terça-feira, 15 de novembro de 2011

Volta às bases

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ex-prefeito Cesar Maia falando de si mesmo: "Depois de ter saído meio grogue da eleição para senador, quando perdeu uma eleição que parecia ganha, ano passado, ele já tem traçado o caminho de volta ao poder, que começa pela base. Cesar será candidato a vereador pelo DEM, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012".

 » » »

Costura uma aliança do DEM com o PR, controlado pela família Garotinho: o ex-governador Anthony, chefe do clã; a prefeita de Campos, Rosinha, sua esposa e ex-governadora; e a filha do casal que faz carreira política, a deputada estadual Clarissa Matheus. São todos ex-brizolistas. "Com uns 200 mil votos que eu possa vir a ter, faremos entre oito e nove vereadores, o que vai dar um barulho danado", calcula Maia.

» » » 

Ainda não há acordo sobre a composição da chapa majoritária, pois o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), seu filho, é pré-candidato. Mas os elogios de Maia à filha do casal — "o melhor quadro político do Brasil entre a geração de 30 anos de idade" — é uma pista de que ele não descarta a hipótese de Clarissa ser a cabeça da chapa.

Aliados fiéis//

Considerados independentes, PSD e PV se comportaram como as legendas governistas durante a votação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) na semana passada. Dos 48 deputados do PSD, 42 apoiaram o Palácio do Planalto. No PV, dos 11 presentes, oito deram voto favorável à prorrogação da DRU.

Candidatos

Não é só a reestruturação do DEM no Rio de Janeiro que preocupa Cesar Maia. Ele avalia que os caciques da oposição deveriam entrar na disputa municipal. "Tenho dito aos meus amigos que também sigam esse caminho." Mendonça Filho, do DEM, em Recife, já se decidiu. Em Salvador, ACM Neto (DEM) está pensando seriamente em concorrer a prefeito. "Imagine Tasso Jereissati (PSDB) vereador em Fortaleza; Arthur Virgílio (PSDB), em Manaus; Heráclito Fortes (DEM), em Teresina." Fernando Gabeira também estaria pensando no assunto, garante.

Ressaca

Trabalhadores da Petrobras fazem greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Pretendem paralisar refinarias, plataformas e escritórios. O movimento não tem nada a ver com a polêmica sobre os royalties de petróleo da camada pré-sal. Reivindica 10% de aumento real no salário básico. A Petrobras oferece apenas 9% sobre a remuneração variável, que deixa de fora aposentados e pensionistas. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, negocia com a cúpula sindical para evitar a greve.

Remoções

A Anistia Internacional decidiu acompanhar com lupa os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e, principalmente, das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Acusa o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), de forçar a remoção de famílias das áreas onde estão sendo executadas obras de infraestrutura (Transoeste, TransCarioca e TransOlímpica, entorno do estádio do Maracanã e do cais do porto). Relatora Especial das Nações Unidas para o direito à moradia adequada, a urbanista Raquel Rolnik reivindica a suspensão das remoções e um canal de diálogo e negociação com as comunidades atingidas.

Terrinha

Acompanhado de um grupo de "brimos" estabelecidos no Brasil e da esposa, Marcela, o vice-presidente Michel Temer fará viagem ao Líbano entre 19 e 23 deste mês. Visitará em Beirute a fragata União, da Marinha brasileira, que agora faz parte da missão de paz da ONU naquele país. A agenda prevê encontro com empresários, visita a instalações militares e a um shopping center. Na volta, uma romântica escala em Paris.

Comando

Um oficial brasileiro, o contra-almirante Luiz Henrique Caroli, comanda a Força-Tarefa Marítima da Organização das Nações Unidas no Líbano, composta por 800 militares. Equipada com helicóptero e levando 243 homens a bordo, a fragata União será a nau capitânia de uma frota internacional que conta ainda com três navios alemães, dois de Bangladesh, um grego, um turco e um da Indonésia. Trata-se da primeira esquadra utilizada pela ONU em missões de paz.

Cabala

PSDB, DEM, PPS e PSol registravam 90 deputados presentes na votação da DRU, mas votaram contra a proposta defendida pelo Executivo, como quem atravessa o deserto, apenas 34 deputados

Aliança/ A cúpula do PT se reunirá em Belo Horizonte em 2 de dezembro para pressionar os petistas mineiros a manter a aliança com o prefeito Márcio Lacerda (PSB). O vice-prefeito Roberto Carvalho é candidatíssimo.

Esforço/ Com a falta de quórum de ontem para realizar sessão plenária na Câmara, o governo vai redobrar os esforços para mudar o cenário amanhã e nas próximas quinta e sexta. A meta é votar o segundo turno da DRU no máximo até o próximo dia 23.

Polêmica/ Com um seminário sobre comunicação, o PT retomará, no próximo dia 25, a polêmica discussão sobre a democratização da mídia.
Será em São Paulo.

Nenhum comentário: