terça-feira, 17 de agosto de 2010

Horário eleitoral

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


Começa hoje a propaganda eleitoral de tevê e rádio. Segundo as pesquisas, os 15 primeiros dias de campanha são de grande audiência, equiparável, inclusive, à do Jornal Nacional, da TV Globo. Só perdem para as duas semanas que antecedem o dia da eleição, 3 de outubro.

Esse começo de propaganda eleitoral gratuita na tevê e no rádio é o momento no qual cada candidato diz ao que veio. Dilma Rousseff (PT) não será uma novidade, se apresentará como a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das forças que apoiam o atual governo. Ou melhor, ela será apresentada pelo presidente Lula. Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (Psol), com pouquíssimo tempo de televisão, serão o que já mostraram nas entrevistas e nos debates. Os demais candidatos, menos conhecidos, idem.

A novidade do horário eleitoral será o Zé, codinome eleitoral que o marqueteiro Luiz González convenceu o candidato José Serra (PSDB) a adotar na tevê e no rádio para aparecer como um político mais popular, de fácil acesso e convivência e,assim, ser melhor aceito por aquele eleitor que "é Lula e não abre" e deseja a continuidade dos programas de seu governo. Se colar, a estratégia do tucano tem alguma chance de dar certo. E se não colar? Serra vira Mané.

Solteiro

O candidato do PSDB ao governo do Piauí, o ex-prefeito Sílvio Mendes, não usa foto do tucano José Serra na propaganda nem prepara palanque para o presidenciável. Já Dilma vai subir em dois palanques: o de João Vicente Claudino (PTB) e o de Wilson Martins (PSB).

De carona

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pegou carona na iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei propondo mudanças nos reajustes dos magistrados de todo o país e enviou um pedido de aumento para a Câmara. O projeto prevê um reajuste de 14,79% a partir de 1º de janeiro de 2011 para procuradores e sub-procuradores. O teto salarial do procurador-geral da República é equiparado ao dos ministro do Supremo: R$ 30.675,48.

A conta

O projeto de novo teto salarial do Ministério Público também dispensa o Congresso de aprovar os reajustes futuros dos procuradores da República a partir de 2012. O impacto orçamentário da proposta é de R$ 173 milhões.

Ecossocialista

O candidato do Psol à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio (foto), resolveu se intitular ecossocialista para espicaçar a campanha de Marina Silva (PV). Cristão-marxista convicto, o veterano político paulista diz que passa as madrugadas "tuitando" com a garotada que aderiu à sua candidatura. E faz mais sucesso com os jovens do que com a turma da terceira idade, da qual faz parte e, de certa forma, aos 80 anos, é um exemplo de vitalidade e participação política.

Encontro

Eike Batista quer um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o que fazer com o gás que encontrou no Maranhão. Antes de anunciar a descoberta de uma meia Bolívia de gás no estado, o empresário ligou para Lula para contar a novidade. O encontro com o presidente pode ocorrer amanhã ou quinta-feira.

Sabia

O presidente Lula foi informado dos detalhes da compra da Tam pela chilena Lan. Na sexta-feira, o presidente da empresa, Líbano Barroso, voou para Porto Velho para, ainda no aeroporto, conversar com Lula sobre o assunto.No mercado, a anunciada fusão das duas empresas está sendo vista com suspeita de que houve venda mesmo.

Esforço

Para evitar que mais uma semana de esforço concentrado passe em vão, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), priorizou a votação de três medidas provisórias e o segundo turno da PEC nº 300, proposta estabelece um novo piso para todos os policiais do Brasil. Já a MP nº 487 capitaliza o BNDES para facilitar os empréstimos a municípios; a MP nº 488 cria a Empresa do Legado Esportivo; e a MP nº 489 cria a Autoridade Pública Olímpica.

Liberados

Caso a pauta da Câmara seja mesmo desobstruída, os deputados ficarão livres para fazer campanha e voltarão ao Congresso apenas depois das eleições. Caso contrário, o governo fará nova tentativa de esforço concentrado, em 31 de agosto, 1º e 2 de setembro. Se mesmo assim não houver votação, a MP nº 487 perderá validade.

Plataformas / O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, admitiu que a empresa realmente tem problemas de manutenção nas plataformas de exploração de petróleo, mas frisou que nenhum deles compromete a segurança dos trabalhadores. Os petroleiros discordam e entraram em operação padrão. Gabrielli mandou antecipar o cronograma de manutenção dos equipamentos em alto-mar.

Lulismo / Será hoje o lançamento do livro Lulismo: da era dos movimentos sociais à ascensão da nova classe média brasileira, do sociólogo Rudá Ricci (Editora Contraponto e Fundação Astrojildo Pereira), em Brasília, no Carpe Diem (104 Sul), a partir das 19h.

Nenhum comentário: