sexta-feira, 12 de abril de 2013

O favoritismo de Dilma

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 11/04/2013
 
Nove entre 10 analistas políticos avaliam que a presidente Dilma Rousseff é franca favorita nas eleições de 2014, nas quais concorrerá à reeleição. Chegam a essa conclusão com base nas pesquisas de opinião, nas quais 65% dos eleitores consideram seu governo ótimo ou bom e 58% revelam que hoje têm a intenção de votar na candidata do PT.

A baixa taxa de desemprego, o aumento da renda da população e a melhoria do padrão de vida dos brasileiros seriam as razões desse favoritismo. A vantagem de Dilma Rousseff em relação aos adversários é constatada sob praticamente todos os ângulos, ou seja, ela é favorita em todas as faixas sociais, em todos os níveis de escolaridade, entre homens e mulheres de todas as idades e em todas as regiões do país.

Diante desse cenário, por que tanta pressa em colocar a campanha na rua? Fazendo um cruel trocadilho com a frase famosa de James Carville, o marqueteiro de Bill Clinton, digamos que seja a política dos estúpidos. Para consolidar sua candidatura à reeleição, Dilma precisou desidratar os adversários e mostrar ao PT que tem gana para vencer.

Lei Pelé

Projeto de lei que condiciona a participação de atletas e treinadores de futebol nas competições à comprovação de contratação de seguros de vida e de acidentes pessoais foi debatido ontem na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, sob comando da senadora Ana Amélia (foto), do PP-RS. Altera a Lei Pelé (9.615/1998) para que os clubes sejam obrigados a contratar os seguros, com extensão do beneficio aos treinadores das equipes profissionais de futebol. O não cumprimento da lei proíbe a participação dos atletas em qualquer competição. A CBF é contra.

Meu garoto

A deputada Nice Lobão resolveu comparecer à reunião da Comissão Mista de Orçamento para prestigiar a eleição do filho, senador Lobão Filho (PMDB-MA), que disputava o comando da elaboração do Orçamento da União de 2014. Filho do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e suplente dele, estava ameaçado pela candidatura do pedetista Acir Gurgacz (RO), que se lançara candidato avulso. Prevaleceu o acordo de líderes que ungiu o peemedebista.

Vacinado

Depois do impasse da última greve, no ano passado, quando a PM baiana ocupou a Assembléia Legislativa, em Salvador, e quase atrapalha o carnaval, o governador Jaques Wagner decidiu entrar pessoalmente na negociação com os militares. Recebeu representantes de associações e até o líder grevista Marco Prisco (PSDB), que foi preso, porém acabou eleito vereador. O grupo apresentará em 180 dias uma proposta para o Plano de Carreira da Polícia Militar.

Aposentados

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou ontem o projeto de lei que dá direito ao trabalhador optar pela desaposentadoria, dispositivo que permite ao aposentado que voltar a trabalhar atualizar o valor da aposentadoria, com acréscimo do benefício dos anos de contribuição no novo emprego. O texto foi aprovado em caráter terminativo.

Doenças raras

O deputado Jean Wyllys (foto), do PSol-RJ, apresentou o Projeto de Lei 2.669/2011, em tramitação na Câmara dos Deputados, que garante acesso aos tratamentos e medicações para os portadores de doenças raras, cuja prevalência é menor que 65 casos em 100 mil habitantes.

Efeito Copa

O Rio de Janeiro é o terceiro local mais caro do mundo para se alugar um escritório em áreas comerciais. A locação é 153% mais cara do que em Nova York. Só perde para Hong Kong e para Tóquio. Enquanto o valor do aluguel líquido em NY é de US$ 35,80, no mercado carioca é de US$ 90,40

Dois amores// 

O PPS confirmou ontem que o tucano  Aécio Neves participa da conferência que o partido organiza em Brasília de hoje a sábado. O ex-governador de São Paulo José Serra, aguardado no evento, cancelou na noite de ontem. O senador por Minas e Serra, politicamente, estão cada vez mais distantes.

Obras/ Uma comissão de senadores visitará os portos, rodovias e ferrovias federais usados para escoamento da produção agrícola de grande escala. A proposta, do senador Jayme Campos (DEM-MT), foi aprovada pela Comissão de Infraestrutura, cujo presidente, Fernando Collor (PTB-AL), organizará as visitas.

Tomate/ O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) acusou ontem a mídia de promover "uma verdadeira campanha para aumentar os juros". Inácio Arruda conclamou empresários e agricultores a investir na produção.

Azebudsman/ O nome do novo partido fundado pela ex-senadora Marina Silva é Rede Sustentabilidade e não Solidariedade, como erroneamente publicamos ontem.

Nenhum comentário: