sexta-feira, 29 de abril de 2011

Caixa dois ou mensalão?

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
O que tem a ver a iminente readmissão de Delúbio Soares aos quadros do PT e a reforma política em discussão no Congresso? Muito mais do que supõe a vã filosofia. O discurso do PT em relação ao chamado mensalão — o suposto pagamento de propina a parlamentares da base do governo no começo do primeiro mandato de Lula — é de que tal fato nunca existiu. O que havia era um “caixa dois” de campanha eleitoral.

» » »

Essa é também a linha de defesa traçada pelo então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para tirar o governo Lula da crise do mensalão. Como se sabe, o caso se arrasta no Supremo Tribunal Federal (STF), com 40 réus, entre eles Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que teve o mandato de deputado e os direitos políticos cassados pela Câmara. Dirceu não foi expulso do PT, mas Delúbio “matou no peito” o “caixa dois” e foi defenestrado pela direção do partido.

» » »

E a reforma política? Virou a principal bandeira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do poder. O líder máximo do PT defende a adoção do voto em lista fechada e do financiamento público como forma de acabar com o “caixa dois” nas campanhas. Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra, mas é verdade que o atual padrão de financiamento das campanhas eleitorais é a causa de muita coisa errada que ocorre na administração pública.

Culatra

Há muita inquietação na bancada do PT na Câmara em relação ao voto em lista fechada e ao financiamento público de campanha. As duas propostas aprovadas no último congresso da legenda não têm a menor chance de serem aprovadas em plenário. Pelo contrário, o que ganhou força entre os deputados da base governista foi o “distritão”. É o oposto do voto em lista: são eleitos os candidatos com mais indicações. A votação das legendas não importa.

Posse ao Rui

Com a renúncia de José Eduardo Dutra à Presidência do PT, a direção nacional da legenda pretende efetivar no cargo o deputado estadual Rui Falcão (foto), de São Paulo, atual primeiro vice-presidente, como está previsto no estatuto. Como o político paulista é refratário às viagens de avião, o eixo do trabalho de direção do PT se voltará para São Paulo. Falcão tem o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Fora dessa

O ex-ministro Luiz Dulci e o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), estavam cotados para assumir o comando do PT caso houvesse algum veto a Falcão por parte da presidente Dilma Rousseff. Nenhum dos dois topou assumir o cargo. Também não houve veto.

Decisão

A saída definitiva de José Eduardo Dutra do comando do PT foi sacramentada por orientação médica. O petista teve “síndrome de pânico”, potencializada por um estresse, e está sob tratamento clínico. O próprio Dutra comunicou o problema a Dilma e a Lula.

Tempo//

 Embora o tema não esteja na pauta de deliberações da Executiva Nacional do PT, o Diretório Nacional deve reintegrar Delúbio Soares à legenda na reunião plenária de sábado. A Executiva ainda negocia com a ala mais radical do partido, que não quer nem ouvir falar do ex-tesoureiro nas eleições de 2002.

Portinari


As ministras da Cultura, Ana de Hollanda, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, acompanharão a visita da presidente Dilma Rousseff ao atelier de restauro dos painéis Guerra e paz de Cândido Portinari, que ornamentam a sede da ONU, no Palácio Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro. Dilma assistirá a uma “aula” do método high-tech de restauração que permite descobrir os pigmentos originais usados pelo artista. A técnica avançada convive com o respeito ao tempo. Se existirem camadas de poeira acumuladas na pintura, por exemplo, elas não são removidas.

Decepção/ Há, dentro da Polícia Federal, delegados insatisfeitos com o fato de o corte orçamentário ter atingido os Veículos Aéreos não Tripulados (Vants). De acordo com o grupo, o projeto fez parte da campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff e é fundamental para garantir a segurança na realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Seguros/ A quinta edição da Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro), marcada para 8 e 9 de junho, em Brasília, terá a presença de Bob Kerzner, maior especialista mundial em seguros de vida. Ele falará sobre a regulação e a distribuição do seguro de vida individual e da previdência privada.

Rio 20/ O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Subcomissão do Senado Rio 20, participa hoje da primeira mesa redonda do Itamaraty sobre “Os novos desafios do desenvolvimento sustentável”, na Fundação Alexandre Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores. O evento será no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: