sexta-feira, 23 de julho de 2010

Partido da ordem

Luiz carlos Azedo
Com Leonardo santos
luizazedo.df@dabr.com.br

José Serra (PSDB) subiu o tom dos ataques ao PT e à candidata do partido à Presidência, Dilma Rousseff. O tucano tenta atrair para os votos do chamado "partido da ordem", aquele eleitorado mais conservador, mais moralista e incomodado com a "desordem social". Seu endosso às críticas de Índio da Costa ao PT, por causa das antigas relações da legenda com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), têm esse sentido.

Serra critica duramente a política de segurança do governo Lula, que chama de omissa em relação à expansão do tráfico de drogas e ao contrabando de armas nas fronteiras do país, e questiona as relações do Brasil com o governo da Bolívia, cuja produção de coca teria se expandido em razão do aumento do consumo de cocaína no Brasil.

É um movimento de flanco cujo objetivo eleitoral é conquistar uma fatia do eleitorado atraída por Dilma graças às alianças com o PMDB e outras legendas mais conservadoras. Serra tenta colar em Dilma a imagem de petista radical, o que ela nunca foi, apesar da militância na guerrilha urbana durante o regime militar. Explora a necessidade da candidata de reforçar seus vínculos com a legenda para mobilizar os militantes petistas e dar à sua campanha um caráter de massas e mais popular. É um jogo arriscado do tucano.

Overdose

Índio da Costa exagerou ao acusar o PT de ligação com o narcotráfico, embora tenha mitigado a afirmação posteriormente. O resultado da overdose foi o direito de resposta concedido ao PT pela Justiça Eleitoral. Agora, durante uma semana, o site do PSDB terá que exibir o repúdio petista à afirmação.

Fronteira

O governo pretende reforçar o policiamento nas fronteiras, para onde serão destacados 585 novos policiais federais.

Problema

O rompimento das relações da Venezuela com a Colômbia corrobora as críticas do tucano José Serra à política externa brasileira, mas o governo pretende fazer do limão uma limonada. Avalia que a decisão é um factoide do presidente venezuelano, Hugo Chávez, para desgastar o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que deixa o governo depois de oito anos de mandato. Lula vai trabalhar para reatar a relação entre os dois países após a posse do novo presidente eleito, Juan Manoel Santos.

Filantropia

Decreto presidencial que regulamenta a Lei nº 12.101, que trata da concessão de certificado de entidade beneficente de assistência social para isenção das contribuições para a seguridade social, transferiu a competência das certificações das entidades beneficentes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação e da Saúde, conforme a atividade-fim. A mãe da criança é a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes (foto). Vai dar confusão.

Tangente

Joaquim Roriz, candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, ainda terá que esperar mais um pouco para agendar a visita de José Serra a Brasília. O tucano sai pela tangente quando é questionado sobre o apoio do PSDB ao ex-governador do Distrito Federal, cuja candidatura corre risco de naufragar por causa da lei da Ficha Limpa.

Cautela

Gato escaldado, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (foto) aconselha a petista Dilma Rousseff a restringir ao máximo a participação em entrevistas e debates. A candidata do PT, porém, está cada vez mais confiante e disposta a partir para o confronto com a oposição.

Suplente / Candidato ao Senado pelo Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) escalou para sua suplência o ex-presidente do Sindicado dos Policiais Federais do Distrito Federal Cláudio Avelar (PCdoB). Tenta neutralizar o candidato do DEM, Alberto Fraga, que é policial militar.

Descanso / O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, saiu de cena no meio do tiroteio eleitoral envolvendo a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau. Durante as férias de Gurgel, assume o posto a subprocuradora da República Débora Duprat.

Autores / O presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, prometeu ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, designar um dos conselheiros da Ordem para analisar a proposta do governo federal que modifica a Lei de Direitos Autorais. O anteprojeto - em consulta pública - vem causando polêmica em, alguns setores, pela tentativa de harmonizar o direito autoral com outras normas, como o Código Civil e a Lei de Defesa da Concorrência.

Nenhum comentário: