quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Última carga

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


A oposição está como uma brigada de cavalaria diante de uma divisão blindada: lança-se contra as tropas inimigas, mas não tem a menor chance de vitória. Foi o que fez ontem ao protocolar uma representação na Procuradoria-Geral da República - assinada pelo PPS e pelo PSDB -, na qual solicita que o Ministério Público investigue o possível envolvimento da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, num esquema de lobby no governo federal.

Os deputados Raul Jungmann (PPS-PE), João Almeida (PSDB-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) acusam a ex-auxiliar de Dilma de tráfico de influência, formação de quadrilha, concussão, prevaricação e improbidade administrativa. Seu filho Israel Guerra supostamente teria recebido propina para viabilizar negócios na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) "sob a intermediação da ministra", sua mãe.

A carga de cavalaria pode derrubar Erenice do cargo que ocupa, mas não tem força para mudar o rumo da eleição. Dilma Rousseff já disse com todas as letras que não tem nada a ver com o que aconteceu e está blindada. O presidente Lula observa de longe o campo de batalha. Ainda não demitiu a ministra. Mas se ela pedir, sua saída será aceita sem choro nem vela.

Inabalável

Foi divulgada ontem uma nova pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial. Dilma Rousseff (PT) aparece com 50,5% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 26,4% e Marina Silva (PV), 8,9%. Resumo da ópera: Dilma seria eleita já no primeiro turno. Destacam-se a elevação dos índices de aprovação do governo Lula, que subiu de 77,5% para 78,4%; e do presidente da República, que também está mais elevada: saiu de 80,5% para 81,4%.

Saltos

A estratégia de marketing do tucano José Serra foi redirecionada, mas não surtiu o efeito desejado. A vantagem de Dilma em relação a Serra cresce aos saltos: em julho, era de 10%; em agosto, de 17,9%; agora, chegou a 24,1%.

Missão

Para haver segundo turno, considerando os números da pesquisa CNT/Sensus, Dilma Rousseff (PT) precisaria perder para os candidatos adversários, até o dia da eleição, a média de 1 milhão de votos por dia

Xilindró

Se depender do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que ontem negou o pedido de habeas corpus feito pelos advogados de Waldez Góes (PDT), o ex-governador do Amapá vai disputar a eleição ao Senado da cadeia. A ex-primeira dama do Amapá Marília Xavier também continuará presa. O processo corre em segredo de Justiça.

Gravou

O presidente Lula gravou um depoimento ontem pedindo votos para os cearenses Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), e cobrou do governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, que o coloque em seu programa eleitoral. Objetivo: derrotar o senador Tasso Jereissati (foto) nas eleições para o Senado no Ceará. O tucano faz parte da lista de desafetos que Lula pretende ver fora do Senado, mas até agora não deu sinais de que perderá a eleição.

À vera

O ex-senador Jorge Bornhausen rebateu ontem, em Santa Catarina, as declarações de Lula de que é preciso "extirpar" o DEM da política brasileira. "Aconselho o presidente Lula a não faltar com a verdade, a não inaugurar obras inacabadas e a não ingerir bebida alcoólica antes dos comícios", alfinetou o ex-parlamentar do DEM.

Preparados / Somente no Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional conta com 10 procuradores, todos com mestrado. Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ), são outros 20. Mesmo assim, a União passa sufoco para enfrentar os grandes escritórios privados do país.

Redoma / Dilma Rousseff evita cada vez mais os contatos com a imprensa. Ontem, os jornalistas ficaram duas horas sob o sol, com 10% de umidade relativa do ar, aguardando a candidata do PT participar de uma solenidade voltada para a proteção à criança e aos adolescentes, que foi reservada.

Previsão / Antes de assumir a Casa Civil, Erenice Guerra já previa que teria dificuldades com a mídia. Ela chegou a se submeter a um intensivo treinamento de mídia com uma agência de comunicação de São Paulo. Deu muito trabalho.

Nenhum comentário: