar sob comando de uma quadrilha —, são águas passadas.


» » »

No exterior, Ciro se mantém informado por meio de seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). O político cearense fez tudo errado na sucessão. Se lançou candidato à Presidência da República contra a opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o queria como candidato a governador de São Paulo, estado para o qual chegou a transferir o título de eleitor. Também não levou em conta que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, não tinha o menor interesse na candidatura. Acabou obrigado a sair do páreo e ficou sem mandato. Apoiou Dilma por pressão do irmão.

» » »

Nas negociações para a formação do novo governo, Ciro foi rifado pela cúpula do PSB, que indicou o ex-prefeito de Petrolina Fernando Bezerra Coelho para a pasta da Integração Nacional. Dilma, porém, atirou-lhe uma boia. Prefere tê-lo por perto do que como franco-atirador. Ciro, porém, é guloso: reivindica o Ministério da Saúde. O assunto deve ser decidido até quarta-feira.

Limpos//

Após uma discreta participação na Corrida contra a Corrupção, promovida por entidades não governamentais, o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), fez questão de reforçar que fará um governo só de fichas limpas. O seu secretariado ainda é uma incógnita.

Troia

A bancada do PT escolhe hoje o seu candidato a presidente da Câmara. Três nomes estão na roda: o líder do governo, Candido Vaccarezza (SP); o primeiro-secretário da Mesa, Marco Maia (RS); e o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (SP). Ontem, houve uma reunião da tendência majoritária Construindo um Novo Brasil para tentar convencer Marco Maia (foto) a aceitar a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência e desistir da disputa com Vaccarezza. Ambos são do grupo. Chinaglia, que não faz parte da tendência, ameaça abrir mão da candidatura e apoiar o parlamentar gaúcho. A hegemonia da antiga Articulação corre risco de implosão.

Apagão

A frente parlamentar para a Saúde se reúne hoje para discutir a falta de repasses para custeio do Serviço Único de Saúde (SUS). Segundo o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), os salários dos funcionários em hospitais públicos e nas santas casas não foram pagos por atraso nos repasses. Perondi alerta para um “apagão” no sistema de saúde brasileiro caso o governo federal não faça imediatamente um repasse para os estados e municípios no valor de R$ 2,5 bilhões. O presidente Lula, ciente do problema, tira o corpo fora e põe a culpa na oposição, que derrubou o imposto do cheque, a CPMF.

Debandada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenta conter a debandada de sua equipe. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, aceitou o convite do governador Tarso Genro (PT) para ser secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul. Marcos Galvão, secretário de Relações Internacionais, será embaixador no Japão. Nelson Machado, secretário executivo, é outro que vai sair. Mantega tenta segurar o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, como novo secretário executivo.

Comando

O senador Valdir Raupp, do PMDB-RO, primeiro vice-presidente nacional do partido, assumirá o comando do PMDB interinamente. Um pedido de licença de Michel Temer, vice-presidente da República eleito, evitará a eleição de novo presidente. Quem estava de olho no cargo era o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Captação

Por meio de diversas operações com instituições e bancos nacionais e internacionais, a Petrobras fechará o ano com um volume de captação de recursos da ordem de US$ 16 bilhões

Aprovação/ O Senado deve aprovar hoje, em plenário, a indicação do economista Alexandre Tombini para a Presidência do Banco Central.

Posse/ A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vai mudar de comando no próximo dia 16, quando tomará posse a nova diretoria, presidida pelo desembargador paulista Henrique Nelson Calandra.

Justiça/ A partir de 1º de janeiro de 2011, deixará de circular o Diário da Justiça. O Diário Oficial passará a editar os documentos da Justiça.

Reforma/ Líder do PR na Câmara, o deputado Sandro Mabel (GO) será um dos palestrantes no debate sobre a Reforma Tributária promovido hoje pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). É relator da PEC nº 233, que propõe mudanças no Sistema Constitucional Tributário.

Nenhum comentário: