quarta-feira, 3 de abril de 2013

Adversário ao lado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 03/04/2013
 
Foi um constrangimento geral a reunião da Sudene, ontem, em Fortaleza, com a presença da presidente Dilma Rousseff, dos governadores do Nordeste, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Paparicada por Cid Gomes (PSB), Dilma esbanjou elogios ao anfitrião, a quem classificou de aliado fiel, e foi gelada com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que já é tratado como provável adversário nas eleições de 2014.

»   »   »

Cid não economizou agradecimentos ao governo federal, ainda mais porque Dilma Rousseff viajou para Fortaleza com a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a promessa de tirar do papel as obras de construção de uma nova refinaria de petróleo no Ceará, que é um grande centro de distribuição de combustível do Nordeste.

»   »   »

O clima da reunião foi ainda mais pesado porque Eduardo Campos, durante a reunião da Sudene, cobrou o socorro do governo aos municípios atingidos pela seca e criticou a burocracia dos órgãos federais. Sobrou para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, aliado de Campos, que anda na corda bamba por causa da pré-candidatura não anunciada de Campos e, por isso mesmo, elogiava Dilma a três por dois.
 
Cisternas

A presidente Dilma Rousseff reconheceu que subestimou a seca. Anunciou, porém, que governo federal pretende construir 130 mil cisternas para consumo humano até julho deste ano e outras 240 mil até o final de 2013. O objetivo é entregar 750 mil cisternas até o final de 2014. Já foram entregues 270 mil cisternas. " São estratégicas neste momento que vamos ter de iniciar dois processos, que é salvar os rebanhos existentes e nos prepararmos para ter, de fato, uma estrutura mais robusta para não ter, a cada seca, uma perda de rebanhos como houve desta vez", disse a presidente.

Ajuda

Para socorrer os municípios afetados pela seca, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou um pacote de mais de R$ 9 bilhões

 Zerado// 

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez exames de saúde ( laringoscopia e tomografia) ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "O ex-presidente apresenta excelente estado geral, sem qualquer evidência de doença", diz o boletim assinado pelo diretor clínico Paulo Cesar Ayroza Galvão.

Titãs/ A OAS e a Odebrecht vão se digladiar na licitação que definirá o grupo gestor do Maracanã. A OAS negocia uma parceria com a francesa Lagardère, grupo de mídia ligado à indústria esportiva. A Odebrecht e a IMX, de Eike Batista, negociam parceria para gerir o complexo esportivo.

Satanás/ Ex-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, a deputada Iriny Lopes (PT-ES) entrou com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o atual presidente do colegiado, Pastor Marco Feliciano. Acusa-o de ferir o decoro parlamentar ao declarar que, antes da chegada dele, a CDH era "dominada por Satanás".

Ética

O deputado Ricardo Izar, do PSD-SP, foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados numa disputa apertada: teve 11 votos, contra o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que era candidato único e foi atropelado por uma candidatura de véspera. Apesar do acordo feito pelo PDT com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rogério recebeu apenas 10 votos.

Dengue

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai à Câmara hoje para prestar esclarecimentos sobre o aumento no número de casos de dengue registrados no começo deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. As comissões de Controle (CFFC), Seguridade Social e Família; e de Defesa do Consumidor farão uma audiência conjunta para ouvir o ministro.

Assédio

Funcionários do Consulado-Geral do Brasil em Sydney fizeram um abaixo-assinado pedindo a abertura de processo administrativo disciplinar contra o cônsul-geral Américo Fontenelle e o cônsul-adjunto César Cidade. No documento, os servidores relatam casos de assédio moral e sexual, abuso de autoridade, humilhações, perseguições, racismo, homofobia, maus-tratos contra cidadãos brasileiros no balcão de atendimento, além de todo tipo de pressão. Asiáticos, homossexuais e idosos também teriam sido vítimas de preconceito e discriminação.

Inflação

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, tirou de letra as críticas da oposição à condução do combate à inflação. Questionado pelo senador Álvaro Dias, do PSDB-PR, durante audiência no Senado, disse que o Banco Central não doura a pílula e apresenta as suas melhores projeções. A inflação brasileira em 2013 subiu de 4,8% para 5,7%. Segundo Tombini, o Banco Central avalia a necessidade de agir para que ela caia nos próximos meses.

Nenhum comentário: