quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O jogo bruto

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


O candidato do PSDB a presidente da República, José Serra, resolveu engrossar o tom da campanha na tevê. Prepara programas que vão bater duro em Dilma Rousseff, numa tentativa de reagir ao favoritismo da petista.

Prevaleceu na campanha do tucano o entendimento de que o crescimento de Dilma se deve à intensa presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos programas de televisão pedindo votos para sua pupila. E de que o discurso propositivo de Serra acabou caindo no vazio.

Para os estrategistas de Serra, Dilma teria chegado ao teto. Agora, oscilaria de acordo com os programas de tevê. Uma das maneiras de puxar a ex-ministra para baixo seria vinculá-la aos líderes do PT e seus aliados políticos desgastados por envolvimento em escândalos durante o governo Lula. A tese é mostrar "a outra face da petista" que não aparece nos programas estrelados por Lula.

Maré

Pautado pelo otimismo, o ex-prefeito carioca Cesar Maia, candidato do DEM ao Senado pelo Rio de Janeiro, aposta numa maré vazante depois do tsunami que abalou a campanha da oposição. "Dilma estará mais perto dos 45% do que dos 50%. Serra, afirmando seu piso de 30%; Marina, de 10%; e com os candidatos do fundo da rede somando 3%, teremos 45% x 43%, o que é um empate com vistas ao segundo turno." Até agora, todas as pesquisas revelaram uma maré crescente a favor da petista.

Enfermaria

Estão na enfermaria dois pesos pesados das eleições em São Paulo: Romeu Tuma (PTB) e Orestes Quércia (PMDB). Xerife do Senado, candidato à reeleição, Tumão está afônico e cancelou a agenda ontem para ficar em repouso domiciliar. Ex-governador paulista, Quércia disputa uma vaga ao Senado, mas interrompeu a campanha com fortes dores e está internado no Hospital Sírio-Libanês. Ambos estão perdendo a primeira vaga de senador para a petista Marta Suplicy (foto) e disputam a segunda entre si e com o cantor Netinho (PCdoB).

Minuano

Vice na chapa de Dilma Rousseff, o peemedebista Michel Temer desembarca hoje em Porto Alegre com o objetivo de levar 200 prefeitos do PMDB gaúcho para a sua chapa. O PMDB tem candidato próprio a governador no estado, José Fogaça, que deve disputar o segundo turno da eleição com Tarso Genro, do PT. A mobilização pode rifar o peemedebista.

Tô fora

O ex-governador Aécio Neves criticou o candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, e o PT mineiro por tentarem confrontá-lo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, essa estratégia "é artificial e esvazia o necessário debate político que deve ocorrer em torno de ideias e propostas, e não de pessoas". Aécio disse que a eleição em Minas não é um concurso de popularidade dos tempos de Marlene e Emilinha Borba.

Corrupção

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski; e os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante; e da Associação de Magistrados doBrasil, Mozart Valadares; encontram-se amanhã em Pirenópolis (GO) para participar do Dia D Contra a Corrupção Eleitoral.

Truste

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aplicou ontem a maior multa com base na Lei Antitruste já aprovada. Quatro empresas fabricantes de gases hospitalares - White Martins, Linde (antiga AGA), Air Liquide, Air Products e Indústria Brasileira de Gases (IBG) - foram condenadas a pagar R$ 2,941 bilhões

Tangente

Mais uma vez, a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, saiu pela tangente ao ser indagada sobre o futuro do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci caso vença as eleições. Ao ser questionada pelo jornalista Carlos Nascimento, no Jornal do SBT, ontem, disse que não é hora de tratar de formação de governo porque seria um desrespeito ao eleitor. Apesar das negativas de Dilma, nos bastidores da campanha não se fala em outra coisa e Palocci é cotado para altos cargos.

Micão / É dura a vida da governadora Ana Júlia (PT), candidata à reeleição. A Justiça do Pará acabou anulando o pregão promovido na semana passada pelo governo do estado para criar a inspeção veicular ambiental. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública classificou como "uma vergonha" o ato da coordenadora do Núcleo Jurídico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Lacre / O Tribunal Superior Eleitoral realizará hoje a cerimônia final de lacração das urnas eletrônicas que serão usadas durante as eleições. O programa de computador ficará guardado em uma caixa-forte até o dia das eleições.

Posse / Toma posse amanhã, às 10h, no Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro José Roberto Freire Pimenta. Ele ocupará a vaga reservada a juízes de carreira da magistratura.

Um comentário:

Unknown disse...

O Quércia fez uma cirurgia no começado do ano e os médicos pediram repouso. Aí vcs sabem como é ne? Com a campanha, as caminhadas, comícios, viagens, o carinho dos eleitores, já que Quercia é muito querido no interior... tudo isso acaba influenciando e ele precisa descansar.

Não é nada demais.