quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ao vencedor, as vassouras

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos]

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), protagonizaram, na tarde ontem, um diálogo à frente das câmaras de tevê que ilustra muito bem o dilema no qual a presidente Dilma Rousseff se enredou.

» » »

ACM Neto atribuía ao esforço da oposição e à mídia a queda de cinco ministros envolvidos em denúncias de supostas irregularidades: Antonio Palocci (PT), da Casa Civil; Alfredo Nascimento (PP), dos Transportes; Pedro Novais (PMDB), do Turismo; Wagner Rossi (PMDB), da Agricultura; e Orlando Silva (PCdoB), defenestrado ontem do Ministério do Turismo.
» » »

Vaccarezza minimizava a sucessão de crises na Esplanada envolvendo políticos oriundos do governo Lula. Para ele, seria normal a substituição de ministros, o governo funciona bem e a presidente Dilma, que não tem compromissos com malfeitos, estaria mais preocupada com o crescimento econômico, o emprego e a renda. O fato é que prossegue a "faxina" na Esplanada, com a presidente da República demitindo ministros sob suspeita de supostas irregularidades, mas quem ergue as vassouras como estandartes é a oposição.

Pente-fino//

Está em discussão no Palácio do Planalto a edição de um decreto que suspende o repasse de verbas para as organizações não governamentais (ONGs) que tenham convênio com o governo e sejam suspeitas de irregularidades. Também serão adotadas medidas para o controle sistemático das verbas repassadas para ONGs.

Afinou

A presidente Dilma Rousseff incumbiu ontem o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (foto), de comunicar ao PCdoB, do ex-ministro do Esporte Orlando Silva, de que, apesar de reconhecer o empenho de Orlando ao enfrentar a crise política nos últimos dias, ele não continuaria no cargo. Orlando voltou atrás na decisão de não pediria demissão e pegou o boné com discurso de que se afastava do cargo para melhor se defender das denúncias.

Retirada

O PCdoB resolveu recuar em ordem: entregou a cabeça de Orlando Silva sem romper com o governo e agora aguarda a decisão da presidente Dilma Rousseff. Tudo o que a legenda não quer é perder o Ministério do Esporte, mas, se isso ocorrer, será por culpa do próprio partido, que resolveu assumir a co-responsabilidade pela gestão de Orlando Silva e revelou que tem aproximadamente 500 militantes atuando na área do Esporte em todo o país.

Cajadada

Na Câmara, havia quem fizesse a avaliação de que indicação de Aldo Rebelo para o Esporte seria uma solução política tanto para o PCdoB quanto para parte do PMDB. A força política e a integridade de Aldo evitariam novos ataques à pasta. E também uma eventual disputa com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pela presidência da Casa no biênio 2013/2014. Aldo Rebelo nega o convite de Dilma ou uma suposta indicação para o cargo pelo PCdoB.

Magistério

Professores de todo o país participaram de manifestação em Brasília para pedir mais investimentos em educação e o cumprimento da lei que estabelece o piso salarial nacional para a categoria: R$ 1.187,97

Mercado
O Palácio do Planalto está comemorando as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no sentido de aumentar o custo de importação de veículos estrangeiros, consideradas pelo mercado internacional como protecionistas. Só nos últimos sete dias, três multinacionais aproveitaram audiências públicas com a presidente Dilma Rousseff para anunciar a instalação de montadoras. Uma empresa chinesa também anunciou em videoconferência a nacionalização de suas operações.

Mandatos/ O PPS entrou com ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para retomar os mandatos de quatro deputados que se filiaram ao PSD: Geraldo Thadeu (MG), César Halum (TO), Moreira Mendes (RO) e Alexandre Silveira (MG).

Náutica/ O Ministério do Desenvolvimento lança hoje, no Rio, na sede da Firjan, o Catálogo Navipeças, ferramenta de internet voltada a fabricantes e prestadores de serviços ligados à indústria naval. O projeto foi desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), com apoio do Sindicato da Indústria Naval. Até o momento, o catálogo lista 706 empresas.

Exemplo/ Escolhido entre 700 propostas de 23 países, o Projeto Bacias, criado pela Ambev, venceu o Prêmio Global 2011— Dia Mundial do Meio Ambiente, o maior reconhecimento da Ahneuser-Busch Inbev. Lançado em 2010 para promover a recuperação, a conservação e a gestão da bacia do Corumbá e do Paranoá, o Projeto Bacias se destacou pelo modelo de gestão participativa.

Nenhum comentário: