quarta-feira, 28 de julho de 2010

Radicais de esquerda

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Ignorados pela cobertura diária da mídia, o papel de quatro candidatos de esquerda na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é uma incógnita. Plínio de Arruda Sampaio (PSol) terá pouco mais de um minuto de tevê. Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU) e Rui Pimenta (PCO) terão 40 segundos diários para expor suas ideias. Contra quem pretendem disparar na mídia eletrônica?

» » »

Em princípio, os quatro são críticos do “aggiornamento” petista, que, ao longo dos anos, representou o abandono de velhas bandeiras da esquerda radical, como a estatização dos bancos, a taxação do capital estrangeiro e a expropriação dos latifúndios, dentre outras. Atacam duramente as alianças e a moderação do governo Lula.

» » »

Nos movimentos sociais, sobrevivem graças à crítica sistemática aos líderes petistas. Acusam o PT de abandonar propostas como o fim do imposto sindical e a adoção dos contratos coletivos de trabalho, que simbolizariam a autonomia sindical. Num eventual segundo turno, porém, jamais apoiarão o tucano José Serra, que consideram o candidato da direita.

Plínio

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (foto) é um veterano democrata-cristão que aderiu à teologia da libertação e às comunidades eclesiais de base, sendo um dos fundadores do PT. Sua candidatura foi uma resposta da dissidência petista que fundou o PSol à moderação da candidata do Partido Verde, Marina Silva. A legenda atua no Congresso, nas universidades e em alguns sindicatos.

Ivan

Ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio Janeiro, Ivan Pinheiro (foto) é um sindicalista da mesma geração do presidente Lula. Comunista ortodoxo — daqueles que considera Mikhail Gorbatchov o responsável pela dissolução da União Soviética —, liderou a dissidência à mudança de sigla do antigo Partidão e refundou o PCB da foice e do martelo.

Zé Maria

Veterano das greves do ABC de 1978, o ex-metalúrgico José Maria de Almeida é o principal líder do PSTU, cuja origem é a antiga Convergência Socialista, corrente trotskista ligada à Quarta Internacional, do marxista argentino Nahuel Moreno e que participou da fundação do PT. Deixou o PT quando a Articulação exigiu a dissolução da Convergência.

Rui

Ex-líder estudantil, o jornalista Rui Costa Pimenta também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, no fim da década de 1970, como integrante da corrente trotskista Causa Operária. Após um histórico de choques com a direção do PT, foi expulso da legenda em 1996 e fundou o Partido da Causa Operária (PCO).

Multas

Com a multa que recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem, no valor de R$ 10 mil, por propaganda eleitoral antecipada, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, já deve à Justiça Eleitoral a quantia de R$ 25 mil

Escolta

Cada candidato que participará do primeiro debate em televisão, em 5 de agosto, na Rede Bandeirantes, em São Paulo, terá direito a levar 25 acompanhantes. Mesmo assim, a disputa por um lugar na plateia nas campanhas pegou fogo. Estão com a presença confirmada Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol).

Pesquisas


Mais 24 pesquisas estão sendo realizadas nesta semana. O Ibope realiza 15 delas, sendo uma nacional e as demais regionais. Os estados pesquisados são Espírito Santo, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Os institutos IBGS, Tráfego, Soma, Intelligence, Ibrape e Serpes também estão em campo.


Acantonado/ O ministro da Cultura, Juca Ferreira, deslocou seu gabinete para o Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, no Setor de Clubes Esportivos Norte, em Brasília. O local recebe a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que reúne cerca de 800 participantes de 187 países. Motivo: o ministro é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e sua agenda foi tomada por reuniões bilaterais.


Temática/ Na reunião de programa de governo realizada ontem no comitê de Dilma Rousseff, em Brasília, a pauta da vez foi a juventude. Esse será o primeiro tema da campanha da candidata a ser fechado em seu programa. As propostas para a educação, a segurança e a saúde — que são prioridades para o tucano José Serra — ainda estão em fase de elaboração.

Prata da casa/ O presidente Lula ficou satisfeito com a primeira convocação de Mano Menezes para a Seleção Brasileira. Segundo interlocutores, Lula disse que essa foi a primeira vez que soube o nome da metade do time, já que tem bastantes jogadores atuando no Brasil

Nenhum comentário: