terça-feira, 26 de abril de 2011

Tim-tim por tim-tim

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff comanda hoje a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) de seu governo num momento difícil: a inflação continua ascendente, apesar dos esforços da equipe econômica. Além disso, o mercado começa a pôr em dúvida se o velho “mais do mesmo” — meta de inflação, câmbio flutuante e superavit fiscal — continua em vigência no país.


A pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central (BC) elevou a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 de 6,29% para 6,34%, ou seja, ultrapassando a margem de tolerância de 2% em relação à meta de inflação do BC, que é de 4,5%. A notícia ruim obrigou Dilma Rousseff a vir a público dizer que o combate à inflação é a prioridade de sua equipe.

As medidas adotadas pelo governo — cortes no Orçamento da União, elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e aumento da taxa Selic para 12%, principalmente — não foram suficientes para conter a alta de preços. Numa economia ainda muito indexada, isso é grave. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terão que explicar direitinho a empresários, sindicalistas e demais integrantes do Conselhão que o governo não perdeu o rumo na condução da economia. Se forem convincentes, acalmarão o mercado.

Novo chefe

Secretário de Assuntos Estratégicos, o ministro Moreira Franco, do PMDB, assume hoje a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes), reforçando a sua pasta. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial de hoje. Cacique do PMDB, o ex-governador fluminense comanda uma das pastas mais esvaziadas do governo. O Cdes era ligado à Secretaria de Relações Institucionais.

Remédios

O Banco Central só vai divulgar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima quinta-feira. Analistas avaliam que o aumento de 0,25% nos juros foi uma medida homeopática num momento em que o combate à inflação precisaria de alopatia, com remédios mais fortes. Ou seja, juros ainda mais altos.

Guerra fiscal

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realiza hoje uma audiência pública com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa (foto), para debater o Projeto de Resolução n° 72/10, do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), que reduz a zero a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com produtos importados.

Crise

Com a saída do PSDB do secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Walter Feldman — um dos fundadores da legenda —, a candidatura a prefeito de São Paulo do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi definitivamente para o espaço. A única alternativa do grupo serrista agora é lançar a candidatura de José Serra a prefeito, como defende o governador tucano Geraldo Alckmin, que assumiu o comando absoluto da legenda em São Paulo.

Acordo

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, tenta costurar um acordo hoje entre o relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), os líderes dos partidos da base e os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que está isolada. A ministra, porém, é boa de briga e conta com apoio na sociedade civil.

Mistério//

A licença médica de José Eduardo Dutra, presidente do PT, terminou ontem. Mas o petista não reassumiu o comando da legenda. A versão oficial é que ele teve uma crise hipertensiva causada por estresse.

Agrônomos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) começa hoje o congresso da categoria, cujo foco será o combate ao uso de agrotóxicos aos acidentes de trabalho. Serão distribuídas na Esplanada 8 toneladas de frutas

Sangria

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), assumiu a linha de frente das articulações da fusão do DEM com o PSDB. Já avisou ao presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), que deixará o partido se a cúpula da legenda não seguir esse caminho. Agripino resiste.

Ajuda

A Câmara deve votar nesta semana a MP n° 513/10, que permite à União conceder subvenção de juros em empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas e produtores rurais de cidades atingidas por desastres naturais.

Exorbitou

O conselho de diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) anulou a decisão de um de seus vice-presidentes de demitir um funcionário da instituição. A decisão é inédita nos 150 anos de existência da instituição.

Grampo

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar, na quinta-feira, o caso do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que tramita em segredo de Justiça. Quando era ministro da Previdência, Jucá foi denunciado por um empreiteiro de Cantá (RR) com base em gravação que a defesa considera ilegal.

Nenhum comentário: