sábado, 16 de abril de 2011

Câmbio, emprego e inflação

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não tem um plano B para a economia. Muito menos o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que o mercado gostaria de ter como interlocutor de suas críticas à política econômica. Na verdade, o rumo da economia está sendo dado pela presidente Dilma Rousseff, que é economista e despacha com Mantega sem a presença de Palocci.


» » »

O governo Dilma foi surpreendido pela crise no Oriente Médio, que infla as esperanças de democratização dos países árabes, mas provoca alta do petróleo e bagunça ainda mais a economia mundial. E também pelo tsunami no Japão, que puxa para baixo a recuperação da economia asiática, com exceção da China, que é um caso à parte. Ambos complicaram os esforços do governo para segurar o preço do dólar e, ao mesmo tempo, evitar que a inflação saia do controle.

» » »

Diante da situação, a prioridade é controlar a inflação. O câmbio, não. Apesar de prejudicar as exportações brasileiras, a queda do dólar ajuda a conter a alta dos preços dos manufaturados. A opção de atacar os dois problemas ao mesmo tempo, com um violento ajuste fiscal, implicaria em baixar as taxas de crescimento e, em consequência, o nível de emprego. Essa não é a opção do governo, embora a indústria nacional fique no sufoco.

Linha Amarela

O ex-prefeito Cesar Maia fechou sua aliança com o ex-governador Anthony Garotinho (PR) para a disputa da prefeitura do Rio de Janeiro. Encabeçada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria como vice a deputada estadual Clarissa Garotinho, filha do político campista. Maia faz um raciocínio tortuoso para analisar as eleições no Rio, apartando a Zona Sul do resto da cidade. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes sempre perderam as eleições na Zona Sul. A aliança Maia-Garotinho supostamente seria muito forte no subúrbio do Rio.

Infiéis

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia que dificilmente a Corte deve mudar o artigo da Lei de Fidelidade Partidária que abre a brecha da criação de uma nova legenda para que os políticos possam trocar de agremiação sem a perda de mandato. Criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lei já foi referendada pelo STF.

Mulheres

Os dois principais postos da Justiça Eleitoral nas eleições de 2012 deverão ser ocupados por duas mulheres. A Corregedoria Nacional da Justiça Eleitoral ficará sob o comando da ministra Nancy Andrighi, que assume a vaga do ministro Aldir Passarinho, que se aposenta na próxima segunda-feira. Já a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser ocupada pela ministra Cármen Lúcia, que assume o posto após o ministro Ricardo Lewandowski deixar a cadeira.

Volta

A presidente Dilma Rousseff encerra hoje a sua visita à China e deve chegar ao Brasil amanhã. Antes de embarcar, porém, pretende visitar um dos mais belos cartões-postais chineses — o Exército de Terracota, também chamado de Guerreiros de Xian.

Nova aliança

O PCdoB acaba de entrar na administração do prefeito Gilberto Kassab (foto), do PSD. O partido, aliado da presidente Dilma Rousseff e tradicional parceiro do PT, ocupará a nova secretaria criada para cuidar da Copa do Mundo de 2014. Foi indicado ao cargo o secretário de Organização do PC do B de São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. O PMDB também fará parte da equipe de Kassab: empresário, o ex-deputado federal Bebeto Haddad, presidente do diretório municipal da legenda, assumirá a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Remédios

O deputado Antônio Reguffe (PDT-DF) apresentou um projeto de lei na Câmara propondo a isenção de impostos para medicamentos vendidos no Brasil. Segundo o parlamentar, o país é o campeão mundial em taxação de remédios, com uma média de 33,9% de tributação, enquanto que nas demais nações, a média é de 6,3%

Transição/A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa hoje de mais um encontro organizado pelas lideranças do PV que integram o Movimento Transição Democrática. A reunião, desta vez, será em Fortaleza (CE). O grupo defende que o PV passe a se relacionar com seus filiados de forma participativa e interativa integrando-os aos processos de decisão, inclusive para a eleição das suas direções municipais, estaduais e nacional.

Convenção/O PSDB do Rio de Janeiro realiza hoje sua convenção estadual. O partido até agora não tem um nome competitivo para disputar a Prefeitura do Rio.

Serviços/O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Alexandre Camanho, está deixando o posto para assumir a Associação Nacional de Procuradores da República. Investigou os promotores Leonardo Bandarra e Deborah Guerner na operação Caixa de Pandora e acompanhou os julgamentos do ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz no Tribunal Regional Eleitoral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Supostamente não é com certeza, talvez garotinho já tenha perdido a preferência do subúrbio e de verdade não sabe, Cabral é a preferência na minha opinião.