segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Um apoio inédito


O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) recebeu neste fim de semana o apoio de Marina Silva (PSB), terceira colocada no primeiro turno, com mais de 22 milhões de votos, e da família do falecido ex-governador de Pernambuco e ex-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), isto é, de sua viúva, Renata Campos, e de seus filhos.

 O apoio Marina transferirá ainda mais votos a Aécio. Segundo o último Ibope, 64% dos eleitores de Marina já apoiavam o candidato tucano. A aliança de Marina Silva com o PSDB ajudará Aécio nos grandes centros urbanos, cujos eleitores querem melhores serviços públicos e menos corrupção. Esse segmento participou dos protestos de rua em junho do ano passado e se identifica com Marina.
O apoio da família Campos fortalecerá o candidato do PSDB no Nordeste, sobretudo em Pernambuco. Aécio Neves já havia conquistado outras adesões de peso: do PSB (histórico aliado do PT nas eleições presidenciais), do PPS, do PV e do PSC. Registra-se que Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC), candidatos derrotados no primeiro turno, também apoiarão Aécio.

Marina, Eduardo Jorge e Pastor Everaldo somaram mais de 23,5 milhões de votos no primeiro turno (22,68%).
Desde a eleição de 2002, essa é a primeira disputa de segundo turno em que o PSDB consegue atrair aliados. 

Em 2002, os candidatos Ciro Gomes (então no PPS) e Anthony Garotinho (na época filiado ao PSB) apoiaram Lula (PT) contra José Serra (PSDB).

Em 2006, Cristovam Buarque (PDT) e Heloisa Helena (PSOL), respectivamente, segundo e terceiro colocados, ficaram neutros, não apoiando Geraldo Alckmin (PSDB) contra Lula (PT), então candidato à reeleição.

Em 2010, Marina Silva (então filiada ao PV) ficou neutra no segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Nenhum comentário: