quarta-feira, 17 de abril de 2013

A conta de Minas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 17/04/2013
 
Pré-candidato do PSDB a presidente da República, Aécio Neves (MG) reagiu à ofensiva da presidente Dilma Rousseff em Minas Gerais, base eleitoral do senador, e cobrou o cumprimento das promessas da campanha de 2010 que não foram executadas pelo governo federal. Na segunda-feira, Dilma se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um seminário do PT de Belo Horizonte e, ontem, anunciou a retomada da produção nacional de insulina. Ela estava na companhia do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, provável candidato petista ao governo mineiro.

»   »  »

"Toda Minas Gerais tinha esperanças de que a vinda da presidente Dilma Rousseff ao nosso estado significasse o cumprimento, ainda que com injustificável atraso, das inúmeras promessas", disparou Aécio.  "É lamentável que a presidente da República volte a Minas movida pelos interesses e pela agenda do PT, e não pelos interesses e pela agenda dos mineiros", completou.

»   »  »

O ex-governador tucano cobrou a execução das obras do metrô de Belo Horizonte, a duplicação da BR-381, a transferência da nova fábrica da Fiat para Pernambuco, a não conclusão do anel rodoviário de Belo Horizonte, os leilões de concessão das BRs 040 e 116, o abandono do aeroporto de Confins e a não execução do polo de acrílico da Petrobras.

Cerco

Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula investem politicamente em Minas Gerais com disposição de construir uma alternativa à sucessão do governador Antonio Anastasia. O candidato natural do PT ao governo é Fernando Pimentel (PT), mas não está descartado um eventual apoio ao empresário Josué Gomes da Silva, dono da Coteminas. O filho do falecido vice-presidente José Alencar foi convidado pelo vice-presidente Michel Temer a se candidatar pelo PMDB, com o aval de Dilma.

Insulina

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil será a quarta nação no mundo a produzir insulina, hormônio usado no tratamento do diabetes. O produto deve chegar às farmácias em 2014. A produção de insulina humana no Brasil foi interrompida em 2001.

Diabéticos

A estimativa do Ministério da Saúde é que 7,6 milhões de brasileiros sofram de diabetes, mas o número pode chegar a 10 milhões, se considerados os casos ainda não diagnosticados. Atualmente, têm acesso à insulina, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), 1 milhão de pessoas.

Resistência

Marina Silva foi para o plenário da Câmara, ontem, tentar impedir a votação do projeto de lei que proíbe os novos partidos de levar o tempo de televisão e os recursos do fundo partidário referentes aos parlamentares que migrarem para a legenda. Marina classifica de golpe contra democracia as restrições que vem enfrentando para criação do seu partido, o Rede Sustentabilidade. Em 2010, obteve 19,6 milhões de votos — 19,33% do total. O projeto deve ser aprovado hoje pela Câmara e, amanhã, pelo Senado.

Alianças

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), desembarcou ontem em Brasília para encontros com aliados. Reuniu-se com os senadores do PSB para unificar o discurso sobre o governo Dilma. Participou também de um encontro organizado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) com o bloco PTB, PR, PSC e PPL. Encontrou-se ainda com senadores do PMDB e do PDT na casa do conterrâneo Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Índios

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Marco Feliciano (PSC-SP), foi o grande ausente das negociações com os índios que invadiram o plenário da Câmara, ontem. A comissão sempre funcionou como fórum de negociações dos índios, que ficaram sem espaço para encaminhar suas reivindicações na Casa.

Descartado

O deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) anda ressabiado com as pressões do PT para que se afaste da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Quer conversar com o vice-presidente da República, Michel Temer, sobre seu destino político em 2014. Até a vaga de vice na chapa do futuro candidato petista subiu no telhado.

Internet/ As regras para o uso da internet no país serão debatidas hoje, no seminário promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Brasília.

Desaparecidos/ A prefeitura de São Paulo se comprometeu a retomar a identificação dos restos mortais de desaparecidos políticos encontrados em valas clandestinas dos cemitérios de Perus (zona sul) e Vila Formosa (zona leste). Há 1.049 ossadas em Perus e cerca de 3.500 em Vila Formosa que precisam ser investigadas.

Nenhum comentário: