quinta-feira, 31 de março de 2011

Minas sem Alencar

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, será palco hoje de um grande funeral político. Com o falecimento do ex-vice-
presidente da República José Alencar, morre também um pedaço da política de Minas Gerais, aquela que construiu a maior ponte entre o empresariado mineiro e o governo Lula.


» » »

Essa aliança foi importante para as duas vitórias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambas contra tucanos paulistas, e exerceu também um papel decisivo na eleição da presidente Dilma Rousseff. O PT, sozinho, ainda mais com suas lutas intestinas, não seria capaz de construí-la.

» » »

O fato de a presidente Dilma Rousseff ser mineira compensa um pouco a perda, mas sem a manha das velhas raposas de Minas. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, com a missão de reconstruir essa ponte, não paira acima das disputas locais, como Alencar.
Ainda mais com Aécio e o ex-presidente Itamar Franco na oposição.

Carona

A presidente Dilma Rousseff prestigiou a cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra ao ex-presidente Lula, mas cancelou a agenda oficial com o presidente português Cavaco Silva e seu primeiro ministro demissionário, José Sócrates, por causa da morte de José Alencar. Mas Dilma saiu no lucro com a demonstração de apreço e sintonia política com Lula, seu patrono político,
que ainda voltou de carona no avião presidencial.

Rampa

A última vez em que a rampa do Palácio do Planalto teve o acesso liberado para a população foi durante solenidade em outubro de 2008. Na ocasião, um grupo de franciscanos dirigiu-se a pé até o Planalto para entregar uma carta ao presidente da República, posto que estava sendo exercido por José Alencar. Do alto da rampa, o então vice-presidente determinou à segurança que liberasse o acesso. Um a um, os religiosos conheceram o palácio e foram cumprimentados por Alencar.

Na reserva

O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira (foto), deixa o posto hoje e passa à reserva. Considerado o mais brilhante oficial de sua geração, era o último linha-dura do Alto Comando do Exército. Recebeu ordens do comandante do Exército, general Enzo Peri, para esquecer as comemorações do golpe militar de 1964 ao se despedir dos colegas.

Polêmico

Ex-comandante militar da Amazônia e o primeiro a chefiar a missão da ONU no Haiti, o general Heleno fez por diversas vezes declarações polêmicas, a última delas há exatamente um ano: “Hoje, fora do contexto, é fácil falar sobre abusos na luta contra a subversão. Como deveriam ter agido as forças legais? Saibam os que nos condenam, muitos deles ex-terroristas e ex-guerrilheiros, hoje ocupando altos postos da República e que jamais defenderam ideais democráticos, que nossa paz teve um preço. Ela é um legado daqueles que cumpriram sua missão e não fugiram ao dever nem à luta”.

Sereno

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), fez duas tentativas para emplacar o ex-governador capixaba peemedebista Paulo Hartung no governo Dilma. Ambas fracassaram. A cúpula do PSB não endossa a indicação. Os caciques do PMDB também não estão nem aí para o político capixaba. Hartung chega de férias na Califórnia na próxima semana. Já abriu um escritório de consultoria com o economista José Teófilo, seu ex-secretário de Fazenda.

Turismo/Da rampa do Planalto, populares que prestaram uma última homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar aproveitaram a visita atípica para fazer turismo. Dezenas de pessoas posaram para fotos na entrada do palácio, que somente é usada por chefes de Estado.

Convite/Representantes de diversas entidades de classe da Polícia Federal foram ao Senado ontem para convidar o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), a participar das comemorações do 67º aniversário da corporação. Será homenageado com a medalha Deferência Policial Federal, principal honraria da instituição.

Agouro

Está cada vez mais difícil para o Banco Central reverter as expectativas pessimistas do mercado. Ontem, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação, referente aos três primeiros meses do ano, disse que a inflação corrente está em um momento de alta e, em junho ou agosto, deve passar dos 6,5%

China// Cerca de 300 empresários brasileiros de vários setores desembarcarão na China no dia 11, quatro antes da presidente Dilma Rousseff. Vão a Hong Kong ver se conseguem mercado para a exportação de produtos manufaturados brasileiros. Segundo o Itamaraty, o Brasil pode conquistar boas parcerias em áreas como moda, alimentação, tecnologia, infraestrutura e energia.

Nenhum comentário: