sábado, 3 de julho de 2010

Empate técnico

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
luizazedo.df@dabr.com.br

As últimas pesquisas de intenção de votos (Datafolha e Ibope) mostram a recuperação do tucano José Serra na disputa presidencial num momento crucial para a oposição. É que a expectativa de poder gerada por Dilma Rousseff (PT), que havia ultrapassado o tucano, exercia efeito desagregador das forças de oposição nas eleições regionais e desmobilizava a própria campanha do candidato do PSDB no plano nacional.

» » »

A escolha do senador Álvaro Dias (PSDB) para vice de Serra foi uma opção típica de uma estratégia de resistência dos tucanos no plano regional e pôs em xeque a aliança de Serra com o DEM, o aliado principal. A crise foi superada com a substituição do vice tucano pelo parlamentar carioca Índio da Costa (DEM), mas a indicação do deputado ocorreu sob a mesma ótica da resistência regional, desta vez, de parte dos democratas.

» » »

O empate técnico entre Serra e Dilma, porém, cria condições para que a oposição recupere a capacidade de iniciativa política. E volte a sonhar com a vitória nas eleições para passar à ofensiva. Talvez seja esse o significado do novo discurso ensaiado por José Serra na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que subiu o tom contra o governo Lula e a candidata do PT. Dilma foge do debate direto. O tucano parte para cima.

Marketing


Por que a crise na aliança do PSDB com o DEM aparentemente não teve impacto negativo nos índices de intenção de voto de Serra? Elementar: o disse me disse dos políticos e a cobertura de bastidor da mídia cada vez mais têm menos importância para o eleitor. O que pesa mesmo são as posições e propostas dos candidatos sobre os problemas concretos dos cidadãos, que pautam o conteúdo dos programas e inserções dos partidos na televisão e no rádio. Foi essa a estratégia do marqueteiro Luiz Gonzalez para tirar Serra do sal.


Ombro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para um périplo na África e só volta depois da final da Copa do Mundo, no próximo dia 11. Vai assistir ao jogo mesmo com o Brasil excluído da disputa pela derrota de ontem da nossa seleção de futebol para o time da Holanda. Lula será consolado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que também não pode torcer pelos Bafana Bafana. A presença de Lula na final é obrigatória por causa da Copa de 2014.

Camarada

O PSDB incumbiu ao PPS a tarefa de lançar um candidato para tentar diminuir a diferença entre Dilma e Serra nas pesquisas do Amazonas. Será o vereador Hissa Abrahão (PPS), que disputará o governo do estado só para dar palanque a Serra e ao senador tucano Arthur Virgílio Neto, que tenta a reeleição. Se a regra da verticalização cair, Abrahão também contará com o apoio do PV de Marina Silva. A pesquisa do Ibope divulgada na semana passada mostrou Dilma com 66% das intenções de votos, enquanto Serra e Marina tinham 18% e 10%, respectivamente, no estado.

Marisco

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, por causa da nova lei do direito autoral, corre o risco de virar marisco. Enquanto as emissoras de tevê e de rádio apoiam a mudança, tendo participado ativamente da elaboração do projeto, as gravadoras e editoras fazem lobby contrário com o Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad), que lidera a oposição à mudança. Segundo o Ministério da Cultura, a lei não extingue o Ecad, apenas cria uma agência para fiscalizar sua atuação.

Enxurrada


Procuradores da Controladoria-Geral da União (CGU) estão de cabelo em pé com o sumiço de documentos durante as enchentes no interior de Pernambuco e de Alagoas. Algumas prefeituras foram arrasadas pelas chuvas e perderam seus arquivos. Estavam sob suspeita de desvio de verbas federais.

Deflação

Em quatro das sete capitais pesquisadas — Porto Alegre, Recife, Rio e São Paulo —, o Índice Geral de Preços Semanal (IPC-S) registrou deflação. A queda de preços foi de 0,21%

24 horas

O deputado Índio da Costa, que já está com 39 mil novos seguidores no Twitter, vai se revezar no site de relacionamento com o candidato tucano José Serra, notívago inveterado. Índio tuitará durante o dia, enquanto Serra prefere disparar mensagens nas madrugadas.

Estranho - O senador César Borges (PR-BA) usou a tribuna do plenário esta semana para se queixar de grupos de advogados baianos que ingressaram com ações judiciais para barrar a construção de conjuntos habitacionais na Avenida Paralela, em Salvador. O senador afirmou que o empreendimento é vítima de chantagem e cobrou uma investigação do caso.

Tabelinha - Tadeu Filippelli (PMDB), candidato a vice na chapa PT-PMDB com o petista Agnelo Queiroz, distribui em Brasília uma tabela da Copa com sua foto estampada. O mimo foi lançado na convenção do PMDB e levanta dúvidas se seria ou não campanha fora de hora.

Inveja - Com o Brasil de fora da Copa, só nos resta torcer contra a Argentina.

Sem ofensa - E aí, Dunga, quem foi o “cagão” desta Copa?

Nenhum comentário: