sábado, 17 de julho de 2010

Eleição enrolada

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

Começou a campanha eleitoral no Distrito Federal com dois dos principais candidatos majoritários ameaçados de impugnação — o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), candidato ao Palácio do Buriti, e a ex-governadora Maria Abadia (PSDB), que disputa uma vaga no Senado. O candidato do PT ao GDF, Agnelo Queiroz, mesmo assim, avalia que terá uma eleição muito dura pela frente. Acredita que Roriz acabará fora do pleito, mas somente às vésperas do dia da eleição, sem tempo sequer para que conste na cédula eletrônica o nome de seu substituto.

» » »

Roriz é carne de pescoço. Diz que não vai desistir da candidatura e que seu direito de concorrer é constitucional. Seu maior problema, porém, não é o pedido de impugnação do PSol, com base num cheque mal explicado de R$ 2 milhões do empresário Nenê Constantino, seu amigo. É o não pagamento de uma multa aplicada pela Justiça Eleitoral por crime eleitoral. A tucana Maria Abadia está na mesma situação.

» » »

O caso do Distrito Federal não é diferente de outros estados onde há candidatos majoritários ameaçados de impugnação, muitos deles por causa da Lei da Ficha Limpa. Em Alagoas, por exemplo, as candidaturas do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), candidato à reeleição, do senador Fernando Collor de Mello (PTB) e do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), concorrentes ao governo estadual, também estão sub judice. É uma campanha eleitoral que começou enrolada. E nada impede que chegue à reta final com cabeças rolando nos tribunais.

Propositivo

Agnelo Queiroz imagina que realmente pode ganhar a eleição por w.o., caso Roriz seja impugnado, mas isso não significa que fique sem adversário. Seus estrategistas avaliam que Roriz lançará a filha Jaqueline como candidata se for impugnado. Fala-se também em Jofran Frejat, seu vice, e em Alberto Fraga (DEM), candidato ao Senado, como possíveis substitutos.

Calote

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai inscrever na Dívida Ativa da União as operadoras de planos de saúde que acumularam dívidas com o Sistema Único de Saúde (SUS). O calote é de R$ 40 milhões

Sintonia

Somente depois do recesso, isto é, a partir de 2 de agosto, a Justiça Eleitoral começará a julgar os 2,5 mil pedidos de impugnação de candidaturas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, é otimista quanto à agilidade das decisões. Aposta na sincronia conceitual entre o TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), embora alguns ministros sinalizem o contrário.

Como antes

O presidente Lula deve essa ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No ponto de exploração do petróleo da camada pré-sal inaugurado na quinta-feira, no Espírito Santo, o insumo é produzido por uma plataforma da Petrobras construída em Cingapura. A plataforma chegou ao estado há dois meses, depois de uma recauchutagem no mesmo país. O modelo de exploração é o de concessão. Ou seja, seus royalties ficarão de fora do sistema de partilha em fase final de aprovação no Congresso. Os capixabas agradecem.

Pilatos

O Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira — para a aquisição de 36 aviões caça de última geração — subiu novamente no telhado. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, cujo relatório é favorável à compra do caça francês Rafale, já lavou as mãos. A decisão está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas dificilmente será tomada antes das eleições Na FAB, os brigadeiros acreditam que caberá ao novo presidente bater o martelo. Mas eles temem um novo adiamento da aquisição dos aviões.

Até breve

O recesso da Câmara começa na segunda-feira. Até as eleições, a Casa só deve funcionar nas primeiras semanas de agosto (dias 3, 4 e 5) e setembro (dias 1 e 2). Na última reunião de líderes, o deputado João Almeida (PSDB-BA) invocou o regimento da Câmara para exigir pelo menos 51 deputados na abertura das sessões.

Pandora - Segue a análise dos dados da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. Os responsáveis pelo inquérito aguardam o resultado de algumas perícias para apresentar o relatório final do caso e indiciar os envolvidos no esquema de corrupção do DF. De acordo com os investigadores, o entrosamento com a Procuradoria-Geral da República no caso deve acelerar a denúncia dos acusados à Justiça assim que o inquérito for relatado.


Gold - O Itaucard deu cano nos correntistas que resgataram planos de capitalização entre 25 de junho e 1º de julho, depois de 60 meses de aplicações. Por causa de um erro de processamento, até agora ninguém conseguiu receber o dinheiro aplicado.

Nenhum comentário: