quarta-feira, 17 de março de 2010

Escrito das estrelas

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


Supersticioso, o governador de São Paulo, José Serra, está em pleno inferno astral. Aos correligionários, argumenta que não pretende anunciar sua candidatura antes do próximo dia 19, data de seu aniversário, porque daria azar. Em 2002, lançou-se antes de acabar o desventuroso mês que antecede o seu aniversário e se deu mal. Nas eleições subsequentes, em 2004, quando disputou a Prefeitura de São Paulo, e em 2006, quando concorreu ao Palácio dos Bandeirantes, procedeu de modo diferente e colheu melhores frutos.

» » »

Essa pode ser uma conversa para continuar enrolando os tucanos e seu aliados e, assim, permanecer encorujado, como a ave que acompanha sua jornada de trabalho. É notívago inveterado. Do signo de Peixes, Serra é leitor do renomado astrólogo Oscar Quiroga, que no horóscopo de ontem escrevia como se fosse o estrategista do candidato tucano: “Demonstre sem pudor nem temor sua capacidade organizadora, congregando correntes diferentes de pensamento através de suas atitudes e empreendimentos. Nada deve ser feito em nome do passado, mas do futuro”. Perfeito para Serra, que pretende descolar sua imagem de Fernando Henrique Cardoso e se colocar como o anti-Dilma, e não o anti-Lula. O tucano consultará uma amiga numeróloga para decidir o dia de lançamento de sua candidatura.

» » »

Em tempo: será divulgada hoje mais uma pesquisa de opinião CNI/Sensus, na qual Serra manteria vantagem em relação a Dilma Rousseff. Se isso ocorrer, será comemorada por tucanos e petistas. Agrada aos primeiros porque consolidaria a candidatura de Serra; aos segundos, porque temem que o tucano desista de concorrer à Presidência se levar um xis de Dilma antes de começar a campanha.


Honduras é aqui//

A crise institucional no Distrito Federal caminha para uma solução do tipo “hondurenha”. Ou seja, todos manobram — inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) — para empurrar o assunto com a barriga, até que as eleições — que precisam transcorrer com lisura — apontem o novo governador de Brasília.

Big Brother

Há mais coisas no ar do que os caças supersônicos que a Força Aérea Brasileira pretende adquirir. Os norte-americanos estão monitorando todas as negociações e personagens envolvidos. Avaliam que o tema é tão complexo que já derrubou dois ministros, o embaixador Júlio César, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e o embaixador José Viegas, ex-ministro da Defesa do governo Lula. Até agora, o ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto), tirou de letra as pressões. Afinado com o presidente Lula, não acredita em bruxas. Mas que existem, existem.

Barriga

No que depender do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o regime de partilha dos royalties de petróleo não será mesmo votado tão cedo. Provável relator do projeto, Renan prepara a agenda para se reunir em breve com os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), para abrir as discussões do pré-sal. Em seguida, se encontrará com governadores de alguns estados não produtores. Sem pressa.

Manera

Com a garantia do veto presidencial dada pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), parlamentares do Rio acham que é hora de moderar o tom e evitar o confronto com os outros 24 estados. “O momento é de baixar a bola. O confronto já se mostrou uma saída prejudicial”, pondera o deputado Brizola Neto (PDT-RJ). Hoje haverá uma grande manifestação no Rio comandada pelo governador Sérgio Cabral.

Coringa

O PMDB testa novos nomes para emplacar no lugar do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que deixa o cargo em abril. Com a resistência do Planalto ao chefe de gabinete de Costa, José Artur Filardi, a vaga pode cair no colo do ex-senador Fernando Bezerra (foto), que trocou o PTB pelo PMDB. Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, o potiguar foi líder do governo nas gestões de FHC e de Lula.

Depoimento

Os membros da CPI da Corrupção se reunirão hoje com o diretor-geral em exercício do Departamento de Polícia Federal, Luiz Pontel de Souza, às 10h. Querem agendar o depoimento de Durval Barbosa Rodrigues, delator do esquema de corrupção no Governo do Distrito Federal, em apuração também na Polícia Federal e no Superior Tribunal de Justiça.

Pires

Prefeitos de todo o país reclamam das constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só neste mês, o FPM já registra uma perda em relação ao primeiro repasse de fevereiro de 45,31%

Pururuca/ O apartamento do deputado federal Fábio Ramalho (PV-MG), conhecido como Fabinho Liderança, concorre, toda quarta-feira, com os tradicionais redutos gastronômicos dos políticos em Brasília. Hoje, o pretexto para o banquete à mineira é uma homenagem ao secretário de Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, que retorna à Assembleia Legislativa.

Pé no barro/ O senador Gerson Camata(PMDB-ES) está em dúvida se libera a vaga para que a deputada Rita Camata (PSDB-ES), sua mulher, concorra ao Senado. No fim de semana, foi a dois casamentos e a um velório no interior do Espírito Santo. “Eram meus eleitores”, justifica.

Engenheiros/ A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) foi convidada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República a contribuir com propostas da categoria para o crescimento do país. “Somos profissionais do desenvolvimento”, afirma Murilo Pinheiro, presidente da FNE, que hoje apresentará ao ministro Samuel Pinheiro Guimarães o manifesto Cresce Brasil + engenharia + desenvolvimento e a superação da crise.

Nenhum comentário: