sábado, 27 de março de 2010

A chapa de Agnelo

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
luizazedo.df@dabr.com.br


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e os deputados federais Tadeu Filipelli (PMDB-DF) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) se reuniram ontem e decidiram exigir do PT que abra mão das duas vagas de candidato ao Senado e da de vice de Agnelo Queiroz, candidato petista ao Governo do Distrito Federal. Não aceitam que o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) ocupe uma das vagas ao Senado. Se isso ocorrer, PDT, PMDB e PSB ameaçam lançar outro candidato a governador, no caso, o senador Cristovam Buarque. O ex-governador do DF, porém, defende o nome de Agnelo e foge da disputa pelo GDF como o diabo foge da cruz, apesar de pressionado por seu próprio partido.

A chapa parece óbvia: Agnelo, governador; Filipelli, vice; Cristovam e Rodrigo para o Senado. Viabilizaria uma ampla coalizão pró-Dilma Rousseff em Brasília, incorporando outras legendas governistas, mas ainda não está fechada porque o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, preocupado com as sequelas das prévias realizadas pela legenda, admitiu bancar Magela numa das vagas ao Senado, segundo revelou o parlamentar petista. A disputa com Agnelo teria revelado uma grande distância entre a cúpula da legenda e boa parte da militância petista. A presença de Magela na chapa majoritária seria a garantia de unidade do partido e poder de mobilização da sigla para a disputa.

O problema é que essa solução esbarra na resistência dos aliados, principalmente na do deputado Rodrigo Rollemberg, que pretende concorrer ao Senado e ameaça se lançar candidato a governador numa composição com outras legendas excluídas da aliança. A situação de Cristovam é tranquila: apesar de pressionado pelo presidente do PDT local, Ezequiel Nascimento, que gostaria de vê-lo candidato ao governo do GDF para desbancar o PT, o senador por Brasília prefere concorrer à reeleição.

Bom cabrito

O governador Sérgio Cabral (PMDB) reiterou ontem, durante inauguração de estação de tratamento de esgotos em Mangaratiba, que conta com o pleno apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reverter a decisão da Câmara que retira do Rio de Janeiro a participação especial nos royalties de petróleo. Segundo ele, Lula bancará o acordo feito com o Rio e com o Espírito Santo. O presidente da República até agora não deu garantias de que vetará a decisão. Aposta num acordo político no Senado.

Propaganda

O PMDB vai regionalizar suas inserções nacionais de rádio e tevê. A executiva da legenda decidiu ceder para os estados os cinco minutos a que tem direito em cadeia nacional em 10, 13, 15 e 17 de abril. Com isso, quer dar uma força na campanha em 16 estados onde os peemedebistas têm chances reais de vitória. O Tribunal Superior Eleitoral já deu o aval para a doação.

Sertão

A licitação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, ligando Ilhéus a Barreiras, no oeste baiano, terá o valor de R$ 6 bilhões. Passará pelas cidades de Caetité, Brumado, Bom Jesus da Lapa e Luiz Eduardo Magalhães, com uma extensão de 1.526 quilômetros

Mortal

Sozinho, com uma mochila na mão, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) desembarcou em Congonhas, São Paulo, às 17h de ontem, sem que ninguém o aguardasse. Foi para a fila dos táxis como um simples mortal, nem parecia um candidato à Presidência da República, que normalmente anda com pelo menos um assessor.

Armação

Na inauguração do gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), na Bahia, onde PT e PMDB se enfrentam com grande animosidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência da República, ficaram na maior saia justa por causa de uma vaia ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (foto/E), do PMDB. Com medo de que abandonasse o palanque, o governador Jaques Wagner (foto) do PT, passou um pito nos manifestantes e elogiou o desafeto. A tese dos dois palanques na Bahia está por um fio: Geddel acha que foi tudo armação.

Pequenos - Só depende do Senado a destinação de um quarto dos investimentos do BNDES para as micro, pequenas e médias empresas, estimado em R$ 20 bilhões. A proposta foi aprovada pela Câmara. O segmento é responsável pela geração de quase 80% dos empregos existentes no país.

Cururu - O PCdoB resolveu lançar a candidatura do advogado José Messias de Souza nas eleições indiretas para governador do Distrito Federal, marcadas para o dia 17, na Câmara Legislativa. É um anticandidato.

Asilo - O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) enviou carta ao presidente Lula sugerindo que o Brasil ofereça asilo aos presos políticos cubanos em greve de fome. Acredita que o gesto humanitário brasileiro é uma boa solução para o regime de Fidel Castro.

Nenhum comentário: