quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Oposição em desalinho

 Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

 O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), resolveu declarar independência em relação ao bloco com o PSDB e o PPS. Já não aguenta as idiossincrasias dos caciques aliados, a começar pela disputa entre os tucanos. Defende a tese de que seu partido deve permanecer desalinhado nas eleições municipais e cuidar da própria estratégia de sobrevivência.

» » »

Acredita que o DEM sobreviveu à dissidência liderada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) e pelo ex-presidente de honra do partido, Jorge Bornhausen, porque é um patrimônio da democracia brasileira. "Nós temos história, jogamos um papel relevante na democratização do país e preservamos os quadros mais importantes, com mais densidade eleitoral. Mas precisamos cuidar da reestruturação do partido sem depender de ninguém. Nossa existência é importante para o processo democrático", explica.

» » »

Maia conversa regularmente com o vice-presidente da República, Michel Temer, um aliado histórico do DEM na política municipal. Queixa-se do comportamento do PSDB e do PPS e acredita que o partido não deve ficar a reboque dos aliados em 2014. "Não podemos descartar a hipótese de lançar um candidato próprio à Presidência."

Conversa

O ex-governador de São Paulo José Serra procura apoio entre os aliados para se manter na disputa pela vaga de candidato a presidente da República pelo PSDB. Ontem, ligou para o presidente do DEM, José Agripino, pedindo uma conversa. Divergências durante a campanha eleitoral passada com o então presidente do DEM, Rodrigo Maia, de certa forma engrossaram a dissidência que fundou o PSD.

Ofensiva

O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, iniciou uma ofensiva para consolidar o controle sobre o diretório municipal do PSDB no estado e vencer as prévias da legenda que escolherão o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. Numa reunião com a participação de 57 zonas da capital, reiterou que não abrirá mão da candidatura se vencer a disputa. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman defendem que o PSDB mantenha a aliança com o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e apoie a candidatura do vice-governador Afif Domingos (PSD).

Julgamentos

O senador Pedro Simon (foto), do PMDB-RS, fez um discurso no Senado, ontem, conclamando o Supremo Tribunal Federal (STF) a antecipar os julgamentos da Lei da Ficha Limpa, do escândalo do mensalão e da autonomia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Nunca, em minha vida, vi embates públicos, ao vivo, entre ministros do Supremo como agora. Nem no tempo da ditadura houve figuras tão controversas. O Supremo está na vitrine e o povo aguarda os julgamentos", destaca.

Sem pressa

A substituição da ministra Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal deve demorar mais um pouco. "Escolhas precipitadas nunca dão bons resultados. É um cargo vitalício. Não se pode correr o risco de não se ter a melhor escolha nesse momento", argumenta o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que ontem teve mais um encontro com a presidente Dilma Rousseff para debater o assunto.

Calote

A superintendente do Ecad, Glória Braga, faz lobby no Congresso para a instalação de uma CPI a fim de apurar o não pagamento de direitos autorais. Segundo ela, só as tevês abertas e por assinatura devem mais de R$ 2 bilhões

Retaliação

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) entrou em rota de colisão com a Mesa da Câmara, que engavetou seu pedido de informações à Agência Nacional de Aviação Civil sobre os voos feitos pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Ontem, como não foi atendido, pediu a verificação de quórum e derrubou a sessão na qual o governo tentava aprovar medidas provisórias. Ainda bateu boca com a vice-presidente da Casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), que comandava a votação.

Ameaças/ O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, revelou "profunda apreensão" diante das ameaças de morte que tem sofrido o deputado estadual Marcelo Freixo (PSol). Personagem dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, o parlamentar está jurado de morte por policiais corruptos. A entidade teme que seja assassinado como a juíza Patrícia Acioli.

Tecnologia/ A Avibrás assinou um acordo com a empresa francesa MBDA pela fabricação de mísseis para a Marinha do Brasil, durante seminário realizado na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. No evento, promovido pelo Consórcio Rafale, a Escola Politécnica da UFRJ firmou parceria com a francesa Snecma para o desenvolvimento de pesquisas e a implementação de um laboratório direcionado a estudos de ciências espaciais.

Marcha//
Hoje é dia de nova Marcha contra a Corrupção em Brasília, com concentração às 10h, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apoiam o movimento.

Coluna Brasília/DF publicada em 12 de outubro, quarta-feira, no Correio Braziliense.

Nenhum comentário: