sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prévias do barulho

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A cúpula do PSDB deve adiar as prévias para escolha do candidato da legenda à prefeitura de São Paulo previstas para janeiro, na esperança de evitar que a decisão gere um racha no partido. O ex-governador José Serra conseguiu o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a proposta de uma coligação encabeçada pelo vice-governador Afif Domingos (PSD), candidato do prefeito Gilberto Kassab, fundador do PSD. Supostamente, essa candidatura seria capaz de manter a aliança entre tucanos e pessedistas e vencer as eleições.


» » »

Serra tenta detonar a candidatura própria do PSDB, que não teria um candidato com presença garantida no segundo turno. Na verdade, para a cúpula tucana, o candidato mais competitivo seria o próprio José Serra, mas até agora ele se recusa categoricamente a entrar na disputa.

» » »

O problema de Serra — e também do governador Geraldo Alckmin — é demover os secretários de estado José Aníbal (Energia), Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente) e o deputado federal Ricardo Trípoli da intenção de manterem as pré-candidaturas. Eles não abrem mão das prévias e programaram dois debates para consolidar a tese da candidatura própria, em 8 e 15 de dezembro, nas zonas Sul e Oeste da capital, respectivamente.

Dissimulado

O adiamento das prévias tem o apoio da cúpula do PSDB, mas por outras razões. Os caciques da legenda avaliam que José Serra está jogando com o tempo para decidir se será candidato. Ele também emite sinais de que poderia deixar o PSDB, cuja preferência em 2014 é pela candidatura do ex-governador de Minas Aécio Neves, e se filiar ao PPS para disputar a Presidência da República. A maioria dos dirigentes não acredita nessa possibilidade. Desconfia que o ex-governador paulista está dissimulando sua própria candidatura a prefeito. Seu apoio ao vice-governador Afif Domingos seria apenas um gesto para facilitar a aliança com Kassab na hora das definições eleitorais.

Encalhados

O Valemax, maior cargueiro da Vale, construído especialmente para transportar minério de ferro à China, não consegue desde maio autorização das autoridades daquele país para atracar. De olho no mercado asiático, a Vale pretende investir US$ 2,35 bilhões na construção de uma frota de 19 supercargueiros da classe, cada um com capacidade para transportar 400 mil toneladas

Regra 3

Preocupada em perder o Ministério do Trabalho, uma parte do PDT corre contra o tempo para fortalecer o nome do deputado gaúcho Vieira da Cunha como ministeriável do partido. O esforço é uma tentativa de tirar o ministro Carlos Lupi da pasta e continuar no controle da mesma. A presidente Dilma Rousseff, porém, deu sinais de que não pretende mais substituir ministros envolvidos em escândalos por nomes dos próprios partidos que ocupam a pasta.

Personalismo/ O Partido Social Democrático (PSD) decidiu não homenagear nenhum de seus caciques ao batizar a sua fundação de formação política e estudos de problemas brasileiros. A entidade partidária será lançada em 7 de dezembro, em Brasília. Vai se chamar Espaço Democrático.

Código/ Manaus foi a sétima capital brasileira a sediar uma conferência estadual, ontem, para debater o novo Código de Processo Civil (CPC), que tramita na Câmara como o Projeto de Lei nº 8.046/2010. O código está sendo debatido por uma comissão especial da Câmara. O relator-geral é o deputado baiano Sérgio Barradas Carneiro (PT).

Sem teto/ A Secretaria de Aviação Civil (SAC) vai adiar os leilões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, marcados para 22 de dezembro. Motivo: a privatização não decola por problemas com os editais no Tribunal de Contas da União (TCU).

Atração/ O governador da Bahia, Jaques Wagner, lançou ontem a pedra fundamental do Polo Acrílico de Camaçari. O investimento é das empresas Basf e Braskem, no valor de R$ 1,2 bilhão. Será a primeira fábrica do gênero na América do Sul com uma linha de produtos do aço acrílico e do superabsorvente usado em fraldas.

Sonoros/ A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprovou ontem o Projeto de Lei nº 191/2011, do senador Gim Argello (PTB-DF). A proposta determina que todos os semáforos para pedestre passem a emitir um sinal sonoro para orientar a travessia de pessoas com deficiência visual. A matéria segue para votação final na Comissão de Constituição e Justiça.

Vazio//
A base governista aprovou a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) na Câmara e deu no pé. Ontem, eram raros os deputados no plenário da Câmara. Para apressar a votação no Senado, o governo estimulou a debandada. Está evitando votar medidas provisórias na Câmara para não congestionar a pauta do Senado, que agora examina a DRU.

Nenhum comentário: