sexta-feira, 29 de abril de 2011

Caixa dois ou mensalão?

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
O que tem a ver a iminente readmissão de Delúbio Soares aos quadros do PT e a reforma política em discussão no Congresso? Muito mais do que supõe a vã filosofia. O discurso do PT em relação ao chamado mensalão — o suposto pagamento de propina a parlamentares da base do governo no começo do primeiro mandato de Lula — é de que tal fato nunca existiu. O que havia era um “caixa dois” de campanha eleitoral.

» » »

Essa é também a linha de defesa traçada pelo então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para tirar o governo Lula da crise do mensalão. Como se sabe, o caso se arrasta no Supremo Tribunal Federal (STF), com 40 réus, entre eles Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que teve o mandato de deputado e os direitos políticos cassados pela Câmara. Dirceu não foi expulso do PT, mas Delúbio “matou no peito” o “caixa dois” e foi defenestrado pela direção do partido.

» » »

E a reforma política? Virou a principal bandeira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do poder. O líder máximo do PT defende a adoção do voto em lista fechada e do financiamento público como forma de acabar com o “caixa dois” nas campanhas. Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra, mas é verdade que o atual padrão de financiamento das campanhas eleitorais é a causa de muita coisa errada que ocorre na administração pública.

Culatra

Há muita inquietação na bancada do PT na Câmara em relação ao voto em lista fechada e ao financiamento público de campanha. As duas propostas aprovadas no último congresso da legenda não têm a menor chance de serem aprovadas em plenário. Pelo contrário, o que ganhou força entre os deputados da base governista foi o “distritão”. É o oposto do voto em lista: são eleitos os candidatos com mais indicações. A votação das legendas não importa.

Posse ao Rui

Com a renúncia de José Eduardo Dutra à Presidência do PT, a direção nacional da legenda pretende efetivar no cargo o deputado estadual Rui Falcão (foto), de São Paulo, atual primeiro vice-presidente, como está previsto no estatuto. Como o político paulista é refratário às viagens de avião, o eixo do trabalho de direção do PT se voltará para São Paulo. Falcão tem o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Fora dessa

O ex-ministro Luiz Dulci e o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), estavam cotados para assumir o comando do PT caso houvesse algum veto a Falcão por parte da presidente Dilma Rousseff. Nenhum dos dois topou assumir o cargo. Também não houve veto.

Decisão

A saída definitiva de José Eduardo Dutra do comando do PT foi sacramentada por orientação médica. O petista teve “síndrome de pânico”, potencializada por um estresse, e está sob tratamento clínico. O próprio Dutra comunicou o problema a Dilma e a Lula.

Tempo//

 Embora o tema não esteja na pauta de deliberações da Executiva Nacional do PT, o Diretório Nacional deve reintegrar Delúbio Soares à legenda na reunião plenária de sábado. A Executiva ainda negocia com a ala mais radical do partido, que não quer nem ouvir falar do ex-tesoureiro nas eleições de 2002.

Portinari


As ministras da Cultura, Ana de Hollanda, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, acompanharão a visita da presidente Dilma Rousseff ao atelier de restauro dos painéis Guerra e paz de Cândido Portinari, que ornamentam a sede da ONU, no Palácio Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro. Dilma assistirá a uma “aula” do método high-tech de restauração que permite descobrir os pigmentos originais usados pelo artista. A técnica avançada convive com o respeito ao tempo. Se existirem camadas de poeira acumuladas na pintura, por exemplo, elas não são removidas.

Decepção/ Há, dentro da Polícia Federal, delegados insatisfeitos com o fato de o corte orçamentário ter atingido os Veículos Aéreos não Tripulados (Vants). De acordo com o grupo, o projeto fez parte da campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff e é fundamental para garantir a segurança na realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Seguros/ A quinta edição da Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro), marcada para 8 e 9 de junho, em Brasília, terá a presença de Bob Kerzner, maior especialista mundial em seguros de vida. Ele falará sobre a regulação e a distribuição do seguro de vida individual e da previdência privada.

Rio 20/ O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Subcomissão do Senado Rio 20, participa hoje da primeira mesa redonda do Itamaraty sobre “Os novos desafios do desenvolvimento sustentável”, na Fundação Alexandre Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores. O evento será no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pousos e decolagens

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, e o secretário de Aviação Civil, ministro Wagner Bittencourt de Oliveira, que ainda estão enrolando os paraquedas, esnobaram o convite para participar da audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). Presidido pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), o colegiado promoveu, na terça-feira, a discussão mais transparente até agora sobre a real situação dos aeroportos — e o Senado ainda deve convocar as duas autoridades para uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura.


Com base na capacidade dos aeroportos e na projeção de demanda da Infraero, Carlos Álvares da Silva Campos Neto, técnico de planejamento do Ipea, explicou que 10 dos 13 aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo operariam acima de 100% da capacidade em 2014, “mesmo que fosse possível as obras ficarem prontas”.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Monsão Mollo, disse que “os passageiros viverão um caos completo em 2014 por conta do aumento da demanda”. Somente três dos 13 aeroportos com obras previstas não estarão acima de sua capacidade instalada em 2014: Galeão, Campinas e Manaus.

Pires na mão

Chefes do Executivo municipal de todo o país protestam contra o cancelamento dos restos a pagar. A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) reivindica a prorrogação do prazo para os possíveis cancelamentos de empenhos realizados no Orçamento da União nos últimos três exercícios. Segundo o prefeito de Vitória (ES) e presidente da FNP, João Coser (PT), a expectativa é que a presidente Dilma Rousseff atenda ao pedido e postergue a data-limite, que seria 30 de abril, para 31 de dezembro deste ano.

Plataforma

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o vereador Netinho de Paula, do PCdoB, emplacou ontem seu assessor Gilmar Tadeu Ribeiro na Secretaria de Assuntos para a Copa do Mundo do Executivo paulistano. A aliança entre o PCdoB e o PSD — partido recém-criado pelo prefeito Gilberto Kassab — pautou os discursos de posse.

Cara-pálida

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nega a indicação de Fábio Ferreira Cleto para uma diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF). “Não indiquei nem pretendo indicar ninguém para qualquer cargo no governo e nem sequer conheço a pessoa citada”, afirma. A propósito, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, gostou do currículo do executivo e até comentou o fato com o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Cunha está como aquele acidentado da piada: não pode rir.

Nem aí

As companhias aéreas boicotaram a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara para que prestassem esclarecimentos sobre a chamada “taxa de conforto”, um serviço oferecido pelas empresas do setor e cobrado dos passageiros. Segundo o deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), “o não comparecimento dos presidentes da TAM, da Gol, da Webjet e da Azul à reunião é um ‘retrato fiel’ da forma como as companhias tratam os passageiros do transporte aéreo no país”.

Debandada

Líder do principal partido de oposição, o deputado Duarte Nogueira (foto), do PSDB-SP, fez um balanço da situação da economia da tribuna da Câmara. “Não basta a presidente Dilma Rousseff manifestar preocupação com a inflação. É preciso que o governo resolva o problema”, discursou, para um plenário vazio. Apenas meia dúzia de parlamentares tucanos acompanhava o pronunciamento na primeira fila do plenário. A oposição está tão enfraquecida que não consegue mobilizar sequer seus deputados.

Doações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, encaminhou ao procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, a lista de empresas que fizeram repasses superiores a 2% do faturamento bruto do ano anterior — limite estabelecido pela Lei das Eleições para doações eleitorais nas eleições de 2010. São 3.996 empresas doadoras

Barraco/ Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Jean Wyllys (PSol-RJ) roubaram a cena durante audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ontem, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Bolsonaro questionava a iniciativa do governo de distribuir uma “cartilha gay” nas escolas brasileiras e criticou que aquilo seria uma pouca-vergonha. Wyllys rebateu as críticas dizendo que se sentiu ofendido.

Embate/ O clima deve esquentar durante audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado hoje, na Câmara. De um lado, representantes das indústrias armamentistas; de outro, integrantes de movimentos sociais que defendem o desarmamento no Brasil. Na pauta, o controle de armas no país e a realização de um novo referendo sobre o tema.

Ganas/ Chamou a atenção do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do processo de cassação contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no Conselho de Ética da Câmara, a disposição com que o delator do maior escândalo de corrupção do Distrito Federal, Durval Barbosa, quer comprovar as denúncias feitas contra a parlamentar.

Porta de casa//

A coalizão SOS Florestas lança hoje uma mobilização nacional contra o novo Código Florestal. Serão realizados atos públicos em Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Volta Redonda (RJ) e Piracicaba (SP). O objetivo é exercer pressão direta sobre os parlamentares em seus domicílios eleitorais, com o apoio de organizações locais.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Abacaxi pra descascar

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, contrariou os parlamentares da base na reunião de ontem da Comissão Mista do Orçamento: anunciou que o governo vai dar mais quatro meses aos prefeitos e aos ministérios para processar as emendas parlamentares incluídas nos restos a pagar, que somam R$ 9,8 bilhões. A pressão era para o pagamento imediato.


» » »

São emendas aos Orçamentos da União de 2010, de 2009 e de 2008. Em dezembro do ano passado, o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, incluiu essas despesas nos restos a pagar com a ressalva de que seriam canceladas se os pagamentos não fossem efetuados até 30 de abril de 2011.

» » »

O abacaxi ficou para a ministra do Planejamento descascar. Logo ela, que tem como missão executar um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. “Nós resolvemos passar um pente-fino para entender a situação de cada um deles”, justificou Miriam Belchior. Supostamente, prefeitos e ministérios terão mais tempo para o processamento dos projetos.

Aleluia

Não foi à toa que o deputado Eduardo Cunha, do PMDB-RJ, comemorou o sábado de Aleluia num restaurante chique de Paris, o La Tour d’Argent. Ele emplacou o amigo Fabio Ferreira Cleto na Vice-Presidência de Administração, Loterias Federais e Gestão de Fundos da Caixa Econômica Federal (CEF), cargo antes ocupado pelo hoje ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco. Cunha costurou a indicação na bancada fluminense do PMDB. E Cleto apresentou currículo irretocável de atuação no mercado financeiro.

Mais três

Ex-presidente do PT, o deputado Ricardo Berzoini (SP) tem mesmo razão para ficar jururu com a perda de influência na Caixa Econômica Federal. Além de Ferreira Cleto, o PMDB emplacou mais três representantes na cúpula da CEF: Geddel Vieira Lima , vice-presidente de Pessoa Jurídica; Fábio Lenza, vice-presidente de Pessoa Física, indicado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); e Sérgio Pinheiro Rodrigues, vice-presidente de Gestão de Pessoas, indicado pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Homenagem//

 Hoje, às 10h, no auditório do antigo Arquivo Nacional, na Praça da República (Centro), o governo do Rio de Janeiro realizará cerimônia pública em reparação aos que foram presos e sofreram violências em dependências do estado durante a ditadura militar. Inúmeros ex-presos políticos receberão uma homenagem e os pedidos públicos de desculpas por parte do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Cascuda

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira (foto), deu o tom das propostas defendidas pelo governo na reforma do Código Florestal que tramita no Congresso durante reunião com os líderes da base e o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), ontem. Em determinado momento, a ministra pediu a palavra e falou em nome do governo. Deixou os colegas em dificuldades para fechar um acordo com o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Também participaram do encontro os ministros da Agricultura, Wagner Rossi; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; e de Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Falta pouco

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ainda tem esperança de um acordo para votar o novo Código Florestal na próxima semana. “No começo, havia divergências em mais de 20 pontos. Depois, reduzimos a 11. Agora, temos quase consenso em três e duas divergências. Então, vai ser fácil chegar a um acordo”, avalia Vaccarezza.

Armas

Será lançada em 6 de maio a nova campanha nacional de desarmamento. O objetivo do Ministério da Justiça é recolher o maior número de armas em todo o Brasil. Os valores da indenização podem variar de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o tipo de material. Será garantido anonimato a quem se dispuser a entregar sua arma de fogo.

Visita

Presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a Comissão de Meio Ambiente do Senado recebeu ontem a visita do subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, para tratar das negociações da Rio 20. “A presença dele, máxima autoridade mundial em meio ambiente, foi uma oportunidade única para que o Senado comece a debater o assunto”, disse Rollemberg.

Suposição

Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), acusado de suposto desvio de verbas federais alocadas para o município de Cantá, a denúncia feita contra ele pelo Ministério Público Federal em Roraima (MPF) não teria fundamento. A gravação na qual um empreiteiro fala do esquema não o cita diretamente. Jucá deve ser julgado amanhã pelo Supremo Tribunal Federal (STF

terça-feira, 26 de abril de 2011

Tim-tim por tim-tim

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff comanda hoje a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) de seu governo num momento difícil: a inflação continua ascendente, apesar dos esforços da equipe econômica. Além disso, o mercado começa a pôr em dúvida se o velho “mais do mesmo” — meta de inflação, câmbio flutuante e superavit fiscal — continua em vigência no país.


A pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central (BC) elevou a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 de 6,29% para 6,34%, ou seja, ultrapassando a margem de tolerância de 2% em relação à meta de inflação do BC, que é de 4,5%. A notícia ruim obrigou Dilma Rousseff a vir a público dizer que o combate à inflação é a prioridade de sua equipe.

As medidas adotadas pelo governo — cortes no Orçamento da União, elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e aumento da taxa Selic para 12%, principalmente — não foram suficientes para conter a alta de preços. Numa economia ainda muito indexada, isso é grave. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terão que explicar direitinho a empresários, sindicalistas e demais integrantes do Conselhão que o governo não perdeu o rumo na condução da economia. Se forem convincentes, acalmarão o mercado.

Novo chefe

Secretário de Assuntos Estratégicos, o ministro Moreira Franco, do PMDB, assume hoje a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes), reforçando a sua pasta. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial de hoje. Cacique do PMDB, o ex-governador fluminense comanda uma das pastas mais esvaziadas do governo. O Cdes era ligado à Secretaria de Relações Institucionais.

Remédios

O Banco Central só vai divulgar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima quinta-feira. Analistas avaliam que o aumento de 0,25% nos juros foi uma medida homeopática num momento em que o combate à inflação precisaria de alopatia, com remédios mais fortes. Ou seja, juros ainda mais altos.

Guerra fiscal

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realiza hoje uma audiência pública com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa (foto), para debater o Projeto de Resolução n° 72/10, do líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), que reduz a zero a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com produtos importados.

Crise

Com a saída do PSDB do secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Walter Feldman — um dos fundadores da legenda —, a candidatura a prefeito de São Paulo do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi definitivamente para o espaço. A única alternativa do grupo serrista agora é lançar a candidatura de José Serra a prefeito, como defende o governador tucano Geraldo Alckmin, que assumiu o comando absoluto da legenda em São Paulo.

Acordo

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, tenta costurar um acordo hoje entre o relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), os líderes dos partidos da base e os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que está isolada. A ministra, porém, é boa de briga e conta com apoio na sociedade civil.

Mistério//

A licença médica de José Eduardo Dutra, presidente do PT, terminou ontem. Mas o petista não reassumiu o comando da legenda. A versão oficial é que ele teve uma crise hipertensiva causada por estresse.

Agrônomos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) começa hoje o congresso da categoria, cujo foco será o combate ao uso de agrotóxicos aos acidentes de trabalho. Serão distribuídas na Esplanada 8 toneladas de frutas

Sangria

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), assumiu a linha de frente das articulações da fusão do DEM com o PSDB. Já avisou ao presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), que deixará o partido se a cúpula da legenda não seguir esse caminho. Agripino resiste.

Ajuda

A Câmara deve votar nesta semana a MP n° 513/10, que permite à União conceder subvenção de juros em empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas e produtores rurais de cidades atingidas por desastres naturais.

Exorbitou

O conselho de diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) anulou a decisão de um de seus vice-presidentes de demitir um funcionário da instituição. A decisão é inédita nos 150 anos de existência da instituição.

Grampo

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar, na quinta-feira, o caso do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que tramita em segredo de Justiça. Quando era ministro da Previdência, Jucá foi denunciado por um empreiteiro de Cantá (RR) com base em gravação que a defesa considera ilegal.

domingo, 24 de abril de 2011

Riscos do paraíso

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Estrela do debate político desde que passou a ser a grande preocupação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — para quem, com toda razão, o “povão” é governista quando a economia vai bem —, a nova classe média virou uma dor de cabeça também para o governo Dilma.

***

Teme-se perder apoio da emergente classe C por causa da alta da inflação ou das medidas para combatê-la. “A preocupação do governo hoje é exatamente manter um ambiente de continuidade de crescimento com distribuição. Aí, a questão do salário é importante. A gente sabe que essa chamada nova classe média é um pouco polêmica porque não tem uma posição ainda consolidada, são novos empregos”, justifica o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

***

Sabe-se que o nível de endividamento dessa nova classe média é muito alto, sobretudo por causa da aquisição de imóveis, automóveis e eletrodomésticos. O governo mira não só a preservação do novo padrão de consumo, mas também da capacidade de pagamento dessas dividas.

Berlinda

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto), vai à Comissão Mista de Orçamento do Congresso na terça-feira. Enfrenta um bombardeio da base governista por causa dos cortes no orçamento, principalmente nas emendas parlamentares embutidas nos restos a pagar de 2008, 2009 e 2010. Já a oposição critica o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 por causa de dispositivo que reduz a margem de manobra do Congresso e do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar os investimentos do governo.

A troca

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), do PSDB, prepara a substituição do vice-governador Afif Domingos (PSD) na Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, cargo que caberia ao DEM. O deputado Rodrigo Garcia (DEM-SP) é o mais cotado para a vaga, mas pode trocar a pasta pela Secretaria de Agricultura. É um pedido de Alckmin.

Guerra

É sangrenta a disputa entre o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB-SP, e o deputado José Aníbal, do mesmo partido, secretário de Energia do governo de São Paulo. Ambos pleiteiam a vaga de candidato tucano a prefeito do estado, mas o segundo levou a melhor com a debandada de vereadores do PSDB da capital para o PSD, partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab. Aloysio é ligado ao ex-governador José Serra (PSDB), cujo grupo está isolado na legenda.

Perdido

O governo resolveu degolar o anexo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O corte chega a R$ 10,3 bilhões. Foram prejudicados os programas de Segurança de Voo e Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, e de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher; órgãos como a Embrapa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Relator do projeto da LDO, o deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) não sabe o que fazer.

Gripe

Começa amanhã a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A vacina também protege contra a influenza A (H1N1), vírus da chamada gripe suína. Serão imunizadas 23,8 milhões de pessoas

Internet/ Com 14 medidas provisórias vencidas na pauta de votação, a Câmara retoma os trabalhos nesta semana com a lei que destina recursos do Fundo de Universalização dos Serviços Comunicação (Fust) para a banda larga da internet na ordem do dia. Depende só de um acordo de lideranças para aprovação.

Bandeira/ Se depender da senadora Kátia Abreu (TO), que deve presidir a legenda, as cores da bandeira do novo PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, serão verde, amarelo e azul.

Dançou/ Salvador (BA) perdeu a liderança do turismo no Nordeste para Fortaleza (CE), que se tornou a capital mais visitada pelos turistas nacionais.

Lado a lado//

A cúpula do PT está preocupada com o possível descolamento de imagem entre a da presidente Dilma Rousseff e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela mídia, que supostamente teria a intenção de desconstruir o “mito” Lula. Por essa razão, uma das inserções de tevê e rádio que a legenda pretende colocar no ar a partir do próximo domingo terá por objetivo colar o governo Dilma ao do líder petista.

Saudades de Meirelles

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O mercado financeiro anda com saudades do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Critica o alinhamento do atual presidente da instituição, Alexandre Tombini, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Queixa-se de que o governo vacila em elevar a taxa de juros, que já está em 12%, para combater com mais eficácia a inflação.

***

Pura perda de tempo. Se fosse para a emulação entre a Fazenda e o BC continuar no pós-Lula, Meirelles não teria saído do cargo. Mantega e Tombini estão afinados com a orientação da presidente Dilma Rousseff, que tem um olho na inflação e o outro na taxa de crescimento. Por isso, o dólar também continuará flutuando, embora o governo esteja de fato muito preocupado com a situação do câmbio.

***

A estratégia de Tombini para reduzir o crédito sem elevar ainda mais os juros é mexer no compusório, uma fórmula que vem sendo usada desde 2002. O compulsório lida com riscos excessivos do sistema financeiro, mas também afeta a demanda agregada de crédito, que subiu de 25% para 50% do PIB. O governo também colocou e retirou o IOF sobre capitais estrangeiros várias vezes nos últimos anos para administrar o câmbio. Segundo o BC essa não é uma novidade heterodoxa, como insinuam alguns analistas.

Confusos

O fato, porém, é que o mercado financeiro ficou mais confuso com a recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar os juros em 0,25%, em vez de 0,50%, como muitos esperavam. Recentemente a Turquia baixou os juros para segurar o câmbio e lançou mão dos compulsórios para combater a inflação. A China faz a mesma coisa. Tombini nega que o governo tenha estabelecido um teto de 12% para a taxa de juros. Diz que o BC aumentará novamente os juros se precisar fazê-lo.

Então tá…

Membro da Executiva do PV, José Carlos Lima da Costa minimiza a exclusão da ex-senadora Marina Silva (foto) das inserções gratuitas da legenda na televisão e no rádio. “Se os temas abordados pelo partido no horário das inserções são consenso e a razão de ser do partido, todas as lideranças devem se sentir representadas nos vídeos e spots de rádio.” Segundo ele, não há disputa entre “a velha cúpula” e o grupo encabeçado pela ex-senadora e o deputado Alfredo Sirkis (RJ). Os deputados federais José Luis Penna (SP) e Sirkis são, respectivamente, presidente e vice do PV. “Marina indicou gente competente para integrar a direção do partido e participa dos debates sobre a nossa reestruturação”, pondera Lima.

Saúde

Mesmo com a invasão do Norte do país pelo oxi, uma substância derivada da cocaína com elevado poder de destruição, o governo não sai da rotina na política de combate às drogas. A queixa é do Conselho Federal de Medicina (CFM), cujo vice-presidente, Carlos Vital Corrêa Lima, considera os recursos previstos para tratar dos dependentes de drogas insuficientes: R$ 400 milhões

Tô fora
Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) descarta a fusão da legenda com o PSDB, a exemplo do que se discute no DEM. Seu partido foi desidratado, mas teve menos baixas do que anunciavam os articuladores do PSD, o novo partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab. Saíram três dos 12 deputados da bancada federal. "Já passamos por tempos mais difíceis", justifica.


Justa causa

O senador Clésio Andrade (PR-MG) apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a "justa causa" para desfiliação partidária no caso de criação de um partido político. Quer saber se a regra vale para quem ingressar na legenda depois da fundação. A resolução do TSE prevê as seguintes hipóteses para desfiliação partidária: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado de programa partidário e grave discriminação pessoal.

Partilha

O senador Walter Pinheiro (foto), do PT-BA, quer rever a “lógica extremamente perversa” de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), resultante do censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, 42 municípios baianos passaram a receber menos recursos por causa da redução da população, mas são obrigados a executar o orçamento com base na arrecadação do ano anterior.

Leilões/ A próxima rodada de licitações de áreas para exploração do petróleo fora da camada pré-sal deverá ser confirmada na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), prevista para quinta-feira. Os leilões não são realizados desde 2008. Serão oferecidos blocos para contratos de risco do Rio Grande do Norte ao Amapá. Há expetativa de petróleo leve e gás natural nessas áreas.

Leitura/ Hoje é o Dia Mundial do Livro. Para celebrar a data e fomentar investimentros em bibliotecas, a Fundação Biblioteca Nacional, presidida pelo escritor Galeno Amorim, presenteou 30 autoridades brasileiras com livros autografados. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, por exemplo, ganhou um exemplar de José Alencar, amor à vida (Sextante), da jornalista Eliane Cantanhede.
 
Coluna Brasília/DF de sábado, dia 23 de abril, no Correio Braziliense

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Front interno

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O Palácio do Planalto está mais preocupado com a luta interna do PT e com os aliados do que com a oposição, que está minguando. Já trabalha com um cenário no qual o DEM venha a se fundir com o PSDB. Seria a alternativa de sobrevivência de seus quadros principais que querem permanecer na oposição.

» » »

O problema, porém, é a ampliação da base governista no Congresso com a incorporação do PSD do prefeito Gilberto Kassab. Como a oposição está cada vez mais desidratada, setores do PMDB e do PSB movimentam-se com mais autonomia e podem tomar o rumo das candidaturas próprias em 2014.

» » »

Os governadores Eduardo Campos (PE), do PSB, e Sérgio Cabral (RJ), do PMDB, são duas lideranças emergentes na política nacional. Cabral fatura a pacificação nas favelas do Rio, com a marca de bem-sucedido num quesito em que o governo federal não anda bem: a segurança pública. Já Eduardo Campos — além do bom desempenho no Nordeste — demonstrou capacidade de articulação política ao atrair o PSD, de Kassab, e praticamente dizimar o DEM. Expande sua influencia para o sul maravilha.

Destaque

A propósito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem confidenciado a políticos com quem conversa que anda cada vez mais encantado com a capacidade de articulação de Eduardo Campos (PSB). Segundo ele, o governador de Pernambuco está entre os mais talentosos de sua geração e tem potencial para um dia chegar à Presidência da República.

Cautela

Cuidadoso, Campos reitera aos interlocutores que sabe qual é o seu papel no governo Dilma e que ainda não chegou o momento de um voo solo. Mais ainda: diz que estará à disposição se a presidente da República precisar de um novo candidato a vice-presidente.

E agora?//

Dois dos principais arquitetos da derrota do ex-senador Jorge Bornhausen (SC) na disputa interna do DEM divergem profundamente sobre o que fazer com a vitória. De um lado, o líder do partido na Câmara, ACM Neto (BA), avalia que a fusão com o PSDB pode ser uma boa saída. Já para o ex-presidente da legenda Rodrigo Maia (RJ), é melhor que o DEM continue marchando sozinho.

Sobrevivência

Com o partido dividido internamente, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, joga água fria na fervura dos setores do DEM que defendem a fusão das duas legendas imediatamente. Prefere fazer alianças regionais para as eleições municipais de 2012 a partir de maio. Terão prioridade os municípios com mais de 200 mil eleitores. Rachas históricos nos estados que dificultam a fusão poderiam ser superados pela necessidade de sobrevivência, principalmente nas capitais.

Zagueira

A senadora Gleisi Hoffmann (foto) assumiu o comando da zaga do governo diante dos ataques da oposição. Enquanto o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), insatisfeito com o tratamento que recebe do Palácio do Planalto faz cara de paisagem, a senadora paranaense não deixa passar sem resposta nenhuma crítica à presidente Dilma Rousseff ou ao seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Esposa do ministro Comunicações, Paulo Bernardo, Gleisi será a relatora do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.

Brasília, 51 anos

A cada ano, uma nova cidade surge no Distrito Federal, com cerca de 70 mil habitantes, sem que o conceito de polinucleamento seja respeitado. Com 30 regiões administrativas, de acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Distrito Federal, completou 51 anos como uma região metropolitana com 2,6 milhões de habitantes

Drogas

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) critica o governo pelas falhas no combate às drogas. “Apesar da necessidade de ações de prevenção e tratamento ao usuário, o Programa Integrado para Enfrentamento do Crack e Outras Drogas, lançado pelo ex-presidente Lula em maio do ano passado, até agora não foi colocado em prática”, denuncia.

Saúde

O senador Paulo Davim (PV-RN) quer destinar uma parte do dinheiro arrecadado pela Caixa Econômica Federal (CEF) com as loterias ao orçamento do Ministério da Saúde: “Pouca gente sabe, mas menos de 50% do total arrecadado vai para os ganhadores. O resto tem várias destinações, como, por exemplo, 1% para o Fundo Nacional de Cultura e 3% para o sistema penitenciário. Nada para a Saúde”. Dos 22% das loterias que são destinados à primeira faixa de premiação dos concursos terminados em zero, 5% poderiam ser retirados para a Saúde, sem que as outras destinações sociais ficassem prejudicadas, argumenta Davim.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Qual a cara do PV?

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O PV volta à telinha hoje com duas inserções nacionais. Uma defende a posição do partido na questão do Código Florestal. A outra faz um alerta sobre o uso da energia nuclear. Há consenso no partido quanto às duas posições. Esses temas são quase a razão de ser da legenda.

» » »

Mas nenhuma liderança partidária aparecerá no horário gratuito de tevê, nem mesmo Marina Silva. Muito embora a ex-candidata a presidente da República tenha obtido 20% dos votos no primeiro turno da sucessão do presidente Lula e, com isso, levado a disputa entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador paulista José Serra (PSB) para o segundo turno. É muito luxo para um partido que obteve tantos votos em 2010 e dispõe de tão pouco tempo de televisão. O programa de tevê do PV com 10 minutos de duração vai ao ar em 5 de maio, mas ainda não tem uma definição.

» » »

Essa é outra face da crise que grassa nas oposições. O PV está rachado entre a velha cúpula liderada pelos deputados José Luiz Pena (SP) e Zequinha Sarney (MA), governistas, e o grupo encabeçado pela ex-senadora Marina Silva (AC) e o deputado Alfredo Sirkis (RJ), que faz uma oposição propositiva. Tão dividido que não há possibilidade de alguém aparecer na tevê falando em nome da legenda.

Blindado//

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PDT-BA), negocia com o delator do maior escândalo do Distrito Federal, Durval Barbosa, a ida ao Congresso para prestar depoimento no processo de cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Segundo o deputado, se for preciso buscá-lo de carro blindado, a Casa vai providenciar um para garantir a visita.

Diretas Já
 
O senador Rodrigo Rollemberg (foto), do PSB/DF, decidiu reapresentar no Senado sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir eleições diretas para os administradores das regiões administrativas do DF. O assunto voltou à pauta depois das constantes trocas de titulares que ocorreram desde o início deste ano. Rollemberg acredita que, assim, os moradores poderão escolher pessoas que conheçam de perto a realidade e os problemas de cada região. Os senadores Cristovam Buarque (PDT) e Gim Argello (PTB), também do DF, apoiam a tese de Rollemberg.

Fora dessa

O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP-BA), nega qualquer participação nas articulações feitas para substituir o senador Francisco Dornelles (RJ) na Presidência do PP. Pelo contrário, na recente convenção nacional do PP, atuou como bombeiro e garante que trabalhou para remover a candidatura do deputado Benedito de Lira (AL), tanto que Dornelles foi reconduzido ao posto por unanimidade.

Trincheira

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, trabalha para que o ex-secretário de Transportes Alexandre de Moraes, hoje desafeto do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), assuma a Secretaria-Geral do DEM no município de São Paulo. O tucano trava uma guerra de posições com o prefeito da capital com um olho nas próximas eleições municipais e o outro na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, em 2014.

Boca maldita

Os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) andam às turras no Senado. No último entrevero, a petista questionou o tucano por reproduzir denúncias da imprensa: “Estou chegando à conclusão aqui, senador Álvaro Dias, de que uma das suas maiores atividades como senador é ler jornais e revistas deste país”. Dias retrucou: “V.Exª não venha com a pretensão de diminuir quem faz oposição nesta Casa com decência e com dignidade. Se V.Exª quer apartear, faça-o, mas o faça com o necessário respeito”.

Tesourada

Segundo estudo da consultoria do Orçamento da Câmara, em 2011, o governo registrou R$ 128,7 bilhões em restos a pagar, contra R$ 115 bilhões no ano passado. Desse montante, somente foi autorizado o pagamento de até R$ 77,1 bilhões. Para desespero de deputados e senadores, porém, o Tesouro Nacional, em março, programou a liberação de apenas R$ 44,9 bilhões

Combustível

A Petrobras e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) se uniram para desmentir que haverá falta de gasolina em alguns postos do país. O problema está na escassez do álcool anidro, que é adicionado à gasolina na proporção de 25% e apresenta preços muito elevados. É que os usineiros preferem produzir açúcar, com melhor cotação no mercado. A notícia provocou mais demanda nos postos às vésperas do feriado prolongado, o que pode causar desabastecimento.

Cartórios/

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) será uma das responsáveis pela regularização dos registros de imóveis e registro civil no Haiti, que ainda sofre as consequências do terremoto de janeiro de 2010. A entidade firmou acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA). No próximo mês, uma missão da Anoreg-BR visitará o país, que precisa regularizar os registros de imóveis e o registro civil de 4 milhões de haitianos.

51 anos/ Parabéns, Brasília. Este ano será melhor do que aquele que passou...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Virada paulista

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O centro da disputa pelo poder está se deslocando para São Paulo, cuja prefeitura tem o terceiro orçamento público do país. A política local já está de pernas para o ar. A sucessão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com a formação do PSD, provocou o realinhamento das forças políticas. O PSDB implodiu na capital, onde cinco vereadores deixaram a legenda.


>> >> >>

O prefeito é candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2014 e sua movimentação passa pela eleição de alguém de sua confiança na capital. Somente a candidatura de José Serra (PSDB) poderia reagrupar o PSDB e atrair o apoio de Kassab. Sem isso, a fragmentação dessas forças será inevitável.

>> >> >>

Kassab trabalha com a possibilidade de apoiar o vice-governador paulista Afif Domingos (PSD) ou seu secretário de Saúde, o ex-petista Eduardo Jorge (PV). O PSDB pode lançar o deputado José Aníbal, que integra o secretariado de Alckmin. E o PPS ensaia a candidatura da ex-vereadora Soninha Francine.

Tocou reunir

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu entrar em campo na disputa pela Prefeitura de São Paulo, coordenando os esforços do partido para a eleição. A legenda tem cinco pretendentes à Prefeitura de São Paulo e nenhum candidato definido: a senadora Marta Suplicy; os ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da Educação, Fernando Hadad; e os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto. Lula teme que essa disputa atrapalhe o partido na eleição.

Teses de abril

O maior problema do PT em São Paulo, hoje, chama-se Netinho de Paula (foto). Candidato do PCdoB ao Senado nas eleições passadas, o cantor e apresentador pretende concorrer à sucessão de Kassab, em aliança com o PDT e o PSB. O PCdoB pretende lançar candidatos próprios nas principais capitais do país: no Rio de Janeiro, Jandira Feghali; em Belo Horizonte, Jô Moraes; e em Porto Alegre, Manuela D’Ávila.

Indecisa

A ex-deputada Solange Amaral (DEM-RJ), rompida com o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), deixará a legenda, mas não sabe ainda o rumo que tomará. Conversa com o prefeito Gilberto Kassab para se filiar ao PSD, mas está com um pé no PMDB do governador fluminense, Sérgio Cabral, e do prefeito carioca Eduardo Paes.

Maratona

Amanhã, o governador Agnelo Queiroz, do PT, terá agenda de superatleta. Pela manhã, corre a Maratona Brasília de Revezamento e, à tarde, joga futebol na equipe de masters de Zico, Cláudio Adão, Viola, Dagoberto, Luisinho, Leandro (ex-Flamengo), Paulo César Caju, Eder, Paulo Roberto, Pepe e Washington. Também jogarão futebol no dia do aniversário de Brasília os craques Gabriel, o Pensador, Romeu (Zorra Total) e Luiz Felipe Andreoli (CQC).

Desagravo

A pedido de Celina Campello, enteada de Ulysses Guimarães, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) — fez um desagravo à memória do ex-presidente do PMDB e líder da campanha das Diretas Já, que foi criticado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em sua biografia. “Ulysses não tem nem grandeza nem espírito público. É um político menor que tem o gosto da arte política, puro gosto do jogo, sem mais nada”, disse o ex-presidente da República. Segundo Simon, o comentário é injusto e merece um pedido de desculpas de Sarney à família de Ulysses.

Reitoria/ Pega fogo a disputa pela Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo segundo turno será em 25 e 26 de abril. O professor Carlos Levi, apoiado pelo reitor Aloizio Teixeira, teve 7.823 votos no primeiro turno. Ganhou entre professores, estudantes e técnico-administrativos. O candidato de oposição é Godofredo Neto, que recebeu 5.991 votos.

Tarefa/ O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, incumbiu ontem o novo diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa, de dar continuidade à discussão do novo marco regulatório para o setor e à transformação do órgão em agência reguladora.

Conchavo//

O líder do PV e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), e o relator do substitutivo do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), se reúnem hoje para fechar um acordo final sobre o novo Código Florestal. Ambos querem votar o relatório no começo de maio.

Emprego


Com saldo de 92.675 postos, março registrou o menor crescimento do nível de emprego no ano e o mais baixo para meses de março desde 2009, quando houve geração líquida de 34 mil empregos. No mês passado, foram contratadas 1.765.922 pessoas, terceiro maior número de admissões da série histórica iniciada em 1992. Porém, as demissões atingiram 1.673.247 trabalhadores

terça-feira, 19 de abril de 2011

A sinuca de bico

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
O governo Dilma está numa sinuca de bico. A grande tacada caberá ao Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que se reúne hoje e amanhã. A expectativa do mercado é de que os juros subam mais um pouco 0,25%. Se for mais do que isso, 0,5%, a política cambial entra num rumo incerto. Hoje a taxa básica de juros (Selic) está em 11,75% ao ano.

A sinuca de bico é a seguinte: o governo precisa conter o crédito, que continua alto, para segurar a inflação, mas com a nova subida dos juros é previsível que o dólar despenque ainda mais. Está a R$ 1,58. Essa queda até que ajuda a conter os preços, por causa das importações, mas prejudica as nossas exportações e, sobretudo, a indústria nacional.

A alternativa seria um corte radical nos gastos públicos, mas isso o governo não quer fazer. Na prática, trocou a meta de inflação de 4,5% no centro por uma meta de crescimento não declarada de 4,5%. E trabalha com uma taxa média de câmbio de R$ 1,69, uma taxa de juros de 11,75% e uma inflação de 5,5%. Como a conta não fecha, o mercado continua de cabelo em pé.

Estádios//

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara realiza audiência pública hoje sobre a manutenção e o estágio das obras dos estádios das cidades-sede da Copa 2014. As obras estão atrasadas e o governo pretende mudar os critérios de contratação para correr atrás do prejuízo. A oposição é contra.

Adesão

O PPS, que nas últimas eleições municipais apoiou a candidatura de Fernando Gabeira a prefeito do Rio de Janeiro, tem reunião marcada para hoje com o presidente regional do PMDB-RJ, Jorge Picciani. Na pauta, o apoio à reeleição do peemedebista Eduardo Paes (foto) no ano que vem. O partido já vem ensaiando aproximação desde o início do ano, quando permitiu que o deputado André Correa (PPS) se licenciasse da legenda para assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa fluminense.

Com a barriga

O governo trabalha para separar o joio do trigo nos restos a pagar. Ou seja, as obras e serviços contratados pelo governo Lula em 2007, 2008 e 2009 que serão efetivamente pagos. O prazo para a efetivação dos gastos termina no dia 30. Supostamente, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estarão incluídos. É possível que o prazo de pagamento dos restos a pagar do ano passado seja prorrogado até outubro.

Tudo parado

Nada deve ser votado na Câmara nesta semana. O líder do governo, Cândido Vaccarrezza (PT-SP), participa de um seminário sobre tecnologia de informação nos Estados Unidos. Na pauta da Câmara, 14 medidas provisórias estão com prazo de votação esgotado. Duas versam sobre política habitacional: a MP nº 513/10, que autoriza o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) a assumir os direitos e obrigações do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação; e a MP nº 514/10, que detalha regras da segunda etapa (2011-2014) do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

O desafiante

O deputado Carlos Zarattini resolveu desafiar os caciques do PT e se lançou no fim de semana como candidato a candidato a prefeito de São Paulo. “Sinto que os militantes têm um desejo de renovação política”. Os desafiados são a senadora Marta Suplicy, que já manifestou interesse na candidatura, e o ministro da Ciência Tecnologia, Aloizio Mercadante, que por enquanto se finge de morto.

Blindados

O Exército vai recauchutar 376 veículos blindados M-113. Por meio de acordo assinado entre os EUA e o Brasil, a empresa que fabricou os veículos será encarregada da modernização do veículo de transporte de tropas com tração do tipo lagarta. A reforma custará US$ 48 milhões

Candango/ O ministro Artur Vidigal de Oliveira, da classe dos togados do Superior Tribunal Militar (STM), é o primeiro integrante de tribunal superior natural de Brasília. Nasceu em 6 de outubro de 1960, cinco meses após a inauguração oficial da capital da República.

Assume/ Reunião Anual da Assembleia de Acionistas da Vale decide hoje a sucessão de Roger Agnelli na Presidência da empresa, encerrando uma novela de meses. Murilo Ferreira, que esteve por 30 anos na companhia, é o escolhido para assumir o comando da empresa.

Pendurados/ Hoje tem missa cheia: é Dia de Santo Expedito, padroeiro dos namorados e noivos e protetor dos endividados e das causas de última hora.

Um velho texto sobre Cuba: O legado de Dom Quixote

Por Luiz Carlos Azedo:
Nas Entrelinhas, em 29/05/2008 (Correio Braziliense)


A sensação de um visitante comum é de que a elite cubana espera a morte de Fidel para iniciar as reformas capitalistas, mas o povo não acredita que Raúl Castro seja muito diferente do irmão a quem sucedeu


A escultura já restaurada 
Sempre tive vontade de conhecer Cuba, a ilha rebelde de Fidel Castro, que desde 1959 desafia os Estados Unidos. Também queria ter uma escultura de Dom Quixote que me agradasse. Encontrei o meu La Mancha em Havana Velha, numa loja de artesanatos. Peça única, com 50cm, foi esculpida em cedro de demolição. Barba hirsuta e chapéu, Quixote está sentado sobre o livro de Miguel de Cervantes ao qual empresta o nome, com as pernas cruzadas, um pé calçado e outro descalço. Segura o escudo e a lança com a mão direita e outro livro com a esquerda. Quem o sustenta é Sancho Pança, o escudeiro fiel, ajoelhado, que guarda a espada do cavaleiro andante.

A cortina

Minha volta para Brasília foi uma nova aventura para Quixote. Embalado numa velha caixa de papelão, despertava desconfiança das autoridades aduaneiras. O vôo da panamenha Copa Airlines para São Paulo foi tormentoso. No Panamá, onde fez a conexão, aconteceu o previsível: não havia lugar para o nosso herói entre os demais passageiros. Acabou viajando no compartimento de bagagem. Chegou a São Paulo já troncho. Desembarcou em Brasília com cabeça ainda sobre os ombros, mas sem o braço direito e o pé esquerdo, que foram decepados. Quase desabou dos ombros de um intacto Sancho Pança.

Em férias, havia me prometido não escrever sobre Cuba, mas me senti obrigado a fazê-lo. Afinal, quando Miguel de Cervantes mandou Dom Quixote viajar, rasgou a cortina mágica, tecida de lendas, que estava suspensa diante do mundo. A vida se abriu com a nudez cômica de sua prosa. “Assim como uma mulher que se maquia antes de sair apressada para o primeiro encontro, o mundo, quando corre em nossa direção no momento em que nascemos, já está maquiado, mascarado, pré-interpretado. E os conformistas não serão os únicos a ser enganados; os seres rebeldes, ávidos de se opor a tudo e a todos, não se dão conta do quanto também estão sendo obedientes, não se revoltarão a não ser contra o que interpretado ( pré-interpretado) como digno de revolta”, destaca o escritor tcheco Milan Kundera (A Cortina, Companhia das Letras).

O comunismo

Um grande painel em Havana, dos muitos que fazem propaganda do regime comunista, assinala que 70% dos cubanos nasceram depois da revolução. Outros falam dos prejuízos que o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos acarretaram à Saúde, à Educação e aos Transportes na ilha. “Pátria ou morte”, tudo se legitima e se justifica por causa disso: os salários baixíssimos, o desemprego mascarado, a prostituição de menores, os oito ovos e um quarto de frango por mês para cada cubano pobre. Vigora uma espécie de “comunismo de guerra”, como se a suposta invasão ianque fosse iminente.

A arquitetura belíssima de Havana está semi-destruída. Alguns prédios vão sendo recuperados ao longo do Malecon, a grande avenida à beira-mar, mas os sítios históricos mais importantes estão preservados. Porém, a maioria dos sobrados e mansões ocupados pela população depois da revolução virou cortiço. Quem se aventura pelas ruas de Havana Velha, fora do circuito turístico, se espanta com a degradação e o mau cheiro que emana da criação clandestina de porcos e outros animais dentro das habitações. Escolas e postos de saúde, o que havia de melhor no plano social, também sofrem os efeitos do fim da antiga União Soviética. Novos mesmo só os complexos turísticos das cristalinas praias do Varadero e dos cayos (ilhas), aos quais até abril não era permitido o acesso de cidadãos cubanos. O Estado é dono de quase tudo; até o flanelinha é funcionário público. Não é difícil avaliar a qualidade dos serviços e como são burocratizados.

A espera

O cidadão cubano é engenhoso para obter um “resultado”, a esperteza que garante um troco a mais. Não se sente dono dos bens públicos. A idéia do “homem novo”, da qual tanto se jactavam os dirigentes cubanos ao criticar os soviéticos, acabou sufocada pelo anacronismo do mesmo modelo leninista. A sensação de um visitante comum é de que a elite cubana só espera a morte de Fidel para iniciar as reformas capitalistas, mas o povo não acredita que Raúl Castro seja muito diferente do irmão a quem sucedeu. A maior novidade é a liberação do uso de celulares, símbolo pop do mundo pós-moderno. O grande mérito de Cervantes foi resgatar a felicidade perdida na Idade Média. Enquanto assiste às novelas da Globo, Cuba aguarda um outro Dom Quixote que lhe devolva a esperança do novo.

domingo, 17 de abril de 2011

Com a corda esticada

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A presidente Dilma Rousseff pretende manter a corda esticada com a base governista no Congresso. Além de contingenciar as emendas parlamentares do Orçamento da União de 2011, que representam quase R$ 20 bilhões dos R$ 52 bilhões cortados, pretende empurrar com a barriga o pagamento dos R$ 12 bilhões que fazem parte dos restos a pagar de 2008, 2009 e 2010. Ou seja, verbas que haviam sido negociadas com o governo Lula.


» » »

Entre os partidos da base aliada, a inquietação é muito grande por causa dos cortes, mas a maré é boa para o governo, que acaba de ampliar a sua base com a formação do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Tão boa que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), está defendendo que o governo deixe tudo para o próximo ano. A folgada maioria governista na Casa suportaria o cinto apertado.

» » »

A mesma coisa já não acontece na Câmara, onde o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), tenta negociar uma fórmula capaz de garantir pelo menos o pagamento das verbas destinadas às obras já iniciadas. O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que coordena as negociações com os partidos, avalia que o governo deve tratar a questão de acordo com as circunstâncias: se a arrecadação melhorar, liberar as emendas a partir de outubro.

Previdência

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (foto), do PMDB-RN, ficou pendurado no pincel na tarefa de aprovar a Previdência Complementar do setor público. A presidente Dilma Rousseff quer aprovar a mudança porque o pagamento dos 950 mil servidores gerou um deficit de R$ 50 bilhões nas contas da União, mas o deputado Roberto Policarpo (PT-DF) conseguiu retirar o projeto da pauta da Comissão de Trabalho da Câmara.

Dois mundos

Os 13 deputados federais que visitaram a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ), onde estão instaladas as duas usinas nucleares brasileiras, voltaram de cabelo em pé com os planos de evacuação da população em caso de acidente. Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), a usina é moderna por dentro e um atraso por fora: “Se houver um acidente aqui, morre todo mundo”, avalia.

Berlinda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluirá até o próximo dia 30 a coleta de provas contra os governadores do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB); de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB); e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acusados de abuso do poder econômico na campanha eleitoral. Os três poderão ser julgados ainda neste semestre.

Arrocho

O TSE pretende endurecer no julgamento das contas partidárias referentes às eleições de 2010 que serão entregues a partir de 2 de maio. A Lei nº 2034/2009 estabeleceu o prazo de cinco anos para as contas serem julgadas. Os partidos que tentarem protelar os processos até os prazos prescreverem receberão sanções e multas.

A conta

Os governos federal, estaduais e municipais arrecadam, com impostos e encargos na conta de luz, cerca de R$ 5,3 milhões por hora. Com a revisão de cálculo da Conta de Consumo de Combustível (CCC), o Tratado de Itaipu e o acionamento das térmicas, o reajuste médio no preço da tarifa de energia ficará entre 9% e 11%, contra a meta de inflação do governo fixada em 4,5%. Só com a mudança da CCC, o governo deve arrecadar R$ 1 bilhão

Saúde

O ex-ministro da Saúde e líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (foto), do PT-PE, apresentará na terça-feira um projeto de lei para normatizar todos os mecanismos de gestão em saúde no país. De acordo com a proposta, os estados e municípios ficarão obrigados a traçarem metas para o setor e terão que expor os objetivos e as etapas cumpridas para acesso público na internet.

Pedreira/A convocação do ex-diretor geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa para prestar depoimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pode atrapalhar seus planos de assumir a chefia do setor de segurança da Autoridade Olímpica. Corrêa é acusado de cometer irregularidades no repasse de R$ 50 milhões para a Digitro, empresa responsável pelo sistema Guardião, de escutas telefônicas da PF.

Brasília/As comemorações do 51º aniversário de Brasília na Câmara Legislativa contarão com a exposição Brasília — meio século da capital do Brasil, que no ano passado ficou exposta em Madri e Lisboa. A homenagem reúne fotos, textos e documentos históricos, de 21 de abril a 3 de julho. A mostra seguirá depois para Paris.

Abandonado/O senador Magno Malta (PR-ES) queixa-se do desdém com que é tratado pela Casa Civil e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em não dar nenhum retorno aos parlamentares que defendem o governo no Congresso.



Acarajé// O governo da Bahia pretende negociar à exaustão com os acampados do MST em Salvador. Vai, inclusive, fornecer banheiros e alimentação aos militantes do movimento, evitando um confronto com a Polícia Militar. A propósito, o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, completa 15 anos hoje.

sábado, 16 de abril de 2011

Câmbio, emprego e inflação

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não tem um plano B para a economia. Muito menos o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que o mercado gostaria de ter como interlocutor de suas críticas à política econômica. Na verdade, o rumo da economia está sendo dado pela presidente Dilma Rousseff, que é economista e despacha com Mantega sem a presença de Palocci.


» » »

O governo Dilma foi surpreendido pela crise no Oriente Médio, que infla as esperanças de democratização dos países árabes, mas provoca alta do petróleo e bagunça ainda mais a economia mundial. E também pelo tsunami no Japão, que puxa para baixo a recuperação da economia asiática, com exceção da China, que é um caso à parte. Ambos complicaram os esforços do governo para segurar o preço do dólar e, ao mesmo tempo, evitar que a inflação saia do controle.

» » »

Diante da situação, a prioridade é controlar a inflação. O câmbio, não. Apesar de prejudicar as exportações brasileiras, a queda do dólar ajuda a conter a alta dos preços dos manufaturados. A opção de atacar os dois problemas ao mesmo tempo, com um violento ajuste fiscal, implicaria em baixar as taxas de crescimento e, em consequência, o nível de emprego. Essa não é a opção do governo, embora a indústria nacional fique no sufoco.

Linha Amarela

O ex-prefeito Cesar Maia fechou sua aliança com o ex-governador Anthony Garotinho (PR) para a disputa da prefeitura do Rio de Janeiro. Encabeçada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria como vice a deputada estadual Clarissa Garotinho, filha do político campista. Maia faz um raciocínio tortuoso para analisar as eleições no Rio, apartando a Zona Sul do resto da cidade. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes sempre perderam as eleições na Zona Sul. A aliança Maia-Garotinho supostamente seria muito forte no subúrbio do Rio.

Infiéis

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia que dificilmente a Corte deve mudar o artigo da Lei de Fidelidade Partidária que abre a brecha da criação de uma nova legenda para que os políticos possam trocar de agremiação sem a perda de mandato. Criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lei já foi referendada pelo STF.

Mulheres

Os dois principais postos da Justiça Eleitoral nas eleições de 2012 deverão ser ocupados por duas mulheres. A Corregedoria Nacional da Justiça Eleitoral ficará sob o comando da ministra Nancy Andrighi, que assume a vaga do ministro Aldir Passarinho, que se aposenta na próxima segunda-feira. Já a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser ocupada pela ministra Cármen Lúcia, que assume o posto após o ministro Ricardo Lewandowski deixar a cadeira.

Volta

A presidente Dilma Rousseff encerra hoje a sua visita à China e deve chegar ao Brasil amanhã. Antes de embarcar, porém, pretende visitar um dos mais belos cartões-postais chineses — o Exército de Terracota, também chamado de Guerreiros de Xian.

Nova aliança

O PCdoB acaba de entrar na administração do prefeito Gilberto Kassab (foto), do PSD. O partido, aliado da presidente Dilma Rousseff e tradicional parceiro do PT, ocupará a nova secretaria criada para cuidar da Copa do Mundo de 2014. Foi indicado ao cargo o secretário de Organização do PC do B de São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves. O PMDB também fará parte da equipe de Kassab: empresário, o ex-deputado federal Bebeto Haddad, presidente do diretório municipal da legenda, assumirá a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Remédios

O deputado Antônio Reguffe (PDT-DF) apresentou um projeto de lei na Câmara propondo a isenção de impostos para medicamentos vendidos no Brasil. Segundo o parlamentar, o país é o campeão mundial em taxação de remédios, com uma média de 33,9% de tributação, enquanto que nas demais nações, a média é de 6,3%

Transição/A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa hoje de mais um encontro organizado pelas lideranças do PV que integram o Movimento Transição Democrática. A reunião, desta vez, será em Fortaleza (CE). O grupo defende que o PV passe a se relacionar com seus filiados de forma participativa e interativa integrando-os aos processos de decisão, inclusive para a eleição das suas direções municipais, estaduais e nacional.

Convenção/O PSDB do Rio de Janeiro realiza hoje sua convenção estadual. O partido até agora não tem um nome competitivo para disputar a Prefeitura do Rio.

Serviços/O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Alexandre Camanho, está deixando o posto para assumir a Associação Nacional de Procuradores da República. Investigou os promotores Leonardo Bandarra e Deborah Guerner na operação Caixa de Pandora e acompanhou os julgamentos do ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz no Tribunal Regional Eleitoral.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Um xadrez mineiro

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), inicia hoje as negociações com o PSDB tendo em vista as eleições municipais. Candidato à reeleição, compartilha a administração da capital mineira com o PT, mas sabe que a aliança que o levou ao comando da cidade anda periclitante.


Lacerda é companheiro de primeira hora do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), de quem foi vizinho de cela quando ambos eram presos políticos do regime militar. Vértice de uma aliança política do PT com o PSDB em Minas, patrocinada pelo ex-governador tucano Aécio Neves (PSDB) e por Pimentel em 2008, Lacerda teme que o movimento a favor de uma candidatura própria ganhe força no PT.

O ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT), crítico da aliança, se finge de morto, mas é um nome sempre lembrado pelos militantes petistas insatisfeitos com a aliança. Segundo o deputado Marcus Pestana, que preside o PSDB de Minas, os tucanos tanto podem lançar um candidato próprio — o deputado Eduardo Azeredo seria o nome mais forte hoje —, como podem indicar o vice de Lacerda.

Respaldo

Por pouco o senador Francisco Dornelles (foto), do Rio, não foi defenestrado da Presidência do PP. O grupo formado por Pedro Corrêa (PE), Pedro Henry (MT), João Pizzolatti (SC) e pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte (BA), queria eleger o senador Benedito de Lira (AL) para o cargo. O Palácio do Planalto jogou pesado e ameaçou exonerar Paulo Roberto da Costa, ligado ao grupo, da Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Cargos

São intensas as negociações nos bastidores da Câmara para alterar o mecanismo de distribuição dos Cargos em Comissão de Natureza Especial (CNE), funções de natureza específica a que cada gabinete de líder tem direito. A pressão é para redistribuição de cargos de modo a contemplar o novo PSD, que já nasce com 32 deputados.

Apelação

O PPS e o DEM decidiram ontem pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais agilidade no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a medida provisória que permite financiamento de R$ 20 bilhões do BNDES para a construção do trem-bala. A MP nº 511/2010 foi aprovada na quarta-feira pelo Senado Federal.

Norte

Em audiência pública na Comissão de Reforma Política da Câmara, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, sugeriu que os deputados levassem em consideração quatro propostas: fim das coligações, fim das doações de pessoas jurídicas, cláusula de desempenho e imposição de limite nos gastos de campanha. O custo das campanhas de 2010 foi astronômico: R$ 3,3 bilhões

Recauchutagem

A Embraer contratou a empresa israelense Elbit Systems como principal fornecedora do projeto de modernização de 11 caças supersônicos F-5 usados que a Força Aérea Brasileira (FAB) comprou da Jordânia. Avaliado em R$ 133 milhões, o contrato será executado por uma empresa gaúcha, que instalará novos computadores de bordo, radares e sistemas de guerra eletrônica. O simulador de voo e os equipamentos de apoio em terra virão de Israel. A FAB conta com 57 caças F-5, sendo que 46 deles já foram modernizados.

Contrapartida

O deputado Fernando Francischini (foto), do PSDB-PR, enviou um ofício à Presidência da República sugerindo a exigência de contrapartida do governo paraguaio pelos R$ 360 milhões a mais que o Brasil passará a pagar pela energia excedente da usina de Itaipu. Francischini propõe metas de combate ao tráfico de armas e drogas e ao contrabando de mercadorias, que, nos últimos anos, resultaram em confrontos armados entre as forças de segurança dos dois países na região de fronteira.

Vices/ Escalados quatro vice-líderes da base aliada na Câmara: José Guimarães (PT-CE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Osmar Serráglio (PMDB-PR) e Luciano Castro (PR-RR). O quinto nome deve ficar com o PSB.

Tô fora/ O ex-deputado Rocha Loures (PMDB-PR) manda avisar que não é candidato à Presidência da Embratur. Prefere permanecer na assessoria do presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB).

Corregedoria/ O senador Jayme Campos (DEM-MT) será o novo corregedor do Senado. O cargo estava desocupado desde a morte do senador Romeu Tuma (PTB-SP), em outubro do ano passado.

Histórico/ Depois de três meses de reformas, a histórica sede do PMDB no Rio de Janeiro será reinaugurada, hoje, pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. Com 700 metros quadrados, em um andar inteiro do tradicional edifício Piauí, foi a sede do antigo PSD. O imóvel foi doado pelo ex-governador do Estado do Rio Ernani do Amaral Peixoto, em 1972.

Orçamento// É forte a disputa nos bastidores para definir quem será o relator da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2012. Na briga pelo posto, estão os deputados Edson Giroto (PR-MS) e Márcio Moreira (PP-MG). A comissão é cobiçada porque é uma espécie prévia da lei orçamentária do ano que vem.

Além dos Jardins

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Superou as expectativas do governo — e muito — a bancada formada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab no Congresso. Com 32 deputados e dois senadores, além de um governador e cinco vice-governadores, o movimento para a criação do novo PDS ganhou fôlego semelhante ao de outras dissidências importantes, como as que levaram à formação do antigo PFL (DEM) e do PSDB nos anos 1980.


» » »

O governo acreditava que Kassab conquistaria no máximo 25 deputados, enquanto a oposição tentou contê-lo em torno de 15. Depois de muito disse me disse, chantagens e dissimulações de alguns participantes da baldeação, o prefeito de São Paulo provou que tinha mais bala na agulha do que imaginavam o governo e a oposição. Também são estrelas do novo partido o governador do Amazonas, Omar Aziz, que deixa o nanico PMN, e a senadora Kátia Abreu (TO), que rompeu com o DEM.

» » »

Nos bastidores, houve estímulo de líderes governistas interessados em enfraquecer ainda mais a oposição no Congresso, mas não a ponto de que o novo partido surgisse com bancada tão forte. Foi intensa também a articulação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que vê com bons olhos o surgimento de uma legenda aliada e a possibilidade futura de uma eventual fusão do velho PSB com o novo PSD, o que lhe daria mais projeção nacional. Kassab diz que o novo PSD é uma sigla independente, mas sua bancada vai integrar a base do governo.

Derrota

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), foi o grande perdedor com a formação do novo PSD. Seus colegas tucanos de outros estados podem acomodar a situação local com mais facilidade. Kassab é candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2014.

Anistia

O Senado do Uruguai aprovou a anulação da Lei de Anistia do país. Policiais acusados de crimes na ditadura militar, entre 1973 e 1985, poderão ser julgados se o texto for endossado pela Câmara e, em seguida, sancionado pelo presidente uruguaio, o ex-tupamaro José Pepe Mujica. A votação foi apertada entre os senadores: 16 a15.

Prejuízo

O Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), corre atrás do prejuízo para reconstruir a própria imagem. Vai tirar da gaveta o Projeto de Lei nº 6826, que pune as empresas corruptoras, atendendo apelo do deputado Carlos Zarattini, do PT-SP. Apresentada pelo governo Lula em fevereiro de 2010, logo depois da Operação Castelo de Areia, a proposta foi tratada na Câmara como corda em casa de enforcado.

Pontaria

A presidente Dilma Rousseff não quer gastar energia — leia-se liberação de emendas parlamentares e mais concessões na ocupação de cargos — para aprovar a reforma tributária. Pretende gastar a munição com quatro tiros apenas, três de curta distância e um de longo alcance. A correção da tabela do Simples, a desoneração da folha de pagamentos e a redução de impostos para compra de equipamentos são os alvos mais fáceis. Difícil mesmo é a mudança do critério de cobrança do ICMS, que deixaria de ser arrecadado no estado de origem para ser cobrado no destino.

Feirinha

O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, foi parar na frigideira. Centro de excelência em pesquisa, a empresa virou uma espécie de feirinha da Pavuna, aquela do samba da Jovelina no qual a cebola briga com o pimentão e o jiló é quem tem que apartar. Com representantes de ruralistas e dos sindicatos em pé de guerra na instituição, a presidente Dilma resolveu acabar com a autonomia da atual diretoria, cujo mandato vai até 2014.

Martelo

Marcado para 29 de julho, o leilão de implantação do trem-bala está confirmadíssimo, apesar dos protestos da oposição. O projeto custará no mínimo R$ 33 bilhões

Seminário / O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), abrirá o Seminário Internacional Direito e Administração Pública organizado pelo IDP, sob coordenação pedagógica do ministro do STF Gilmar Mendes, nos próximos dias 27 e 28, em Brasília. Outra estrela do evento é o presidente do TCU, Benjamin Zymler.

Agência / A Comissão de Infraestrutura do Senado examina hoje mensagem da Presidência da República reconduzindo Cláudio Passos Simão ao cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Campanha // O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, intensificará a campanha da entidade a favor da reforma política. “A eleição no Brasil virou uma indústria — onde muita gente se apropria de dinheiro, tanto do dinheiro legal como do ilegal”, critica. A OAB defende o financiamento público de campanha como fórmula de combate à corrupção eleitoral.

Publicado em 14 de abril de 2011 na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ovelhas desgarradas

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo caudaloso, tenta agir como um bom pastor ao ver as ovelhas desgarradas: reunir o rebanho, afastar os predadores e conduzir sua criação ao pasto farto e seguro.

» » » 

Publicado na revista Interesse Nacional, o artigo tenta, de certa forma, definir também a nova classe média como o novo rebanho a ser pastoreado pelo PSDB. Dá como perdida para o PT e seus aliados no governo Dilma Rousseff a população mais pobre do país.

» » » 

Segundo o ex-presidente da República — cujo legado não foi devidamente defendido nem pelo ex-governador José Serra, nem pelo governador Geraldo Alckmin, ambos paulistas —, as realizações de seu governo seriam o maior acervo patrimonial dos tucanos, mas isso é insuficiente para conquistar novos adeptos. Para FHC, o papel da oposição é debater os novos problemas do país e encampar as demandas dessa nova classe média na saúde, na educação, na segurança e nas demais questões do dia a dia.

Rompeu

O artigo de Fernando Henrique Cardoso é um pouco a resposta às críticas que vêm recebendo do seu ex-ministro e tesoureiro de campanha Luiz Carlos Bresser Pereira (foto). Economista do primeiro time da Fundação Getulio Vargas, um dos principais ideólogos tucanos, Bresser se desfiliou do PSDB depois de uma releitura das teses de FHC sobre a teoria da dependência e um balanço do governo tucano. Em síntese, avalia que o PSDB e seu guru não têm um projeto nacional.

Discorda
O ex-governador Aécio Neves fez uma leitura à mineira do artigo de FHC. O senador tucano concorda com muita coisa, mas discorda do fundamental: de que o PSDB deva se fixar no eleitorado de classe média e deixar de lado o povão. Segundo ele, em Minas, o povão sempre apoiou os tucanos.

Avulsos// A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva começa a avaliar que saiu da panela para cair na frigideira ao trocar o PT pelo PV. A cúpula da legenda resiste à renovação partidária e joga pela janela milhares de ativistas que aderiram à campanha da candidata verde durante as eleições do ano passado. Marina está defendendo a adoção de candidaturas avulsas nas eleições majoritárias, uma saída para as lideranças que não têm espaço no PV.

Bônus 
Alguns deputados articulam na Câmara a apresentação de um projeto de lei que passa a bonificar o policial que apreender armas ilegais no Brasil. De acordo com a proposta em discussão, um fundo nacional para estimular o desarmamento no país seria criado para conceder o bônus de R$ 300 para cada arma apreendida.

Endurece
A tática adotada pelo PPS de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para derrubar o artigo da lei da Fidelidade Partidária que permite a migração de políticos para novas legendas tem como objetivo principal retaliar a investida do prefeito Gilberto Kassab na bancada do partido. Sete deputados foram convidados a ingressar na nova legenda. Dois aceitaram: Geraldo Thadeu (PPS-MG) e César Halum (PPS-TO).

Aliviado
O deputado Sandro Mabel (PR-GO) respira mais aliviado. Ele conseguiu uma liminar na Justiça que suspende o processo disciplinar contra ele dentro do PR e a censura pública para falar em nome do partido. A liminar ainda restitui o diretório regional da legenda no Goiás.

Saúde
Os deputados da oposição já começaram as negociações para coletar ao menos 51 assinaturas de parlamentares da base aliada do governo para a criação de uma CPI que investigue denúncias de corrupção na aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A oposição conta hoje com um total de 120 deputados, e, para criar a CPI, são necessários 171

Homenagem
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), apresentou projeto de lei para que o trecho da rodovia BR 116 entre os municípios Miradouro e Laranjal passe a se chamar Rodovia Vice-Presidente 
José Alencar.

Relatoria/ O deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) será o relator da medida provisória que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil. É um velho amigo da presidente Dilma Rousseff.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Duro na queda

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, viaja hoje para mais uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) sob ataque especulativo. No mercado, crescem as apostas de que mais cedo do que se espera acabará substituído pelo seu próprio secretário executivo, Nelson Barbosa, que neste momento acompanha a presidente Dilma Rousseff na viagem à China.


» » »

O bombardeio é motivado por dois indicadores vitais da economia: o primeiro é a insustentável valorização do real frente ao dólar, que atingiu patamares que projetam no horizonte uma possível mudança na política cambial; o outro é a alta da inflação, que continua ameaçando ultrapassar o teto de 6,5%.

» » »

Mantega minimiza as críticas. O Ministério da Fazenda teria na cartola medidas capazes de evitar que o dólar continue “derretendo” e que a inflação fuja ao controle. Quanto à fritura a que estaria sendo submetido, tira por menos: todas as medidas adotadas foram discutidas com a presidente. Mantega não
está na comitiva da viagem à China em função da reunião do FMI. O problema é convencer o mercado.

Braço de ferro

Guido Mantega já venceu algumas quedas de braço no governo. A primeira foi com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que defendeu um salário mínimo entre R$ 560 e R$ 570. Foi obrigado a recuar depois que a presidente Dilma bancou o mínimo de R$ 545. Agora, deu um chega pra lá no presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli (foto), que anunciou um possível aumento do preço da gasolina. Mantega é o presidente do Conselho de Administração da estatal.

Código//


O governo está dividido em relação ao Código Florestal. O ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, tenta costurar uma posição de consenso entre os ministros da Agricultura, Wagner Rossi; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Cartada

O presidente da República em exercício, Michel Temer, aposta alto na candidatura do deputado Gabriel Chalita (PSB) a prefeito de São Paulo em 2012. A transferência dele para o PMDB estaria garantida. Temer tem conversado sobre alianças com o PT e o PSDB. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vê a proposta com bons olhos, caso José Serra não aceite ser candidato. No PT, o vice de Dilma ouviu da senadora Marta Suplicy (SP) que os petistas terão candidato próprio.

Crianças

De 2000 a 2009, a taxa de mortalidade de crianças com menos de 1 ano no Brasil caiu de 21,2 óbitos por mil nascidos vivos para 14,8

Migrações

Presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP) entra hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para questionar dispositivos da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.610. Editado em outubro de 2007, o texto diz que a saída de um filiado de um partido político para criar uma outra legenda não é motivo para perda do mandato. “A resolução é equivocada. Torna letra morta a decisão do Supremo em garantir que o mandato é do partido”, observa. Três deputados do PPS estão deixando a legenda para fundar o PSD com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Loteado

Sérgio Dâmaso assume hoje a diretoria-geral do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral. Defenestrado do cargo, Miguel Nery será assessor da Presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Pelo acordo entre PT e PMDB no setor mineral, caberá aos petistas indicarem o novo diretor-presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O mais cotado para assumir o cargo é Manuel Barretto da Rocha Neto, diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM.

Jabá/ A deputada Rose de Freitas (do PMDB-ES) será a primeira mulher a assumir a Presidência da Câmara, em substituição a Marco Maia, que viaja à Espanha em caráter oficial em companhia do deputado Romário (PSB-RJ). Assistirão ao clássico Barcelona x Real Madrid no sábado.

Reforma/ Presidente do Senado, José Sarney (PMDSB-AP) pretende se reunir amanhã com o presidente da Comissão de Reforma Política, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), para discutir a agenda de votação das propostas da comissão.

Trem-bala/ O Senado deve votar hoje a Medida Provisória (MP) nº 511/10, que autorizou a União a oferecer garantia para financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio que construirá o Trem de Alta Velocidade (TAV).



Trancada/ A pauta da Câmara está trancada por 14 medidas provisórias, dentre elas a que fixa novas regras para o programa Minha Casa, Minha Vida. O PL nº 1481/07, que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para financiar serviços como a internet de banda larga, depende

domingo, 10 de abril de 2011

Emprego, não; trabalho

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Nem só de carteira assinada vive a nova classe média brasileira. Mais de 54 mil pessoas inscreveram-se no programa Microempreendedor Individual desde 17 de março, quando foi ultrapassada a marca de 1 milhão de novos empresários, comemorada com pompa e circunstância pela presidente
Dilma Rousseff na semana passada.

» » »

São considerados microempreendedores individuais os trabalhadores “por conta própria”, com faturamento de até R$ 36 mil por ano, ou seja, R$ 100 por dia. Pipoqueiros, manicures, quituteiras e doceiras que passaram a pagar menos para ter direito à Previdência estão registrados no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, com isso, têm a possibilidade de emitir notas fiscais e obter crédito mais barato.

» » »

Sem muito alarde, o governo começa a enxugar o programa Bolsa Família — 40 mil famílias foram desligadas na semana passada — e apostar numa porta de saída para a massa de excluídos beneficiados pelo programa, que, agora, começa a entrar no mercado formal. A diferença em relação à carteira assinada é que o trabalhador autônomo com vocação para empreendedor pode virar, de fato, um empresário e ganhar muito mais do que um assalariado do seu setor de atividade. No lugar do emprego, desenvolve uma atividade produtiva capaz de gerar trabalho e renda para toda a família.

Tertius//

 O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), lançou o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) como candidato a prefeito de Salvador. Quer acabar com a disputa entre o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, que também pleiteiam a candidatura. Pelegrino seria o “nome natural”.

Quem manda

É duvidosa a volta de José Eduardo Dutra (foto) ao cargo de presidente do PT, do qual está licenciado para tratamento de saúde até o próximo dia 25. Em depressão, não quer saber das aporrinhações da luta interna.
O vice-presidente da legenda, o deputado estadual paulista Rui Falcão, não tem trânsito com a presidente Dilma Rousseff. Quem cuida do expediente é o secretário-geral do PT, o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá. Mas quem, de fato, já comanda o partido é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quarentena

De janeiro a março, o governo gastou R$ 686.282,82 com os salários de 47 autoridades — entre as quais alguns ex-ministros — que estão no período de quarentena. Estabelecida em 2001, a norma impede que ex-ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalões exerçam atividades ou prestem serviços no setor de sua atuação. O governo quer aumentar a quarentena de três meses para um ano e restringir o número de autoridades.

Cotas

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos será um dos defensores da política de reserva de vagas para negros nas unidades de ensino superior do país no julgamento do sistema de cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Universidade de Brasília (UnB) foi contestada pelo Partido Democratas (DEM), que ajuizou ação no STF arguindo a inconstitucionalidade da medida adotada pela instituição em seu vestibular.O ex-ministro da Justiça pediu para ser ouvido e o STF acatou a solicitação.

Gaveta

Das nove ações que o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ajuizou no STF para extinguir os ganhos de aposentadoria de ex-governadores, cinco aguardam parecer da Procuradoria-Geral da República para serem julgadas. São relatores das Adins os ministros Ayres Britto, contra o governo de Sergipe; Ellen Gracie, contra os do Paraná e do Piauí; Gilmar Mendes, contra o do Amazonas; e Dias Toffoli, contra o do Acre.

Desvios

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara apura denúncias de irregularidades no uso de verbas públicas em contratos da Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira (Adesobras) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pró-Cidadão (Ibidec) com prefeituras do Paraná, de Santa Catarina, do Acre, de Mato Grosso e do Distrito Federal. A Polícia Federal acredita que os desvios podem chegar a R$ 16 milhões

Desastres / O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), participa, amanhã, de um seminário sobre gestão integrada de riscos e desastres. Estarão reunidos em Brasília especialistas internacionais em tragédias naturais. O encontro deve consolidar a agenda para a criação do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Memórias / O ex-presidente e conselheiro de honra da OAB Hermann Baeta, que integra a Comissão de Ética Pública do governo federal, lançará dia 11, às 19h, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, o livro Os fantasmas da cidade.

Funciona / Desde julho do ano passado, os juizados especiais implantados nos principais aeroportos do país — Juscelino Kubitschek, em Brasília; Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e Congonhas e Guarulhos, em São Paulo — foram responsáveis por 3 mil sentenças de conciliação entre passageiros e empresas aéreas. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos de voos e overbooking foram as causas de 10 mil reclamações.

sábado, 9 de abril de 2011

Tom sobre tom

Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participa hoje de uma grande reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir seu rumo político. As coisas formalmente não estão postas nesses termos, mas na prática é o que ocorre. As lideranças do chamado Movimento Transição Democrática da legenda, que Marina lidera, estão em rota de colisão com a cúpula do PV, encabeçada pelos deputados José Luiz de França Pena (SP), presidente do partido, e pelo líder da bancada na Câmara, José Sarney Filho (MA), que comanda a Frente Parlamentar Ambientalista.


» » »

O grupo realizou uma verdadeira caravana pelo país para mobilizar os participantes da campanha eleitoral de Marina Silva nos estados. Promete amplo debate sobre a renovação das estruturas do partido e de suas lideranças. Quer que as direções regionais e municipais, em geral nomeadas de cima para baixo, incorporem a participação dos filiados, inclusive para eleição das novas direções — de baixo para cima.

» » »

Engrossam o coro os deputados federais Alfredo Sirkis (RJ) e Roberto Santiago (SP), os deputados estaduais Beto Tricoli (SP) e Aspásia Camargo (RJ) e os ex-candidatos a governador Fábio Feldmann (São Paulo), Sérgio Xavier (Pernambuco) e José Fernando Aparecido (Minas Gerais), além do ex-candidato ao Senado por São Paulo, Ricardo Young. Estrela do PV, o ex-deputado Fernando Gabeira resolveu dar um tempo na luta interna e está se dedicando ao jornalismo.

Locomotiva

Um dos assuntos a serem tratados pela presidente Dilma Rousseff na China é a construção do trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo. O leilão para contratação da empresa encarregada da construção e exploração da superferrovia foi adiado por 90 dias apenas para dar mais tempo à formação de consórcios interessados. A cadeia de negócios às margens do empreendimento não para de crescer e mobiliza até gigantes da telefonia. Ao longo do Vale do Paraíba, região mais rica do país, surgirão novas indústrias e condomínios de luxo. Uma das estações será um mega shopping center.

Conta própria

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (foto) decidiu criar um blog para defender seu legado político. Ele tomou a iniciativa porque seu partido, o PSDB, não mantém um espaço virtual para expor os oito anos de FHC à frente do Palácio do Planalto. O ex-presidente contará com o apoio de economistas, sociólogos, jornalistas e estudiosos que acompanharam de perto o seu governo. A ideia é mostrar pontos de vistas positivos e rebater críticas ao seu governo.

Caça às bruxas

A temporada de caça às bruxas do DEM está aberta. O líder do partido na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto, da Bahia, avisa que o processo de expulsão aberto contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PDS), é um alerta aos deputados que andam dizendo que pretendem deixar a legenda tão logo o novo partido seja criado. A ordem é radicalizar com qualquer parlamentar que anda dizendo que pretende deixar o DEM e enquadrá-los na fidelidade partidária.

Enrolado

A oposição está se articulando na Câmara para apresentar esta semana um requerimento de criação da CPI do Pronasci. A iniciativa surgiu depois que surgiram denúncias de que o ex-coordenador nacional do Pronasci Francisco Narbal Alves Rodrigues teria recebido dinheiro da Adesobras — Oscip (ONG com título de interesse público), suspeita de desviar verbas públicas. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara já solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que realize auditoria especial na aplicação dos recursos.

Rebolando

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai precisar de muito bambolê para convencer o mercado de que a inflação e o câmbio estão sob controle. Ontem, em São Paulo, garantiu que o governo cumprirá a meta de superavit primário (diferença entre o valor arrecadado e o gasto, excluindo pagamento de juros) acumulado no período de 12 meses em 2011 e adiantou que os resultados fiscais de março são melhores. “Vamos ter um resultado fiscal muito bom, melhor que o de fevereiro”, antecipou. A meta do superavit primário deste ano é de 3%.

Inclusão//

Os deputados Romário (PSB-RJ), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Rogério Carvalho (PT-SE) apresentaram à Câmara projeto que estende benefícios de deficientes físicos para deficientes intelectuais. A matéria prevê cotas para deficientes intelectuais no mercado de trabalho e direito à aposentadoria em caso de morte dos pais.

Remédios/ O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi convidado a comparecer na próxima terça-feira à Comissão de Controle e Saúde para dar esclarecimentos sobre a falta de medicamentos para combate à Aids. Ele também deve ser questionado pelos deputados sobre declaração do Controlador-Geral da União, Jorge Hage, de que existem fraudes e falta de fiscalização na Saúde.


Pouso/ A Infraero resolveu reforçar sua área técnica, com a contratação por concurso de biólogos, estatísticos, engenheiros, arquitetos e profissionais da área de informática, como analistas sêniores. São 92 vagas. Enquanto isso, os aeroportos…

Azebudsman/ O Senado informa: os servidores enumerados na nota intitulada “Fantasmas”, publicada ontem, são aposentados e pensionistas. Ou seja, não estão em exercício na Casa. Mas é preciso saber se estão vivos.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bancada da bala

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O país está perplexo com a trágica chacina de crianças numa escola de Realengo, no Rio de Janeiro, assassinadas por um atirador suicida. Um ato de violência à americana, que ainda não tem explicação precisa, exceto a de que não foi obra de um xiita muçulmano. Aluna da escola, a menina Jade Ramos descreveu em detalhes a forma como o atirador executou 11 crianças.


» » »

A presidente Dilma Rousseff, emocionada, registrou o ineditismo do crime no Brasil e estudava comparecer ao velório das vítimas. O governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB) compareceram ao local tão logo o fato ocorreu e trabalham para esclarecer o episódio. E o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a retomada da campanha do desarmamento.

» » »

A bancada da bala, porém, mergulhou. Liderada pelo ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF), venceu o plebiscito do desarmamento por 59.109.265 votos (63%) contra 33.333.045 a favor da proibição total (36,06%). É duvidoso afirmar que, se o resultado fosse outro, o jovem enlouquecido não teria cometido o crime. Certamente, porém, não teria a mesma facilidade para dispor dos dois revólveres e da farta munição que utilizou para cometê-lo. É fato que a falta de controle sobre o porte de armas responde em grande parte pelos elevados índices de homicídios do país.

Não funciona

Segundo o ex-deputado Raul Jungman (foto), do PPS-PE, que coordenou a campanha do desarmamento, há 15 milhões de armas em poder de particulares sem o devido registro. Apenas 2 milhões de armas de pequeno porte estão nas mãos de agentes públicos. “O Sistema Nacional de Controle de Armas (Sinarm), sob responsabilidade da Polícia Federal, não funciona a contento. E não há ninguém preso por porte ilegal de arma no país”, afirma.

Referendo

O ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB) defendeu ontem a realização de um referendo para aprovar uma eventual reforma do sistema eleitoral, com fim do voto proporcional e a adoção do voto em lista fechada. A mudança foi aprovada na Comissão da Reforma Política do Senado. “Houve uma maioria muito consistente na comissão compreendendo que, se nós formos alterar o sistema eleitoral do voto proporcional para eleição para a Câmara em lista fechada, portanto listas construídas pelos partidos, seria necessário que a população desse seu veredicto”, argumenta.

Hipertensão

O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas. A ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo eleva a incidência de hipertensão e problemas cardíacos. O brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Terror

O senador Demostenes Torres pediu à Abin e à Polícia Federal um estudo detalhado sobre a legislação brasileira e o terrorismo. Na avaliação do senador, o Brasil corre o risco de comprometer a segurança de delegações estrangeiras caso não haja mudanças na lei para agilizar o combate a práticas terroristas. Ele deve apresentar em no máximo dois meses uma proposta de lei específica.

Caiu / Perdeu o cargo o diretor geral do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, Miguel Nery (PT). Ele saiu derrotado da queda de braço com o PMDB, que indicou para seu lugar o superintendente do órgão em Minas, Sérgio Dámaso.

Fantasmas/ A diretoria de pessoal do Senado publicou uma lista convocando seis servidores da Casa que estão sumidos ou em lugares não sabidos para efetuarem recadastramento. Caso não compareçam até amanhã, terão os salários e benefícios cortados Shirlei Faria Pinto,Vando Pereira de Santana, Humberto Ferreira de Oliveira, Jacy Ribeiro de Carvalho, Mihael Rosa Ferreira e Odair Cordeiro Pimenta Carvalho.

Juridiquês/ O Conselho Nacional de Justiça criou um curso específico para ajudar jornalistas que cobrem o Judiciário a compreenderem melhor a linguagem dos tribunais. Inicialmente, há 40 vagas, mas o CNJ teve que dobrar o número de cadeiras e já conta com uma lista de espera de 90 interessados.

Repouso//


Presidente do PT, José Eduardo Dutra (SE) prorrogou sua licença para tratamento de saúde até 25 de abril. Segundo o secretário-geral do partido, Eloi Pietá, Dutra quer se poupar para a reunião do Diretório Nacional, marcada para os dias 29 e 30 deste mês. Coordenador da campanha da presidente Dilma Rousseff, ele caiu em depressão após a formação do ministério.