terça-feira, 9 de março de 2010

Cumbuca petista

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Macaco velho às vezes mete a mão em cumbuca. O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz não gostou da nota intitulada Culatra, publicada no sábado. Segundo o competente jornalista Hélio Doyle, seu porta-voz, teríamos cometido dois equívocos ao manifestar “opinião e preferências na coluna”. Sem entrar no mérito desse comentário, vamos direto aos dois equívocos, nas palavras do assessor:

» » »

“1 – A questão tratada na carta do Agnelo não vinha sendo tratada à boca miúda no PT. Na véspera da divulgação da carta, o assunto foi levado à reunião do Diretório Regional por dois aliados do Magela: Gustavo Balduíno e Hélio José. Antes, Magela e aliados falavam abertamente do assunto para militantes, jornalistas e políticos de outros partidos. A carta não foi um tiro pela culatra, pelo contrário. Até porque o Agnelo nada tem a esconder sobre o assunto.

» » »

2 – Qualquer petista, incluindo Magela, sabe que a candidatura de Agnelo ao governo é apoiada ou tem a simpatia da maioria expressiva do Diretório Nacional, da comissão executiva nacional, do Diretório Regional e da comissão executiva regional. É de goleada, todos sabem. Não tem o menor sentido dizer que Magela tem mais trânsito do que Agnelo entre dirigentes do PT. Aliás, Magela sabe bem o que Lula pensa dele. Da insistência em ser candidato a governador, da intenção de disputar o Senado e do trabalho como relator do orçamento.”

Obs: a nota registrava a repercussão negativa da carta de Agnelo sobre o encontro reservado com o ex-secretário do GDF Durval Barbosa, no qual foram exibidos os vídeos da propina, dois meses antes do escândalo estourar. O encontro gerou muita fofoca no PT e entre seus aliados.

Outro lado

Enquanto Agnelo estrila, Geraldo Magela faz campanha contra ele: “Tem gente aí que está de sapato alto, achando que já ganhou e até dividindo cargos no governo”, dispara. “Eleição só se ganha depois de contabilizado o último voto, até porque nosso principal adversário, o ex-governador Joaquim Roriz, é um candidato forte e precisamos reconhecer isso.” Magela deveria participar no sábado, em Ceilândia e no Recanto das Emas, de dois debates com o ex-ministro Agnelo Queiroz, que não compareceu. Alegou seguir orientação da Executiva Nacional. Há um debate marcado para o dia 15 entre os dois. Ou seja, o pau quebra no PT-DF.

Escalados

Convalescendo de uma pequena cirurgia, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, está mesmo escalado para ser candidato a governador de São Paulo pela legenda. Na cúpula do PT, o agastamento com Ciro Gomes (PSB) é cada vez maior e todos querem Aloizio na cabeça de chapa. O senador petista só escapará do cerco se Lula deixar ou o governador paulista José Serra (PSDB) desistir de disputar a Presidência da República. A ex-prefeita Marta Suplicy (foto) seria candidata ao Senado.

Prejuízo

A sindicância que apura o vazamento do gabarito da segunda etapa do exame da OAB vai apontar não só o responsável pela fraude, como quem arcará com o prejuízo. Uma cláusula do contrato assinado entre as 27 seccionais da OAB e o Cespe, responsável pela aplicação das provas, determina que o ônus da reaplicação do exame cabe à parte responsável pelo fato. A etapa cancelada custou R$ 1,3 milhão.

Mulheres

Com um risco estimado de tumor no colo de útero de 18 casos para cada 100 mil mulheres, o Brasil ainda não tem um programa nacional de combate ao câncer ginecológico. Estima-se que o número de novos casos de câncer do colo do útero, em 2010, será de 18.430

Sem essa

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), saiu em defesa do novo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e minimizou os efeitos das denúncias do procurador José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, contra o petista. “Ele assumiu a presidência do Bancoop para sanear as finanças da cooperativa e agiu de acordo com entendimentos com o Ministério Público, em cujo conselho superior o procurador Blat foi voto vencido.” A Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, segundo o procurador, é suspeita de suposto desvio de dinheiro para a campanha eleitoral do PT.

Hamlet

O prefeito de Campina Grande (PB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), convidado pelo governador José Maranhão (PMDB) para vice de sua candidatura à reeleição, ainda está em dúvida se aceita ou não a parceria. O convite foi para valer e surpreendeu o mundo político da Paraíba.

A conta/ A Câmara vai discutir amanhã o impacto dos custos da energia elétrica na indústria. “O aumento do preço está provocando uma fuga dos investimentos estrangeiros no país.” O alerta é do deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ), para quem a raiz do problema é a mudança da política operativa do sistema, realizada pelo governo em 2008. As mudanças geraram um custo adicional de R$ 2,3 bilhões, que foram repassados às contas de eletricidade. O resultado seria a perda de competitividade da indústria de base brasileira.

Burrice/ O conselheiro federal da OAB pelo Ceará, Paulo Quezado, levou ontem às gargalhadas seus colegas de plenário, onde endossou as posições do presidente Ophir Cavalcante no caso Arruda. Para Quezado, se não por obstrução à Justiça, Arruda deveria ter sido preso por burrice, ao enviar um “bilhetinho” para um jornalista com proposta de suborno.

Caxias/ Todo os agentes e delegados da Polícia Federal estão batendo o ponto nas unidades da instituição. Até o diretor-geral, Luiz Fernando Correia.

3 comentários:

oPTe pelo melhor disse...

Magela está disposto a qualquer coisa pra chegar ao poder e isso é perigoso, pois, quando alcançar o poder pode esta disposto a qualquer coisa pra se dar bem...

Unknown disse...

A carta do Agnelo não podia ser mais clara. Estou com ele e acredito que vai ser um ótimo governador

Unknown disse...

Hélio Doyle foi extremamente competente em manifestar sobre o equívoco cometido. Não existe nada entre o PT que esteja sendo levado em "boca miúda", se acompanhar diariamente as notas lançadas pelos blogs do PT, verá que está tudo esclarecido. A carta está no blog do Agnelo clara para todos lerem. Como disse Hélio Doyle "A carta não foi um tiro pela culatra, pelo contrário. Até porque o Agnelo nada tem a esconder sobre o assunto". Estou confiante e acredito nele.