sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trilhos de fora

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Espetacular o “desbalanceamento” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual o governo aporta bilhões em infraestrutura e parte considerável do dinheiro migra para fora do país na compra de máquinas e equipamentos. É exemplar o caso do trem-bala Rio-São Paulo, orçado em R$ 33 bilhões, cujo edital foi lançado nesta semana. O Brasil não fabrica trilhos faz muito tempo, importa-os da Polônia e da China. É de lá, por exemplo, que vem o aço para a construção da Ferrovia Transnordestina.

» » »

“Estamos discutindo essa questão. A Usiminas parou de fabricar trilhos porque não havia demanda, mas agora eles estudam reativar a produção”, minimiza o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, um tanto incomodado com a situação. O Brasil exporta para os dois países o minério que depois compra de volta como produto industrializado, apesar de ter um dos maiores e mais competitivos parques siderúrgicos do mundo.

» » »

Paulo Bernardo acredita que o projeto do trem-bala provoque um grande avanço tecnológico no país, uma vez que sua construção implicará na modernização do setor ferroviário brasileiro. O problema é que as empresas que disputam esse tipo de licitação costumam entrar na briga com fornecedores já pactuados. E nenhuma empresa brasileira tem pegada para ganhar a licitação.

Passeata

O presidente Lula sobe no palanque da candidata petista Dilma Rousseff hoje, durante comício na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. O presidente do diretório estadual do PT, deputado Luiz Sérgio, prevê a maior manifestação da campanha até agora, com direito a uma passeata pela Avenida Rio Branco, a partir da Candelária. A concentração começa às 17h.

Crack

O ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, do DEM-PR, desistiu da reeleição. A partir do próximo ano, ele vai se dedicar apenas a combater o crack. Segundo o deputado federal, o problema de saúde pública se tornou uma epidemia. Ele quer aproveitar a experiência acumulada em visitas oficiais a seis países para implementar tratamentos mais eficazes aos viciados na droga.

Acabou

O recesso parlamentar está previsto em lei para começar na próxima segunda, mas ontem já não havia quorum para a Câmara funcionar. Estavam presentes 35 deputados

Palmada

O senador Cristovam Buarque (foto), do PDT-DF, criticou ontem os dois projetos de lei enviados ao Congresso Nacional pelo presidente Lula para proteção das crianças. “São um avanço jurídico, mas de uma maneira incompleta. Os maus-tratos a uma criança não se dão apenas fisicamente, se dão também pelo abandono. E isso não estamos conseguindo vencer”, disparou.

Blindado

Nem o FBI conseguiu quebrar os códigos de segurança do HD dos computadores do banqueiro Daniel Dantas apreendidos durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, informou à Câmara que a PF desistiu da decodificação por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Multa

A Procuradoria-Geral da República entrou com um pedido de multa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), vice de José Serra, por propaganda antecipada. Quando foi indicado para compor a chapa de oposição, o parlamentar tuitou adoidado. O PT havia acionado o TSE pela mesma razão, mas o caso foi arquivado.

Avanço

O comando da campanha de José Serra (PSDB) avalia que o açodamento do presidente Lula na campanha de Dilma Rousseff (PT) tem um motivo relevante: reverter uma vantagem de três pontos percentuais de Serra em relação à petista nas pesquisas. Segundo levantamentos internos dos tucanos, o avanço teria ocorrido em Minas, em alguns estados do Nordeste e no Sul do país.

Nassau/ A Câmara dos Deputados aprovou ontem um projeto que institui 2011 como o ano da Holanda no Brasil. A proposta é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e de outros 31 parlamentares das bancadas do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Comemora o centenário da chegada dos imigrantes holandeses em Carambeí (PR), nada a ver com a invasão holandesa do Nordeste comandada pelo conde João Maurício de Nassau-Siegen.

Prêmio/ Nove vencedoras do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas participarão, no próximo dia 21, de encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Organizado pelo Sebrae Nacional, pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pela Gerdau e pela Fundação Nacional da Qualidade, o prêmio reconhece as empresas que investem em gestão e empreendedorismo. No ano passado, foram mais de 57 mil inscrições.

Nenhum comentário: