quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bicadas na rede

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), resolveu reestruturar toda a área de comunicação da legenda e assumir uma posição mais agressiva nas redes sociais. Aliado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), ele sentiu o golpe das críticas do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que resolveu cobrar, pelo Twitter, posições mais claras do partido sobre os temas nacionais.


» » »

"O partido não tem posição sobre quase todos os assuntos. Não é somente em relação aos royalties", queixava-se Aloysio, ontem, no Senado, para justificar suas tuitadas do fim de semana. "O que o PSDB pensa sobre Código Florestal? Sobre lambanças preparatórias da Copa? Na reforma política, qual é nossa posição?", disparou. "Dessa forma, sem trabalhar direito hoje, sem formular propostas, sem organizar o partido, sem uma oposição firme agora, 2014 já era", concluiu.

» » »

O tiroteio deve continuar. Aloysio cobra reuniões da Executiva Nacional, o recadastramento dos militantes e a reestruturação das executivas regionais, "dizimadas nas últimas eleições". Na verdade, esse trabalho está sendo feito bem ao estilo mineiro e levou ao isolamento o ex-governador de São Paulo José Serra. Aloysio reage ao isolamento em que se encontra o grupo do tucano paulista. Mas chamou para a briga, na mídia, o pernambucano Guerra.

Derivada

Companheiro de exílio de José Serra no Chile, o ex-prefeito carioca Cesar Maia, cacique do DEM, entrou, ontem, na polêmica entre os tucanos por meio do seu ex-blog: "A projeção de um conflito ideológico no PSDB, com uma visão de esquerda patrocinada por Serra-Nunes, não trará resultados práticos para eles. Então, o que pensam como "derivada segunda"? Imaginar que seja o PSD um híbrido social-ruralista-clientelista. Inimaginável. Agregar-se ao PT seria uma aventura, pois o ônibus está cheio, especialmente em projetos presidenciais. Ir para o PPS seria mais acomodável", especulou.

Alambrado

A aposta de Cesar Maia é de que o grupo de Serra estaria se preparando para deixar o PSDB. "Mas há um cheiro no ar de que, por esses conflitos ideológicos, a convivência partidária será como a de um casal nos meses antes da separação. Brizola, que sempre afirmou que Serra estava à esquerda do PSDB, diria: Serra está costeando o alambrado".

Barulho

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pôs mais lenha na fogueira do debate sobre os royalties de petróleo ao criar a Comissão Especial dos Royalties (CE): as negociações entre estados produtores e não produtores voltaram à estaca zero. Ontem, veterano na Casa, o deputado Miro Teixeira, do PDT-RJ, criticava a decisão: "Ninguém mais se entende na Casa".

Ponto final

A estratégia dos deputados dos estados não produtores de petróleo na Câmara é bombardear com emendas projeto de partilha dos royalties de petróleo para que ele volte em caráter terminativo para o Senado, sepultando as esperanças do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de reverter a decisão de incluir na partilha os poços de petróleo que já estão em produção.

Funciona

As vacinas contra a Influenza A (H1N1) e antipneumocócica reduziram as internações por pneumonia nos hospitais do Sistema Único de Saúde. A maior redução entre crianças de 6 meses e 2 anos foi observada em Curitiba (31,7%), seguida por Fortaleza (31,1%), Goiânia (29,9%), Recife (21,7) e Porto Alegre (19,5%). A redução entre os adultos de 30 a 39 anos foi maior em Recife (34,3%). Depois, Fortaleza (33%) e Curitiba (31,7%). Foram vacinadas mais de 88 milhões de pessoas

Memória

A Associação Baiana de Imprensa está sob risco de perder seu patrimônio: prédio de 8 andares no Centro Histórico de Salvador, além de milhares de páginas de jornais antigos, documentos, objetos de valor histórico que compõem o acervo do Museu da Imprensa e alguns milhares de livros de sua biblioteca especializada em comunicação. O prédio está arruinado e não oferece condições de segurança.

Bagagem/ O governo publicou ontem edital para licitação de contratação da empresa responsável pelo sistema de transporte e manuseio de bagagens do terminal 2 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Tom Jobim. Os valores não foram divulgados.

Cofre/A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fez uma peregrinação ontem pela Câmara num esforço de tranquilizar a base aliada e garantir as votações da semana que vem. Ideli entendeu o recado de que o governo precisa fazer mais um esforço para empenhar as emendas parlamentares.

Indígenas/ No primeiro dia de trabalho à frente do Ministério do Esporte, Aldo Rebelo recebeu lideranças indígenas que promovem a 11ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontecerá entre 5 e 12 de novembro ,em Palmas. Rebelo garantiu presença na competição.

Obstrução//

O ex-governador fluminense Anthony Garotinho (PR) pediu verificação de quórum e derrubou a esvaziada sessão da Câmara ontem. As bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estão em obstrução por causa do projeto de partilha dos royalties de petróleo.

Nenhum comentário: