quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Soltou os cachorros

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


Com imagens fortes, sete vídeos da campanha do tucano José Serra (PSDB) foram postados no You Tube ontem. Em um deles, aparece um homem com a faixa presidencial e dois pitbulls de dar o maior medo. O texto em off fala que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu segurar o PT e indaga se a candidata petista Dilma Rousseff fará o mesmo. A mesma dúvida é levantada nos demais. A exceção é aquele no qual uma mulher é questionada sobre a sua capacidade de concluir o que começa a fazer e ela sempre responde com o argumento de que é amiga do presidente.

Os vídeos atacam duramente o PT, acusam o partido de tentar calar a imprensa, perseguir adversários, quebrar sigilos. De forma subliminar, tentam apartar a imagem do presidente Lula da do seu partido e vinculam Dilma aos petistas, além de colocar em questão sua competência para administrar o país sem a tutela do PT.

Assinados por Adriano Gehres, marqueteiro contratado pelo comando do partido, os vídeos foram postados à revelia de Luiz González, responsável pela estratégia de comunicação do tucano. Depois de muito relutar, Serra autorizou a divulgação no You Tube. Apesar das pressões, ainda não foi decidido se eles irão ao ar nas inserções de tevê.

Acredite

A oposição espalha que os trackings eleitorais apontam um cenário de segundo turno para a disputa presidencial. Os votos de Dilma estariam migrando para Marina e Serra, segundo o líder do Democratas na Câmara, deputado Paulo Bornhausen, de Santa Catarina. "Essa mudança já é um reflexo das denúncias feitas nas últimas semanas. O enfrentamento do presidente Lula contra a imprensa nos últimos dias é um sinal de desespero de quem, há 30 dias, acreditava que as eleições estavam ganhas", afirma o democrata.

Jararacas

A Confederação Nacional da Agricultura (CAN) financiará o Carnaval de 2011 da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba carioca famosa pela qualidade de sua bateria. A pedido da senadora Katia Abreu (DEM-TO), presidente da entidade, a direção da escola criará uma ala somente para ambientalistas. Segundo Paulo Vianna, que comanda a Mocidade, será batizada de "Onde vivem as jararacas", em uma homenagem ao deputado Aldo Rebelo, do PCdoB, relator do novo Código Florestal que acusa a maioria dos críticos da nova lei de só andarem em mato sem cobra.

Murici

Bateu certo desespero na coligação do tucano Geraldo Alckmin (PSDB), que lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. A derrota de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) na disputa por uma das vagas do Senado já é dada como inevitável e a linha de corte para eleição dos deputados federais subiu de 110 mil para 150 mil votos, o que está provocando um salve-se quem puder entre os proporcionais.

Galinho

Ídolo da torcida do Flamengo, Zico brilha no horário eleitoral dos candidatos a deputado distrital em Brasília. Ao contrário de Romário e Marcelinho, no Rio e São Paulo, respectivamente, ele não é candidato a nada. Aparece como cabo eleitoral pedindo voto para um amigo que disputa uma vaga na Câmara Legislativa.

Futebol

Bahia, Mato Grosso e Ceará são os primeiros estados que receberão recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção ou reforma de estádios na preparação da Copa de 2014. Osfinanciamentos somam R$ 1,068 bilhão.

Toga justa

Ex-auxiliar do presidente Lula, o ministro do Antônio Dias Tofolli era muito criticado ontem por antigos colegas do Palácio do Planalto. Foi dele o pedido de vista do processo de impugnação da candidatura de Joaquim Roriz (PT) ao governo do Distrito Federal que interrompeu o julgamento do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli considera a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010 inconstitucional.

Assustou / Chamou muita atenção o posicionamento do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, durante o julgamento do recurso contra a cassação do registro da candidatura de Joaquim Roriz (PSC). Peluso questionou o tramite dado a Lei da Ficha Limpa no Congresso.

Lobos / "Ao direito muitas vezes não basta levantar cercas em volta das ovelhas. É preciso gradear a toca dos lobos", disse o ministro Carlos Ayres Britto, ao anunciar seu voto a favor da impugnação de Roriz.

Festa / Houve duas comemorações, ontem, após a suspensãoda sessão do STF. Uma foi na casa do ex-governador Roriz, o réu, para aonde seus correligionários rumaram, logo após o início do julgamento, com carros de som e bandeiras. A outra foi no comitê de campanha do petista Agnello Queiroz, que temia uma decisão favorável ao ex-governador a 10 dias do pleito.

Nenhum comentário: