terça-feira, 24 de agosto de 2010

O tsunami

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


Hoje será divulgada nova pesquisa do Instituto Sensus sobre a sucessão presidencial, contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). No último levantamento do instituto (entre 31/07 e 2/08), Dilma Rousseff (PT) tinha 41,6% das intenções de voto contra 31,6% de José Serra (PSDB) e 8,5% de Marina Silva (PV). Amanhã ou depois, nova pesquisa Datafolha sobre o governo Lula e a sucessão presidencial será divulgada pela TV Globo.

Na última pesquisa Datafolha (20/08), Dilma Rousseff aparecia com 47% das intenções de voto, contra 30% de José Serra e 9% de Marina Silva. A candidata do PT venceria, neste caso, já no primeiro turno, pois somaria 54% dos votos válidos. A candidata de Lula deve abrir uma vantagem de pelo menos 20 pontos em relação ao tucano. A 40 dias das eleições, esse resultado será um tsunami político-eleitoral.

Tão logo a candidatura de Dilma chegou ao conhecimento da grande massa de eleitores como a apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a petista disparou. A opção de Serra foi fugir do estigma do anti-Lula e, agora, tentar absorver o impacto dessa onda gigante. Não tem mais o que fazer. Por isso anuncia que insistirá na sua linha de campanha. É preciso esperar as águas baixarem para ver como fica a situação. Tudo dependerá do teto de crescimento de Dilma e do piso da queda de Serra.

Limites

Nas pesquisas, o voto espontâneo corresponde ao voto já consolidado. A vantagem de Dilma sobre Serra é de 31% contra 17% no Datafolha, uma diferença de 14 pontos percentuais. Marina tem 5%. Trocando em miúdos, isso significa que é precipitado descartar a possibilidade de segundo turno, embora seja menos provável. Nas simulações estimuladas para o segundo turno, Dilma tem 53% contra 39% de Serra. Esse resultado mostra que a petista pode estar quase batendo no teto; nada impede, porém, que o mesmo ocorra com o tucano.

Prioridade

A distribuição regional dos votos confirma o favoritismo de Dilma no Sudeste, no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste. É aí que a eleição está sendo decidida no primeiro turno. Serra perdeu terreno em Minas e em São Paulo. No Sul, os dois estão tecnicamente empatados porque Dilma avança no Rio Grande do Sul. Para liquidar a fatura no primeiro turno, a agenda da petista, nas próximas semanas, dará prioridade aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, com eventuais investidas nas demais regiões.

Bumerangue

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia alfineta o espírito centralizador do tucano José Serra em seu ex-blog: "Serra, como grande quadro e gestor único, gera menos segurança ao eleitor que Dilma, como coordenadora de ministros e gestora coletiva. Serra, ao estabelecer um paralelismo com Lula e tentar empurrar Dilma como subordinada do presidente, pode produzir um efeito contrário do que imagina".

Maioria

O PMDB terá a maior bancada do Senado, elegendo de 17 a 23 senadores, segundo pesquisa da Arko Advice. Atualmente, a legenda conta com 18 senadores. Caso se confirme esse resultado, o atual presidente da Casa, senador José Sarney, poderá concorrer à reeleição.

Gabinete

O presidente Lula volta a despachar, a partir de amanhã, no Palácio do Planalto. Seu gabinete não sofreu mudanças, ao contrário dos demais, que perderam os "puxadinhos". O primeiro evento após o retorno será a sanção de um projeto que cria o fundo para proteger produtores rurais contra catástrofes.

Garantia

O contrato de concessão da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), está prestes a ser assinado. O consórcio Norte Energia já depositou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a garantia do contrato de concessão: R$ 1,04 bilhão

Reação

Líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA) reagiu ao otimismo de petistas por conta das últimas pesquisas eleitorais. Segundo o deputado, ainda é cedo para comemorar, e esse tipo de postura só mostra a voracidade com que os aliados de Dilma aguardam o fim das eleições. Almeida conta que o salto alto durante a campanha já resultou em virada de jogo na disputa pelo governo do estado na Bahia.

Subiu

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra uma reação do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), depois da propaganda na tevê. Apoiado pelo ex-governador tucano Aécio Neves, subiu de 21% para 27% das intenções de voto, reduzindo para 11% a diferença em relação ao senador Hélio Costa (PMDB), que lidera a disputa pelo governo mineiro com 38%.

Apropriação / O Seminário ImPACto Rio, promovido pelo Clube de Engenharia em 2008, com grande sucesso, foi abduzido pela Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), que vai realizar o ImPACto Rio 2. Como haverá eleições para o Conselho Diretor da entidade, o fato reforçou as críticas da oposição, que acusa a atual gestão de esvaziar a secular importância do clube. O empresário Francis Bogossian acumula o comando das duas entidades.

Lacre / O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa hoje a lacrar todas as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano. Os equipamentos contam com sistemas de segurança e criptografia para evitar fraudes durante a realização do pleito. Até 2 de setembro, o TSE pretende lacrar cerca de 500 mil urnas.

Nenhum comentário: