sábado, 9 de abril de 2011

Tom sobre tom

Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa hoje de uma grande reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir seu rumo político. As coisas formalmente não estão postas nesses termos, mas na prática é o que ocorre. As lideranças do chamado Movimento Transição Democrática da legenda, que Marina lidera, estão em rota de colisão com a cúpula do PV, encabeçada pelos deputados José Luiz de França Pena (SP), presidente do partido, e pelo líder da bancada na Câmara, José Sarney Filho (MA), que comanda a Frente Parlamentar Ambientalista.


» » »

O grupo realizou uma verdadeira caravana pelo país para mobilizar os participantes da campanha eleitoral de Marina Silva nos estados. Promete amplo debate sobre a renovação das estruturas do partido e de suas lideranças. Quer que as direções regionais e municipais, em geral nomeadas de cima para baixo, incorporem a participação dos filiados, inclusive para eleição das novas direções — de baixo para cima.

» » »

Engrossam o coro os deputados federais Alfredo Sirkis (RJ) e Roberto Santiago (SP), os deputados estaduais Beto Tricoli (SP) e Aspásia Camargo (RJ) e os ex-candidatos a governador Fábio Feldmann (São Paulo), Sérgio Xavier (Pernambuco) e José Fernando Aparecido (Minas Gerais), além do ex-candidato ao Senado por São Paulo, Ricardo Young. Estrela do PV, o ex-deputado Fernando Gabeira resolveu dar um tempo na luta interna e está se dedicando ao jornalismo.

Locomotiva

Um dos assuntos a serem tratados pela presidente Dilma Rousseff na China é a construção do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. O leilão para contratação da empresa encarregada da construção e exploração da superferrovia foi adiado por 90 dias apenas para dar mais tempo à formação de consórcios interessados. A cadeia de negócios às margens do empreendimento não para de crescer e mobiliza até gigantes da telefonia. Ao longo do Vale do Paraíba, região mais rica do país, surgirão novas indústrias e condomínios de luxo. Uma das estações será um mega shopping center.

Conta própria

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (foto) decidiu criar um blog para defender seu legado político. Ele tomou a iniciativa porque seu partido, o PSDB, não mantém um espaço virtual para expor os oito anos de FHC à frente do Palácio do Planalto. O ex-presidente contará com o apoio de economistas, sociólogos, jornalistas e estudiosos que acompanharam de perto o seu governo. A ideia é mostrar pontos de vistas positivos e rebater críticas ao seu governo.

Caça às bruxas

A temporada de caça às bruxas do DEM está aberta. O líder do partido na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto, da Bahia, avisa que o processo de expulsão aberto contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PDS), é um alerta aos deputados que andam dizendo que pretendem deixar a legenda tão logo o novo partido seja criado. A ordem é radicalizar com qualquer parlamentar que anda dizendo que pretende deixar o DEM e enquadrá-los na fidelidade partidária.

Enrolado

A oposição está se articulando na Câmara para apresentar esta semana um requerimento de criação da CPI do Pronasci. A iniciativa surgiu depois que surgiram denúncias de que o ex-coordenador nacional do Pronasci Francisco Narbal Alves Rodrigues teria recebido dinheiro da Adesobras — Oscip (ONG com título de interesse público), suspeita de desviar verbas públicas. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara já solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize auditoria especial na aplicação dos recursos.

Rebolando

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai precisar de muito bambolê para convencer o mercado de que a inflação e o câmbio estão sob controle. Ontem, em São Paulo, garantiu que o governo cumprirá a meta de superavit primário (diferença entre o valor arrecadado e o gasto, excluindo pagamento de juros) acumulado no período de 12 meses em 2011 e adiantou que os resultados fiscais de março são melhores. “Vamos ter um resultado fiscal muito bom, melhor que o de fevereiro”, antecipou. A meta do superavit primário deste ano é de 3%.

Inclusão//

Os deputados Romário (PSB-RJ), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Rogério Carvalho (PT-SE) apresentaram à Câmara projeto que estende benefícios de deficientes físicos para deficientes intelectuais. A matéria prevê cotas para deficientes intelectuais no mercado de trabalho e direito à aposentadoria em caso de morte dos pais.

Remédios/ O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi convidado a comparecer na próxima terça-feira à Comissão de Controle e Saúde para dar esclarecimentos sobre a falta de medicamentos para combate à Aids. Ele também deve ser questionado pelos deputados sobre declaração do Controlador-Geral da União, Jorge Hage, de que existem fraudes e falta de fiscalização na Saúde.


Pouso/ A Infraero resolveu reforçar sua área técnica, com a contratação por concurso de biólogos, estatísticos, engenheiros, arquitetos e profissionais da área de informática, como analistas sêniores. São 92 vagas. Enquanto isso, os aeroportos…

Azebudsman/ O Senado informa: os servidores enumerados na nota intitulada “Fantasmas”, publicada ontem, são aposentados e pensionistas. Ou seja, não estão em exercício na Casa. Mas é preciso saber se estão vivos.

Nenhum comentário: